Acessibilidade / Reportar erro

Hipertensão arterial sistêmica em pessoas vivendo com HIV/aids: revisão integrativa

RESUMO

Objetivo:

Analisar as produções científicas sobre a relação entre o HIV e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) em Pessoas Vivendo com HIV/aids (PVHA).

Método:

Revisão integrativa da literatura em seis bases de dados, realizada no mês de março de 2016. Utilizaram-se os descritores “aids” e “hipertensão”, nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram encontrados 248 artigos e selecionados 17. As categorias formuladas foram “prevalência de HAS em PVHA”, “fatores de risco para HAS em PVHA” e “eventos adversos da terapia antirretroviral (TARV) que contribuem para HAS”.

Resultados:

Não há consenso se o HIV e TARV influenciam no desenvolvimento da HAS, mas existem diversos fatores de risco para HAS entre PVHA. Constata-se que os fármacos inibidores de protease são os que mais influenciam na HAS.

Conclusão:

As orientações para prevenção da HAS devem ser realizadas em todos os indivíduos, porém, nas PVHAs, devem focar nos fatores de risco característicos dessa população.

Descritores:
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; HIV; Hipertensão; Enfermagem; Promoção da Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br