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Vivenciando um processo educativo: um caminho para ensinar-aprender e pesquisa

RESUMO

Vivenciando um processo educativo: um caminho para erisinaraprender e pesquisa

Experiencing an educational process: a path for teaching-learning and researching

Viviendo un proceso educativo: Un camino para enseñar-aprendere investigar

Maria Elisabeth Cestari

Orientadora: Profª Dra. Ana Lúcia Magela de Rezende

CESTARI, Maria Elisabeth. Vivenciando um processo educativo: um caminho para erisinaraprender e pesquisa. Florianópolis, 1999. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Enfermagem, UFSC.

RESUMO: Trata-se de um estudo de caso que tem como objetivo estudar de forma profunda uma prática educativa desde sua concepção até sua avaliação, apontando alguns pontos frágeis na forma de desenvolvimento do ensino prático assim como estratégias que permitiram sua superação. A necessidade de modificar o ensino prático surgiu a partir de minha experiência profissional e de trabalhos realizados durante as diferentes disciplinas do mestrado que indicaram as limitações do ensino realizado e possíveis alternativas para o desenvolvimento do trabalho docente. A proposta apresentada para o desenvolvimento de uma disciplina prática do curso de graduação em enfermagem foi orientada pelo pensamento de Paulo Freire e tem como pressupostos: as atividades de ensino-aprendizagem devem ser planejadas e acompanhadas de forma rigorosa com a utilização de um referencial teórico explícito; o ensino prático deve partir das situações concretas vividas nos diferentes campos de estágio para problematizá-las e desenvolver na aluna um pensamento crítico capaz de ajudá-la a se integrar no mercado de trabalho; a metodologia de ensino utilizada deve considerar a aluna como sujeito de seu processo de ensino-aprendizagem e auxiliá-la a desenvolver a curiosidade epistemológica e o hábito da reflexão. A concepção e implementação desta proposta constituiu-se em um caminho para ensinar-aprender enquanto que o acompanhamento e análise de sua implementação constituiu-se em um caminho para pesquisar. A partir da análise dos dados, quatro temas emergiram com força: a comunicação entre aluna e professora, a comunicação entre aluna e paciente, ensinar-aprender enfermagem e o trabalho da enfermagem. Estes temas apresentam-se profundamente interligados sendo que a forma de comunicação estabelecida entre os diversos sujeitos, alunas, professora, pacientes, exerce papel fundamental no desenvolvimento de todo o processo. As concepções de Paulo Freire utilizadas mostraram-se extremamente férteis para o planejamento e execução do ensino prático de enfermagem.

Palavras-chave: ensino-aprendizagem, problematização, educação em enfermagem, comunicação

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Ago 2014
  • Data do Fascículo
    Mar 2000
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