Acessibilidade / Reportar erro

Aprender brincando: a percepção de alunos adolescentes sobre grupos de orientação sexual

Aprender ajugar: la percepción de los alumnos adolescentes sobre grupos de orientación sexual

Learning through playing: the perception of adolescent students about sexual orientation groups

RESUMOS DE TESE / DISSERTAÇÃO1 1 Cópia das teses/dissertações solicitar informações pelo E-mail cepen@abennacional.org.br

Aprender brincando: a percepção de alunos adolescentes sobre grupos de orientação sexual

Learning through playing: the perception of adolescent students about sexual orientation groups

Aprender ajugar: la percepción de los alumnos adolescentes sobre grupos de orientación sexual

Autora: Marta Angélica lossi

Orientadora: Maria Aparecida Tedeschi Cano

RESUMO

Considerando o exercício da nossa prática, e a importância que a adolescência e a orientação sexual assumiam nos últimos anos, é que buscamos realizar o presente estudo. Nosso objetivo foi conhecer a percepção de alunos que haviam participado de um grupo de adolescentes com relação à dinâmica desses grupos e à orientação sexual, tendo como referencial teórico os aspectos conceituais da adolescência, sexualidade na adolescência, vulnerabilidade, orientação sexual, metodologia participativa e lúdica. Buscamos na abordagem qualitativa, uma alternativa metodológica para entender a realidade expressa através das percepções desses adolescentes. Do ponto de vista teórico e formal, optamos pela modalidade de Pesquisa Estratégica. Realizamos o estudo em uma escola municipal de Ribeirão Preto, tendo como atores sociais, alunos que participaram de grupos de orientação nas 4ª séries. Com relação ao processo de trabalho de campo, para coleta de dados, utilizamos a técnica da entrevista semi-estruturada, tendo como técnica complementar a realização de grupos focais. O tratamento e análise dos dados foram feitos através da análise de conteúdo, elaborada por Bardin. A partir das falas dos atores sociais, pudemos identificar núcleos temáticos, relacionados ao lúdico, enquanto processo facilitador para a aquisição do conhecimento e reflexão: ao conteúdo abordado e a participação nos grupos, enquanto fator determinante para o seu futuro e um caminho para o diálogo intra familiar.

  • 1
    Cópia das teses/dissertações solicitar informações pelo E-mail
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      24 Jun 2014
    • Data do Fascículo
      Ago 2002
    Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
    E-mail: reben@abennacional.org.br