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Desenvolvimento participativo de tecnologia educacional em busca da segurança do paciente na maternidade

RESUMO

Objetivos:

desenvolver uma cartilha como tecnologia educacional, juntamente com profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes, visando ao envolvimento destes na segurança do paciente na maternidade.

Métodos:

estudo qualitativo convergente-assistencial, realizado em três etapas em uma maternidade de Belo Horizonte. A construção da cartilha ocorreu entre fevereiro e abril de 2021, com 13 profissionais, 06 acompanhantes e 11 pacientes.

Resultados:

realizou-se análise de conteúdo dos dados, criando-se três categorias: Saberes e experiências sobre a segurança da paciente e do recém-nascido na maternidade; Desafios para o envolvimento da paciente e acompanhante nas ações de segurança; Avaliação das pacientes, acompanhantes e profissionais sobre o processo de construção da cartilha. A construção da cartilha envolveu a participação profissionais de saúde, usuários e acompanhantes em todas as etapas do processo.

Considerações finais:

o processo participativo possibilitou a criação da tecnologia educacional para o envolvimento das pacientes e acompanhantes nas ações de segurança do paciente.

Descritores:
Segurança do Paciente; Participação do Paciente; Maternidades; Enfermagem Materno-Infantil; Tecnologia Educacional

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