Acessibilidade / Reportar erro

UMA EXPERIÊNCIA SOBRE A PROGRAMAÇÃO DO ENSINO POR OBJETIVOS:

Resumo

Um dos problemas que afeta a Escola Técnica de Enfermagem Catarina Labouré é o fator metodológico; procuram-se estratégias e uma das alternativas encontradas é a implantação de uma nova metodologia de ensino aplicada à enfermagem: "PROGRAMAÇÃO DE ENSINO POR OBJETIVOS", inspirada em Robert F. Mager.

A inserção dessa metodologia coincidiu com, a organização de cursos novos e reorganização de cursos já existentes, ajustando-os à Lei 5.692, de agosto de 1971, na referida escola a partir de 1973.

Descreve-se aqui o alicerçamento adotado considerando-se limitações de toda sorte, para essa "PROGRAMAÇÃO DE ENSINO POR OBJETIVOS" ligada à enfermagem nos Cursos de Auxiliar e Técnico.

Texto completo disponível apenas em PDF

  • TURKIEWICZ, I.M. - Uma experiência sobre a programação do ensino por objetivos. Rev. Bras. Enf. , Rio de Janeiro, 28:6-14, 1975

BIBLIOGRAFIA

  • 1
    BLOOM, Bejamin, ENGELHART, Max FURST, EDWARD J., HILL, Walker H., KRATHWOHL, David R. - Taxionomia de objetivos educacionais - Compêndio primeiro: Domíniocognitivo 1.ª edição - Editora Globo - P.A. 1973. Tradução de Flávia Maria Santana, Prof.ª Assist. Depart. de Ens. e Currículo da Fac. de U.F.R.J.
  • 2
    BLOOM, Benjamin - Toxiconomia de objetivos educacionais. Compêndio segundo: Domínio Afetivo - Trad. Jurema Alcides Cunha UFRGS - Editora Globo - P.A. - 1973.
  • 3
    ESTEVES, O.P. Objetivos Educacionais - 2.ª edição - Arte e Indústria - Porto Alegre - RS, 1008.
  • 4
    MAGER, Robert. F. Objetivos para o ensino efetivo - 2.ª edição SENAC - Rio de Janeiro, GB, 1972.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Mar 1975
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br