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O uso do brinquedo pela enfermagem como recurso terapêutico na assistência à criança hospitalizada

RESUMO

Objetivos:

descrever o uso do brinquedo pela enfermagem durante a assistência à criança na unidade de internação; analisar os fatores que influenciam a utilização do brinquedo terapêutico pela enfermagem no cuidado da criança hospitalizada.

Métodos:

pesquisa qualitativa, realizada em um hospital pediátrico do Rio de Janeiro entre julho e agosto de 2019. O procedimento metodológico foi a entrevista semiestruturada e análise temática.

Resultados:

os 12 enfermeiros e 7 técnicos de enfermagem revelam como principais benefícios minimizar o medo, aliviar a tensão e criar vínculo entre criança e profissional e; utilizam como recursos: brinquedos da criança, materiais hospitalares, desenhos animados e vídeos infantis. A alta demanda de trabalho e o déficit de recursos humanos e materiais lúdicos apropriados são fatores que interferem no uso do brinquedo como recurso terapêutico.

Considerações Finais:

embora os participantes reconheçam a importância do brinquedo enquanto recurso terapêutico, não há sistematização de sua utilização na prática pediátrica.

Descritores:
Jogos e Brinquedos; Criança Hospitalizada; Unidades de Internação; Cuidados de Enfermagem; Enfermagem Pediátrica.

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