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Revista CEFAC, Volume: 25, Número: 4, Publicado: 2023
  • Assessment of websites on cleft lip and palate in Brazilian Portuguese Original Articles

    Corrêa, Camila de Castro; Lobo, Fernanda Souza; Benito, Ana Luiza Vieira; Silva, Maria Clara Luciano; Pirola-Picinato, Melissa; Maximino, Luciana Paula; Cavalheiro, Maria Gabriela

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: this study aimed at assessing the legibility, reliability, usability and coverage of websites on cleft lip and/or palate (CL/P) in Brazilian Portuguese and providing a global comparison. Methods: in order to evaluate the obtained data, four protocols were used, i.e., the Website Coverage Protocol, the legibility (by means of the COH METRIX PORT), the reliability (Discern Protocol), and the usability (by means of the System Usability Scale). Results: 98 websites were included with average legibility scoring of 31.6±11.7, rated as a hard readability level. Coverage average scoring was 19.9±3.79 from a total of 35 points. As for reliability, average scoring was 43.2±6.51 points, rated as acceptable. The usability scoring was 24.8±2.18 points, rated as the worst imaginable one. Conclusion: therefore, the assessed Brazilian websites on CL/P were rated difficult for legibility, requiring high-school level of education, restricted coverage and acceptable reliability, in addition to the low usability. The results were similar to those of websites from other countries, except for the legibility aspect, which was lower for Brazilian websites.
  • Hábitos auditivos de jovens adolescentes escolares da rede pública e privada do Distrito Federal Artigos Originais

    Silva, Valéria Gomes da; Oliveira, Carlos Augusto Costa Pires de; Sampaio, André Luiz Lopes; Silva, Isabella Monteiro de Castro; Corrêa, Camila de Castro; Paula, Karen Maria de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar os hábitos auditivos de um grupo de alunos e comparar o grau de exposição ao estímulo sonoro via fones de ouvido entre escolas públicas e privadas. Métodos: foram distribuídos questionários contendo perguntas referentes a hábitos auditivos de exposição à música amplificada, aos 1085 alunos de escolas pública e privada. Em seguida, as respostas aos questionamentos foram analisadas e comparadas entre os grupos de alunos. Utilizou-se o teste Qui-quadrado com um nível de significância estatística estabelecido em 5% (p<0,05) para se comparar os hábitos auditivos entre as escolas públicas e privadas. Resultado: de modo geral, a maioria dos alunos (92%) respondeu que tem hábitos auditivos de exposição à música amplificada. Tanto o uso de fones de ouvido (92%) quanto as idas a lugares com música alta (63,6%) tiveram alta prevalência nas respostas aos questionários. Conclusão: alunos de escolas particulares utilizam mais fones de ouvido frequentemente comparados aos alunos de escolas públicas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze the hearing habits of a group of students between public and private schools and compare the degree of exposure to sound stimuli via earphones. Methods: 1,085 public and private school students received a questionnaire on hearing habits and exposure to amplified music. Their answers to these questions were analyzed and compared between the groups of students. The chi-square test compared hearing habits between public and private schools, with the statistical significance level set at 5% (p < 0.05). Result: in general, most students (92%) reported hearing habits of exposure to amplified music. Questionnaire answers indicated a high prevalence of both earphone use (92%) and attendance at places with loud music (63.6%). Conclusion: private school students use earphones more often than those from public schools.
  • Desempenho cognitivo-linguístico de pré-escolares em diferentes contextos educacionais Artigos Originais

    Queiroga, Bianca Arruda Manchester de; Rosal, Angélica Galindo Carneiro; Braga, Thaís; Melo, Jéssica Katarina Olímpia de; Capellini, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: investigar o desempenho cognitivo-linguístico de pré-escolares em diferentes contextos educacionais. Métodos: participaram do estudo 39 crianças, com idades entre 4:0 e 5:11 anos, matriculadas na pré-escola de duas escolas particulares, localizadas em diferentes regiões brasileiras. Os pré-escolares foram avaliados por meio do Protocolo de Identificação Precoce de Problemas de Leitura - IPPL, na versão adaptada para a Educação Infantil, que inclui provas de: conhecimento do alfabeto; habilidades metafonológicas; memória operacional fonológica; nomeação automática rápida; leitura silenciosa de palavras e compreensão auditiva de sentenças a partir de figuras. Os grupos foram comparados por meio do teste estatístico Mann-Whitney, considerando-se significativas diferenças com p<0,05. Resultados: como esperado, os dados revelaram diferenças de desempenho entre os pré-escolares das duas escolas. Verificou-se que os piores resultados, em ambas as escolas, foram relacionados às habilidades de produção de rima e identificação de rima, o que revela que a consciência fonológica não deve estar sendo estimulada nesses grupos. Nas demais habilidades os participantes apresentaram desempenhos dentro do esperado ou sob atenção. Conclusão: foi possível identificar e classificar o desempenho dos pré-escolares de ambas as escolas, havendo diferenças no desempenho cognitivo-linguístico em diferentes contextos educacionais. Tais resultados ratificam a importância de uma abordagem de ensino que promova o desenvolvimento de habilidades cognitivo-linguísticas desde a Educação Infantil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to investigate preschoolers’ cognitive-linguistic performance in different educational settings. Methods: thirty-nine children aged 4:0 to 5:11 years, enrolled in two private preschools from different Brazilian regions, were assessed with the Protocol for the Early Identification of Reading Problems, in the version adapted to preschool - which includes the following tests: alphabet knowledge; metaphonological skills; phonological working memory; rapid automatized naming; silent word reading; and hearing sentence comprehension based on figures. The groups were compared with the Mann-Whitney statistical test, and significant differences were set at p < 0.05. Results: as expected, data revealed different performances between preschoolers from the two schools. The worse results in both were related to rhyme production and rhyme identification, which reveals that phonological awareness is probably not being stimulated in these groups. Participants performed as expected or “under attention” in the other skills. Conclusion: the performances of preschoolers from both schools were identified and classified, revealing differences in cognitive-linguistic performances between the different educational settings. These results ratify the importance of a teaching approach that helps develop cognitive-linguistic skills, early in preschool.
  • Uso de telas de mão e desenvolvimento da linguagem - percepção dos pais para a construção de cartilha orientativa Artigos Originais

    Providello, Carolina Felix; Ferreira, Maria Cecília de Freitas; Hage, Simone Rocha de Vasconcellos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever a percepção de pais sobre o uso de telas de mão por crianças e elaborar cartilha para o uso saudável desses dispositivos. Métodos: 102 pais de crianças entre 18 e 71 meses responderam um questionário sobre uso de telas. A análise foi descritiva e não paramétrica. Após a apreciação das respostas dos cuidadores e revisão da literatura, a cartilha foi construída. O material foi disponibilizado a três juízes para análise e sugestões. Resultados: o uso de telas portáteis pelas crianças foi confirmado pela maioria dos respondentes, e uma parcela das crianças permanece por duas horas ou mais na frente delas. Os pais apontaram as telas como fonte de estímulos para aprender a falar, mas se preocupam com a reprodução de comportamentos inapropriados dos personagens e consumismo. Os juízes responderam ao questionário, atribuindo pontuação máxima à maioria das perguntas. O texto da cartilha reuniu informações sobre como crianças aprendem a falar, esclareceu sobre tempo, conteúdo do uso de telas e apresentou estratégias de estimulação de linguagem. Conclusão: as respostas dos pais ao questionário, a revisão de estudos sobre o tema, somadas às análises dos juízes, forneceram elementos para a elaboração de cartilha sobre o uso adequado desses dispositivos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to describe the perception of parents about the use of handheld screens by children and to prepare a booklet for the healthy use of these devices. Methods: 102 parents of children aged between 18 and 71 months answered a questionnaire on the use of screen. The analysis was a descriptive and non-parametric one. After assessing parents’ responses and reviewing the literature, the booklet was prepared. The material was made available to three judges for analysis and suggestions. Results: the use of portable screens by children was confirmed by most respondents, and some children spend two hours or more in front of them. Parents believe that screens are a source of stimuli for learning how to speak, but they are concerned about the reproduction of some characters’ inappropriate behavior and consumerism. The judges answered the questionnaire assigning maximum scores to most questions. The text of the booklet gathered information about how children learn to speak, clarified about time and content of screen use, and presented language stimulation strategies. Conclusion: parents' responses to the questionnaire, together with a review of studies on the subject and the judges' analyses, provided elements for the preparation of a booklet on the proper use of these devices.
  • Performance comunicativa dos repórteres com o uso de máscara facial durante a pandemia da COVID-19 Artigos Originais

    Silva, Joana Domitila Ferraz; Moreira, Giulia Alfredo; Penha, Patrícia Brianne da Costa; Guedes, Aline de Menezes; Mendes, Amanda Louize Félix; Ferreira, Danilo Augusto de Holanda; Silva, Maria Fabiana Bonfim de Lima

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: identificar o impacto do uso de máscara de proteção facial na performance comunicativa dos repórteres durante a pandemia da COVID-19, bem como verificar se existe associação entre esses aspectos. Métodos: trata-se de um estudo transversal, de caráter descritivo, com abordagem quantitativa. Participaram 32 repórteres que atuaram durante a pandemia, sendo 16 do sexo feminino e 16 do sexo masculino. A maioria dos participantes tinha ensino superior (n = 28; 87,5%). A amostra apresentou média de idade de 35,09 anos (DP = 9,41) e tempo de atuação na área de 10,09 anos (DP = 7,62). Os repórteres responderam a um formulário online composto por 26 questões, elaborado pelos próprios pesquisadores, sobre a autopercepção vocal e performance comunicativa do repórter com o uso de máscara durante a pandemia. Foi realizada análise descritiva dos dados e aplicado o teste Qui-quadrado por meio do software Statistical Package for Social Sciences 20 (SPSS). Resultados: a maioria dos repórteres (n = 20; 62,5%) classificou sua voz e articulação de fala como boas (n = 19; 59,4%). A maioria dos participantes relatou sentir dificuldade de ouvir e/ou ser ouvido pelo entrevistado em locais com ruído e perceber a sua voz mais baixa, com pouco volume ou abafada (n= 28; 87,5%), bem como 22 (68,8%) relataram ter que falar mais alto do que o normal para ser ouvido. Por fim, verificou-se a presença de associações entre as questões sobre a performance comunicativa dos repórteres e o uso de máscaras durante as reportagens. Conclusão: os repórteres apresentaram impactos negativos com uso das máscaras de proteção facial durante as reportagens, bem como verificou-se associação entre o uso destas com a performance comunicativa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to identify the impact of wearing protective face masks on reporters’ communicative performance during the COVID-19 pandemic and verify whether there was an association between these aspects. Methods: a quantitative, descriptive, cross-sectional study with a sample of 32 reporters (16 females and 16 males) who worked, during the pandemic. Most participants had a bachelor’s degree (n = 28; 87.5%). The sample’s mean age was 35.09 years (SD = 9.41), and they had been working in the area for a mean of 10.09 years (SD = 7.62). Reporters answered an online form with 26 questions, developed by the researchers, on their self-perception of voice and communicative performance when wearing a mask, during the pandemic. Data were descriptively analyzed, and the chi-square test was applied with the Statistical Package for the Social Sciences 20 (SPSS). Results: most reporters (n = 20; 62.5%) classified their voices and speech articulation as good (n = 19; 59.4%) and reported difficulties hearing and/or being heard by interviewees in noisy places and perceived their voices were lower, muffled, or with a low volume (n = 28; 87.5%). Also, 22 (68.8%) reported having to speak louder than usually to be heard. Lastly, the questions on reporters’ communicative performance were associated with wearing masks while reporting. Conclusion: wearing protective face masks, during reportage, negatively impacted reporters and was associated with their communicative performance.
  • Reabilitação vocal em cantoras com queixa vocal: análise da videoquimografia digital Artigos Originais

    Nascimento, Ualisson Nogueira do; Santos, Marco Aurélio Rocha; Gama, Ana Cristina Côrtes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar os efeitos do Programa Integral de Reabilitação Vocal associado à aplicação da estimulação elétrica nervosa transcutânea por meio da videoquimografia digital em cantoras com queixa vocal. Métodos: estudo experimental comparativo intrassujeitos com 24 cantoras, que realizaram o programa de reabilitação associado à estimulação elétrica nervosa transcutânea. A avaliação, por meio da videolaringoscopia de alta velocidade, foi realizada antes e após a reabilitação vocal. Os testes T pareado e de Wilcoxon foram utilizados para comparação das duas avaliações. Considerou-se o nível de significância de 5%. Resultados: diferenças significantes foram identificadas quanto aos parâmetros de abertura máxima, amplitude dominante de variação de abertura e frequência dominante de abertura da prega vocal direita na região posterior da glote, além dos parâmetros de abertura máxima, abertura média, amplitude dominante de variação de abertura da prega vocal esquerda e frequência dominante de abertura de ambas as pregas vocais na região anterior da glote. Conclusão: os resultados mostraram que o Programa Integral de Reabilitação Vocal associado à estimulação elétrica transcutânea promoveu uma diminuição da amplitude de abertura da prega vocal e aumento da frequência de vibração, além de um melhor fechamento glótico nas regiões anterior e posterior da glote.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to evaluate the effects of the Comprehensive Vocal Rehabilitation Program associated with the application of transcutaneous electrical nerve stimulation through digital kymography in singers with vocal complaints. Methods: an experimental intrasubject comparative study in 24 singers, who underwent the rehabilitation program associated with transcutaneous electrical nerve stimulation. They were assessed with laryngeal high-speed videoendoscopy before and after vocal rehabilitation. The paired t-test and Wilcoxon test were used to compare the two assessments. The significance level was set at 5%. Results: significant differences were found in the maximum opening, dominant amplitude of the opening variation and dominant frequency of the opening variation of the right vocal fold in the posterior glottic region, and in maximum opening, mean opening, dominant amplitude of the opening variation of the left vocal fold and dominant frequency of the opening variation of both vocal folds in the anterior glottic region. Conclusion: the results showed that the Comprehensive Vocal Rehabilitation Program associated with transcutaneous electrical stimulation decreased the opening amplitude of the vocal fold, increased the vibration frequency, and improved glottal closure in the anterior and posterior glottic regions.
  • Educação permanente para profissionais da saúde na pandemia da Covid-19: protocolo de revisão de escopo Artigos De Revisão

    Conceição, Marimeire Morais da; Gomes, Nildete Pereira; Cunha, Kamylla Santos da; Fernandes, Lucas Jesus; Santos, Ises Adriana Reis dos; Constâncio, Jocinei Ferreira; Whitaker, Maria Carolina Ortiz; Camargo, Climene Laura de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: investigar/examinar e sintetizar evidências de estudos sobre Educação Permanente para profissionais da saúde voltada para a pandemia da covid-19. Métodos: serão realizadas buscas em seis fontes indexadas nacionais e internacionais. Serão incluídos estudos de qualquer natureza metodológica, que abordem o uso da Educação Permanente para profissionais da saúde na pandemia da covid-19. Será considerado o contexto de serviços de saúde em qualquer cenário, seja a atenção primária, especializada ou hospitalar nos âmbitos nacional e internacional. Considerações Finais: espera-se que os resultados desta pesquisa revelem as temáticas abordadas ao longo das ações de Educação Permanente em diversos contextos nacionais e internacionais. Além disso, serão elencados os ganhos obtidos e os problemas encontrados em diversos territórios no contexto da aplicação da Educação Permanente como estratégia de enfrentamento à pandemia da covid-19.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to investigate, examine and synthesize evidence from studies on permanent education for health professionals aimed at the covid-19 pandemic. Methods: six national and international indexed sources will be searched. The review will include studies with any methodological approach, addressing permanent education for health professionals during the covid-19 pandemic. The context of health services in any scenario will be considered - national or international primary, specialized, or hospital healthcare. Final Considerations: research results are expected to reveal the topics approached in permanent health education in various national and international contexts. The review will also list the gains and problems found in various places while applying permanent education as a strategy to fight the covid-19 pandemic.
  • Avaliação ultrassonográfica da deglutição: um protocolo de revisão de escopo Artigos De Revisão

    Andrade, Rodrigo Alves de; Almeida, Aline Natallia Simões de; Mulatinho, Maria Eduarda da Costa Pinto; Santos, Edyanny Nathalya Ferreira dos; Pernambuco, Leandro de Araújo; Berti, Larissa Cristina; Silva, Hilton Justino da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: realizar uma revisão de escopo para identificar os procedimentos de obtenção e análise de imagens ultrassonográficas relacionadas à deglutição de adultos e idosos. Métodos: a estratégia (participantes, conceito e contexto) foi empregada para determinar os critérios de inclusão - população (adultos e idosos), conceito (avaliação ultrassonográfica) e contexto (avaliação da deglutição). Serão analisados os estudos observacionais, experimentais e/ou quase experimentais, descritivos, analíticos, qualitativos, textos e artigos de opinião; e eliminados os que não estiverem disponíveis na íntegra, estudos em animais, in vitro, cartas ao editor, errata, protocolos de estudo e os que usaram a ultrassonografia para fins que não contemplam a deglutição. Não haverá restrições a idiomas. Os estudos serão escolhidos por dois profissionais, independentemente, a partir das bases de dados (MEDLINE, EMBASE, LILACS, Web of Science e Scopus). Serão analisados o ano do estudo, delineamento, amostra, idade e os procedimentos para avaliação ultrassonográfica da deglutição. Os dados serão expostos por meio de diagramas, narrativas e tabelas. Considerações Finais: a ultrassonografia vem sendo descrita na literatura como um instrumento de avaliação que permite a análise dos movimentos biomecânicos da deglutição. Esta revisão de escopo irá permitir a descrição dos métodos de aquisição da ultrassonografia na avaliação da deglutição.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to conduct a scoping review to identify procedures to obtain and analyze ultrasound images related to swallowing in adults and older adults. Methods: the strategy (participants, concept, and context) was employed to determine inclusion criteria - population (adults and older adults), concept (ultrasound assessment), and context (assessment of swallowing). The review will analyze observational, experimental and/or quasi-experimental, descriptive, analytical, and qualitative studies, and opinion texts and articles. It will exclude studies unavailable in full text, in animals, or in vitro, letters to the editor, errata, study protocols, and studies using ultrasound with purposes other than swallowing. There will be no restriction on the language. Two independent professionals will select the studies in the databases (MEDLINE, EMBASE, LILACS, Web of Science, and Scopus). The review will analyze the year of publication, study design, sample, age, and procedures to assess swallowing with ultrasound. Data will be presented in diagrams, tables, and narrative. Final Considerations: the literature has described ultrasound as an assessment instrument to analyze biomechanical swallowing movements. This scoping review will describe methods to acquire ultrasound images to assess swallowing.
  • Treinamento perceptivo-auditivo para a avaliação da hipernasalidade de fala em indivíduos com fissura labiopalatina: uma revisão integrativa da literatura Artigos De Revisão

    Manicardi, Flora Taube; Carmo, Gisele Fonseca do; Geremias, Beatriz Campanine; Pimentel, Sofia Sampaio; Dutka, Jeniffer de Cássia Rillo; Marino, Viviane Cristina de Castro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever as características dos treinamentos perceptivo-auditivos para a avaliação da hipernasalidade em indivíduos com fissura labiopalatina. Métodos: revisão integrativa de literatura nas bases de dados Biblioteca Virtual da Saúde, SciELO e PubMed que visou responder a seguinte pergunta norteadora “Quais são as características dos treinamentos perceptivos-auditivos para avaliação da hipernasalidade em indivíduos com fissura labiopalatina?”. Foram incluídos artigos em português e inglês, disponíveis na íntegra, sem restrição de data de publicação, que apresentassem programas de treinamento para hipernasalidade, inéditos, adaptados ou replicados. A busca dos descritores, seleção, extração e síntese dos dados foram feitas por três avaliadores independentes. Revisão da Literatura: foram incluídos dez artigos com base nos critérios estabelecidos. Cinco artigos investigaram o efeito do treinamento na análise perceptiva de ouvintes, com ou sem experiência. Outros cinco utilizaram treinamentos de fonoaudiólogos, ao validar protocolos de avaliação da fala. Análises consensuais e amostras de referências foram os treinamentos mais empregados. Julgamentos perceptivos de frases, usando escala de intervalos iguais, em modalidade presencial foram os mais descritos. Conclusão: treinamentos perceptivo-auditivos para identificação da hipernasalidade variaram, particularmente, em sua duração e ouvintes incluídos. A dificuldade em manter habilidades adquiridas a longo prazo é apontada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to describe the auditory-perceptual training for the assessment of hypernasality in individuals with cleft lip and palate. Methods: an integrative literature review in the databases Virtual Health Library, SciELO, and PubMed, aimed to answer the following guiding question: 1) What are the characteristics of auditory-perceptual training to assess hypernasality in individuals with cleft lip and palate? Articles in Portuguese and English, available in full access, without the restriction of the publication date, which presented programs of training for speech hypernasality, unprecedented, adapted, or replicated, were included. The pursuit of descriptors, selection, extraction, and synthesis of data was performed by three independent evaluators. Literature Review: 10 articles were included in this study, based on established criteria. Five articles investigated the effectiveness of training on speech analysis by listeners, regardless of experience level. Another five articles pertained to training when validating speech assessment protocols. Consensus analyses and reference samples were the most used training reported. Perceptual rating of phrases, using the equal appearance scale and in person training, was the most reported one. Conclusions: the auditory-perceptual training of listeners to identify hypernasality showed variability in the proposed strategies, particularly when proposed for non-experienced listeners. The difficulty in maintaining acquired skills in the long term is pointed out.
  • Estimulação vestibular galvânica na melhora da atenção voluntária e da qualidade de vida em pacientes com doença de Parkinson e desequilíbrio corporal Relatos De Casos

    Oliveira, Renata Cristina Cordeiro Diniz; Labanca, Ludimila; Meireles, Paula Gabriela Zeferino; Diniz, Maria Luiza; Pires, Anna Paula Batista de Àvila; Barroso, Jordana Carvalhais; Gonçalves, Denise Utsch

    Resumo em Português:

    RESUMO A Estimulação Vestibular Galvânica (EVG) atua no equilíbrio corporal e tem se mostrado útil na melhora do humor, da qualidade de vida e de habilidades cognitivas. O objetivo deste estudo foi apresentar três casos de pacientes com doença de Parkinson e instabilidade postural que foram submetidos à EVG para melhorar o equilíbrio e avaliar o impacto dessa intervenção na cognição, no humor e na qualidade de vida. Os pacientes foram avaliados antes e após as sessões de EVG quanto a latência do potencial evocado P300, pontuação na escala de depressão geriátrica de 15 itens (EDG-15) e pelo questionário de qualidade de vida na doença de Parkinson de 39 itens (PDQ-39). Os três pacientes apresentaram melhora na latência do P300, indicando possível melhora na atenção. Apresentaram melhora na pontuação do PDQ-39, indicando possível impacto positivo na qualidade de vida. A pontuação na EDG-15 não modificou antes e após a intervenção. Nenhum paciente apresentou efeitos colaterais decorrentes da intervenção. Com base neste estudo piloto experimental de três casos, a EVG mostrou-se um método seguro e possivelmente útil para melhorar a atenção e, consequentemente, a qualidade de vida de pacientes com doença de Parkinson.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Galvanic vestibular stimulation (GVS) influences body balance and has proved to be useful to improve patients’ mood, quality of life, and cognitive skills. This study aimed to present three cases of patients with Parkinson’s disease and postural instability who had been submitted to GVS to improve their balance, by assessing the impact of this intervention on their cognition, mood, and quality of life. Patients were assessed before and after GVS sessions concerning P300 latency and scores on the 15-item Geriatric Depression Scale (GDS-15) and the 39-item quality-of-life Parkinson’s Disease Questionnaire (PDQ-39). The three patients’ P300 latency improved, possibly indicating improved attention. Their PDQ-39 score also improved, possibly indicating a positive impact on their quality of life. Their GDS-15 score did not change before and after the intervention. None of the patients had any intervention side effects. This three-case experimental pilot study has shown that GVS is a safe method, possibly useful to improve attention and, therefore, the quality of life of patients presented with Parkinson’s disease.
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