Acessibilidade / Reportar erro

Pesquisa participante: metodologia pedagógica alternativa para enfermeiros

Resumos

Através das etapas da pesquisa participante, considerando-se os princípios da ação democrática e utilizando-se da discussão em grupo, estudou-se a problemática da hospitalização da criança, com primeiro enfoque na admissão. A análise crítica do processo evolutivo da pesquisa mostrou que a vivência do processo educativo-participativo promoveu nos enfermeiros, seja individualmente ou como grupo social, uma progressiva ascensão de sua visão da realidade, com evidente superação de uma consciência ingênua, espontânea, para outra mais crítica, reflexiva, ainda que não se tenha atingido o nível desejado de uma consciência de classe.


In this paper, made up with a group of nurses from a governamental school hospital, the methodology used was that of the participating research, taking the praxis philosophy as a theoretic reference. The children hospitalization problem was discussed in the group throughout the principles of the democracy emphasising the admission. But other necessities arouse using the historical dialectical approaching. They will be studied continually. The critical analysis of the problem showed us that the nurses made a great progress individually or as a group, in their view of the reality. They gained a more reflexive and critical class conscience despite until begining.


ARTIGOS

Pesquisa participante: metodologia pedagógica alternativa para enfermeiros* * Dissertação de mestrado apresentada à Escola de Enfermagem da USP. 1985.

Lélia Maria Madeira

Professora Assistente de Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG

RESUMO

Através das etapas da pesquisa participante, considerando-se os princípios da ação democrática e utilizando-se da discussão em grupo, estudou-se a problemática da hospitalização da criança, com primeiro enfoque na admissão. A análise crítica do processo evolutivo da pesquisa mostrou que a vivência do processo educativo-participativo promoveu nos enfermeiros, seja individualmente ou como grupo social, uma progressiva ascensão de sua visão da realidade, com evidente superação de uma consciência ingênua, espontânea, para outra mais crítica, reflexiva, ainda que não se tenha atingido o nível desejado de uma consciência de classe.

ABSTRACT

In this paper, made up with a group of nurses from a governamental school hospital, the methodology used was that of the participating research, taking the praxis philosophy as a theoretic reference. The children hospitalization problem was discussed in the group throughout the principles of the democracy emphasising the admission. But other necessities arouse using the historical dialectical approaching. They will be studied continually. The critical analysis of the problem showed us that the nurses made a great progress individually or as a group, in their view of the reality. They gained a more reflexive and critical class conscience despite until begining.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • 1. BOTERF, G. LE. Pesquisa participante: propostas e reflexões metodológicas. In. BRANDÃO, C.R. Repensando a pesquisa participante. São Paulo, Brasiliense, 1984. p. 51-81.
  • 2. GRAMSCI, A. Introdução à filosofia da práxis. Lisboa, Antídoto, 1978. 165 p.
  • 3. INSTITUTO DE AÇÃO CULTURAL - IDAC - A observação participante, uma alternativa sociológica. Rio de Janeiro, CEI, 1978.
  • 4. MENDONÇA, G.F. Ação educativa nos serviços básicos de saúde. In: ENCONTRO DE EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE DA REGIÃO NORDESTE. Anais... Brasília, Ministério da Saúde. Centro de Documentação, 1982. p. 9-14.
  • 5. PINTO, J.B. Ação educativa através de um método participativo no setor saúde. In: ENCONTRO DE EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE DA REGIÃO NORDESTE. Anais... Brasília, Ministério da Saúde. Centro de Documentação, 1982. p. 15-9.
  • 6. VALLE, E.R.M. do. Aspectos psicológicos da recreação infantil, educação permanente de enfermeiras pediátricas num modelo de pesquisa de ação participante. Ribeirão Preto, Escola de Enfermagem, 1982. 182 p. Diss. mestr.
  • *
    Dissertação de mestrado apresentada à Escola de Enfermagem da USP. 1985.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      02 Mar 2015
    • Data do Fascículo
      Mar 1987
    Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
    E-mail: reben@abennacional.org.br