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Estudo de validação do Three-Dimensional Work Fatigue Inventory entre docentes de enfermagem da educação superior

RESUMO

Objetivo:

adaptar e validar o Three-Dimensional Work Fatigue Inventory (3D-WFI) para a realidade cultural do Brasil e avaliar as propriedades psicométricas.

Métodos:

estudo metodológico, desenvolvido em seis etapas: tradução inicial; síntese das traduções; retrotradução; revisão pelo comitê de especialistas; pré-teste; e revisão do processo de adaptação pelos pesquisadores. Para a validação, o instrumento foi aplicado em uma amostra de 318 indivíduos enfermeiros docentes de universidades públicas federais e estaduais brasileiras. Os dados foram analisados mediante análise fatorial exploratória e confirmatória, fidedignidade composta e confiabilidade do instrumento (alfa de Cronbach e ômega de McDonald).

Resultados:

o instrumento 3D-WFI apresentou excelente consistência interna (α=0,95 e ω=0,97), três dimensões e variância explicada de 62,77%.

Conclusões:

a versão brasileira do instrumento mostrou excelentes propriedades psicométricas para avaliação da fadiga entre trabalhadores brasileiros.

Descritores:
Docentes de Enfermagem; Enfermagem; Educação Superior; Estudo de Validação; Fadiga.

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