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Consolidação do gerencialismo na educação universitária em enfermagem: repercussões para o Sistema Único de Saúde

RESUMO

Objetivos:

analisar os modos como o neoliberalismo tem se consolidado na universidade pública e na docência universitária em enfermagem; e que interferências tem produzido nas concepções e práticas pedagógicas de professores-enfermeiros.

Métodos:

trata-se de uma pesquisa qualitativa fundamentada na Análise Institucional e realizada em uma universidade pública.

Resultados:

os dados produzidos com os docentes enfermeiros revelaram a consolidação da Nova Gestão Pública na docência universitária do professor-enfermeiro, o que se manifesta em contradição com os pressupostos formativos para o Sistema Único de Saúde.

Considerações Finais:

é perceptível o quanto a universidade e a docência universitária em enfermagem já estão impregnados pela lógica neoliberal. Isso possivelmente repercutirá na formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde.

Descritores:
Docentes; Enfermagem; Educação; Sistema Único de Saúde; Gestão em Saúde

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