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Revista CEFAC, Volume: 11, Número: 4, Publicado: 2009
  • Editorial I

    Bianchini, Esther Mandelbaum Gonçalves
  • Editorial II

    Navas, Ana Luiza Gomes Pinto; Weinstein, Monica Cristina Andrade
  • Habilidades de praxia verbal e não-verbal em indivíduos gagos Artigos Originais

    Brabo, Natália Casagrande; Schiefer, Ana Maria

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: caracterizar as habilidades de praxias verbal e não-verbal em indivíduos gagos. MÉTODOS: participaram do estudo 40 indivíduos, com idade igual ou superior a 18 anos, do sexo masculino e feminino: 20 gagos adultos e 20 sem queixas de comunicação. Para a avaliação das praxias verbal e não-verbal, os indivíduos foram submetidos à aplicação do Protocolo de Avaliação da Apraxia Verbal e Não-verbal (Martins e Ortiz, 2004). RESULTADOS: com relação às habilidades de praxia verbal houve diferença estatisticamente significante no número de disfluências típicas e atípicas apresentadas pelos grupos estudados. Quanto à tipologia das disfluências observou-se que nas típicas houve diferença estatisticamente significante entre os grupos estudados apenas na repetição de frase, e nas atípicas, houve diferença estatisticamente significante, tanto no bloqueio quanto na repetição de sílaba e no prolongamento. Com relação às habilidades de praxia não-verbal, não foram observadas diferenças estatisticamente significantes entre os indivíduos estudados na realização dos movimentos de lábios, língua e mandíbula, isolados e em sequência. CONCLUSÃO: com relação às habilidades de praxia verbal, os gagos apresentaram frequência maior de rupturas da fala, tanto de disfluências típicas quanto de atípicas, quando comparado ao grupo controle. Já na realização de movimentos práxicos isolados e em sequência, ou seja, nas habilidades de praxia não-verbal, os indivíduos gagos não se diferenciaram dos fluentes não confirmando a hipótese de que o início precoce da gagueira poderia comprometer as habilidades de praxia não-verbal.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to characterize the verbal and non-verbal praxic abilities in adult stutterers. METHODS: for this research, 40 over 18-year old men and women were selected: 20 stuttering adults and 20 without communication complaints. For the praxis evaluation, they were submitted to "Protocolo de Avaliação da Apraxia Verbal e Não-verbal" (Martins and Ortiz, 2004). RESULTS: regarding the abilities of verbal praxis, there was a statistically significant difference of number of typical and atypical disfluencies showed by the two studied groups. Phrase repetition was the only type of typical disfluency which showed a statistically significant difference between the groups. Blocking, syllable repetition and prolonging were the atypical disfluencies which showed a statistically significant difference between the groups. Regarding the non-verbal praxic abilities, a statistically significant difference was not found between the groups in the performance of lip, tongue and jaw movements, isolated and in sequence. CONCLUSION: the adult stutterers showed a significantly higher number of typical and atypical disfluencies than non-stutterers (verbal praxis). Stutterers do not differ from non-stutterers in their non-verbal praxic abilities. This finding contradicts those who believe that early stuttering affects non-verbal praxis.
  • A consciência fonológica e a consciência do próprio desvio de fala nas diferentes gravidades do desvio fonológico Artigos Originais

    Dias, Roberta Freitas; Mota, Helena Bolli; Mezzomo, Carolina Lisbôa

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a relação das habilidades em consciência fonológica e da consciência do próprio desvio de fala com diferentes gravidades do desvio fonológico. MÉTODOS: 14 crianças participaram desse estudo, com idades entre 5:0 e 6:11;29, apresentando diagnóstico de desvio fonológico. Os desvios fonológicos foram classificados de duas formas: quantitativa e qualitativa. Conforme a classificação quantitativa foram formados os grupos Desvio Médio, Desvio Médio-Moderado e Desvio Moderado-Severo. Seguindo a classificação qualitativa, foram formados o grupo com características Atrasadas e o grupo com características Iniciais. Para a obtenção dos dados foram aplicados o Protocolo de Tarefas de Consciência Fonológica e o Teste de consciência do próprio desvio de fala. Os dados foram analisados por meio do teste estatístico Kruskal-Wallis. RESULTADOS: diferenças estatisticamente significantes foram observadas no desempenho das tarefas de realismo nominal e de detecção de sílaba entre os grupos classificados de maneira qualitativa. Para os grupos classificados de forma quantitativa não houve diferença estatisticamente significante em nenhuma das tarefas de consciência fonológica. Contudo, quanto à consciência do próprio desvio de fala, somente estes últimos grupos apresentaram diferença estatisticamente significante entre si. CONCLUSÃO: identificou-se uma possível relação entre o desempenho nas tarefas de consciência fonológica e as diferentes gravidades dos desvios fonológicos, principalmente quando classificados de forma qualitativa. A consciência do próprio desvio de fala também parece sofrer influência das diferentes gravidades do desvio fonológico, sobretudo, quando classificados de forma quantitativa.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to examine the relation between abilities in phonological awareness and awareness of the own speech impairment with different severity levels of phonological disorders. METHODS: 14 children took part in this study, aged between 5:0 and 6:11, showing phonological disorder diagnosis. Phonological disorders were classified in two perspectives: quantitative and qualitative. According to the quantitative approach, the groups were classified in Medium, Medium-Moderate and Moderate-Severe deviation. According to the qualitative approach there were the group with Delayed characteristics and the group with Initial characteristics. In order to collect the data, the Test of Phonological Awareness and the assessment of the awareness regarding their own speech impairment were adopted. Data were analyzed based on Kruskal-Wallis statistic test. RESULTS: statistically significant differences were observed in the tasks of nominal realism and syllable detection among the groups classified according to the qualitative approach. For the groups classified according to the quantitative approach, there was not statistically significant difference in the Test of Phonological Awareness. However, considering the assessment, the awareness of their own speech impairment, just these last groups presented statistically significant differences among themselves. CONCLUSION: a possible relation was identified between the performance in the phonological awareness tasks and the different severity levels of phonological disorder, mainly in a qualitative approach. The awareness of their own speech impairment also seems to be influenced by the different severity levels of phonological disorder, mainly in a quantitative approach.
  • Desempenho por tarefa em consciência fonológica: gênero, idade e gravidade do desvio fonológico Artigos Originais

    Souza, Ana Paula Ramos de; Pagliarin, Karina Carlesso; Ceron, Marizete Ilha; Deuschle, Vanessa Panda; Keske-Soares, Márcia

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a relação entre o desempenho nas diferentes habilidades de consciência fonológica e o grau do desvio fonológico e analisar a interferência do gênero e da idade no desempenho dos sujeitos nas tarefas analisadas. MÉTODOS: foram avaliadas 32 crianças com desvio fonológico, com idades entre 4:1 a 7:8, sendo que 12 eram do sexo feminino e 20 do masculino. Todos os sujeitos foram avaliados utilizando-se a Avaliação Fonológica da Criança proposta por Yavas et al. (1991). O grau de gravidade do desvio foi determinado pelo cálculo do Percentual de Consoantes Corretas, o qual foi utilizado para classificar o desvio fonológico em severo, moderado-severo, médio-moderado e médio. A seguir, foi aplicada a prova de consciência fonológica proposta por Capovilla e Capovilla (1998). RESULTADOS: observou-se que não há diferenças significativas no desempenho da consciência fonológica considerando à variável gênero. Quanto à idade, observaram-se diferenças significativas para as provas de síntese fonêmica, segmentação e transposição silábicas entre os grupos de menores e maiores de seis anos. As tarefas de síntese, manipulação e transposição não diferenciaram os sujeitos nem quanto ao grau do desvio fonológico nem quanto aos domínios silábico e fonêmico. CONCLUSÕES: as crianças maiores apresentaram melhor desempenho nas tarefas de consciência fonológica. As tarefas de segmentação demonstraram uma tendência de diferença entre os graus de gravidade do desvio fonológico a ser investigada em trabalhos futuros.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the relationship between the performance in the different phonological awareness skills and degree of phonological disorder and analyze the interference of gender and age in the performance of the subjects in the analyzed tasks. METHODS: 32 children, with ages between 4:1 and 7:8 years, with phonological disorders, 12 female and 20 male, were evaluated. All subjects were assessed using the Child Phonological Evaluation proposed by Yavas et al. (1991). The severity of the disorder was determined by the Percentage of Correct Consonants, classifying the phonological disorder as severe, moderate-severe, mild-moderate and mild. After that, we applied the proof of phonological awareness, proposed by Capovilla and Capovilla (1998). RESULTS: it was observed that there are no significant differences in the performance of phonological awareness considering the gender variable. In terms of age, there were significant differences for the phonemic synthesis, syllabic segmentation and transposition tasks between the groups of higher and younger than six years. The synthesis, manipulation and transposition tasks did not differentiate the subjects nor about the degree of phonological disorder or syllabic and phonemic dominion. CONCLUSION: the oldest children showed better performance in the phonological awareness-related tasks. Segmentation tasks showed a tendency for difference among the degrees of phonological disorder to be investigated in future studies.
  • Habilidade pragmática e Síndrome de Down Artigos Originais

    Soares, Etelvina Maria França; Pereira, Mônica Medeiros de Britto; Sampaio, Tania Maria Marinho

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: investigar as habilidades pragmáticas em sujeitos com Síndrome de Down e sua influência no uso comunicativo. MÉTODOS: avaliação da pragmática (ABFW). Participaram desta pesquisa 10 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre sete e treze anos. A coleta de dados foi realizada a partir de uma situação de brincadeira livre com um familiar. Os padrões de comportamento foram analisados por meio das funções comunicativas, dos meios de comunicação (vocal, gestual ou verbal) e dos atos comunicativos. Os resultados foram tratados estatisticamente (p < 0.05 Kruskal-Wallis; Q1 = n/4 Q2 = n/2 Q3 =3n/4 (n = 10) Primeiro Quartil, Mediana, Terceiro Quartil. RESULTADOS: foram realizados em média 2.88 atos comunicativos por minuto. Entre as funções comunicativas as de maior frequência foram a comentário e a narrativa. O meio comunicativo de maior frequência foi o verbal. Todos os participantes utilizaram as funções comunicativas: comentário, reconhecimento do outro e jogo compartilhado e 90% do direcionamento da comunicação foi realizado pelas crianças e adolescentes. CONCLUSÃO: os meios comunicativos verbal e gestual foram os mais utilizados pelos participantes do estudo. Em relação às funções comunicativas observou-se a predominância da função comentário e narrativa. O direcionamento da comunicação foi realizado predominantemente pelas crianças e adolescentes participantes do estudo.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate the pragmatic abilities and their influence on the communicative use in subjects with Down's syndrome. METHODS: the pragmatic assessment (ABFW). The participants were 10 children and adolescents, male and female, from seven to 13-year old. The behavior patterns were analyzed by using the communicative functions, the communication means (vocal, gestural or verbal) and the communicative acts. Data collection was provided from a free play situation with a family member. The Kruskal Wallis test was used for statistic analysis (p < 0.05 Q1 = n/4 Q2 = n/2 Q3 =3n/4 (n = 10) First Quartile, Median, Third Quartile). RESULTS: the median of the communicative acts was 2.88. The comment and narrative functions were the more frequent among the communicative functions and the verbal was the more frequent communicative mean. All the participants used the functions: comment, recognitions of the other and game shared functions. The children and adolescents were responsible for 90% of the direction of the communication. CONCLUSION: the verbal and gestural communication means and the comment and narrative functions were the most used among the participants; mothers were responsible for just 10% of the communication direction and it was carried out predominantly by the children and adolescents that took part in the study.
  • Estudo longitudinal da atenção compartilhada em crianças autistas não-verbais Artigos Originais

    Farah, Leila Sandra Damião; Perissinoto, Jacy; Chiari, Brasília Maria

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: identificar e caracterizar as habilidades e o desenvolvimento da Atenção Compartilhada de crianças autistas, não-verbais, pela observação de comportamentos comunicativos. MÉTODOS: a pesquisa envolveu cinco meninos, entre 5a,9m e 8a,6m, com diagnóstico de Transtorno Autista (DSM-IV, 2002), filmados em dois momentos, com intervalo de 4 meses. Neste período, as crianças foram submetidas à intervenção fonoaudiológica baseada na estimulação da Atenção Compartilhada. Cada gravação era de 15 minutos e envolvia uma criança ou um grupo de 2-3 crianças com a terapeuta, em situações de interação não-dirigida e semi-dirigida, na escola onde estudavam. Foram observados e registrados comportamentos referentes às habilidades de Atenção Compartilhada. O material utilizado envolveu instrumentos musicais de percussão. Os dados foram analisados considerando-se o tempo, a interação e o(s) interlocutor(es). RESULTADOS: o comportamento olhar apresentou maior crescimento em cada um dos sujeitos. A análise dos dados revelou que os sujeitos apresentaram tendências qualitativas de evolução da habilidade de compartilhar a atenção, revelando um significado clínico importante, apesar da não ocorrência de significância estatística. Cada sujeito apresentou características e evolução dos Comportamentos Comunicativos relativos à Atenção Compartilhada de maneira individualizada. Após o período de intervenção fonoaudiológica, verificou-se aumento quantitativo dos comportamentos observados nos cinco sujeitos, principalmente na interação criança-terapeuta. CONCLUSÕES: o olhar é um importante patamar para o desenvolvimento dos outros comportamentos em direção à Atenção Compartilhada. A interação adulto-criança favorece o surgimento de comportamentos comunicativos e o compartilhar. A terapia fonoaudiológica focada nas habilidades de Atenção Compartilhada parece contribuir positivamente para o desenvolvimento da comunicação das crianças autistas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to identify and characterize abilities of Joint Attention of non-verbal autistic children through the observation of communicative behaviors. METHODS: the research involved 5 boys, between 5,9 and 8,6-year old, diagnosed as Autistic Disorder (DSM IV, 2002), recorded in two instances with a four months interval. Meanwhile, the children were submitted to a language therapy mediation based on Joint Attention stimulation. Each recording was 15 minutes long and involved one child or group of 2-3 children with the therapist within non-directed and semi-directed interaction situations, at school where they studied. We observed and registered behaviors regarding Joint Attention abilities. The used material involved percussion instruments. Data were analyzed in relation to time, interaction and interlocutor. RESULTS: the gaze behavior showed the greatest growth in each subject. Data analysis revealed that the subjects showed qualitative trends for evolution of the Joint Attention ability revealing important clinical meaning although there was lack of statistical significance. Each subject showed characteristics and evolution of the communicative behaviors regarding Joint Attention in an individualized manner. After the period of language therapy intervention, we observed a quantitative behavioral growth in the 5 subjects, specifically under child-therapist interaction. CONCLUSIONS: the gaze behavior is an important step for the development of others behaviors toward Joint Attention. The adult-child interaction situation facilitates the appearance of communication behaviors and sharing. Language therapy with focus on the Joint Attention abilities seems to contribute positively for communication development of autistic children.
  • Autismo: um estudo de habilidades comunicativas em crianças Artigos Originais

    Campelo, Lílian Dantas; Lucena, Jonia Alves; Lima, Cynthia Nascimento de; Araújo, Helane Mariza Machado de; Viana, Larissa Gomes de Oliveira; Veloso, Mariana Martins Lira; Correia, Priscila Izabela Freitas de Barros; Muniz, Lílian Ferreira

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar as habilidades comunicativas verbais e não-verbais de crianças autistas. MÉTODOS: foram selecionadas seis crianças com o diagnóstico de atraso de linguagem secundário a autismo, submetidas à terapia fonoaudiológica em uma clínica escola de uma universidade privada da cidade do Recife. As crianças foram observadas em duas sessões de terapia, que foram gravadas em fita VHS para posterior análise e discussão. A análise foi baseada no uso do protocolo de observação pertencente ao ABFW, que contempla os meios e funções comunicativas. RESULTADOS: em detrimento dos meios vocais e verbais, o meio gestual apareceu com maior frequência nos atos comunicativos. Os gestos, mesmo constituindo uma forma de comunicação não verbal, demonstraram, muitas vezes, expressar intenções dos sujeitos. Com relação às funções comunicativas, pôde-se concluir que houve uma grande variedade das mesmas, porém, entre as vinte funções investigadas, apenas poucas se destacaram. Entre elas, apareceram, predominantemente, as funções não-focalizadas, protesto, exploratória e reativa. CONCLUSÃO: foi possível verificar que as crianças investigadas utilizam formas funcionais de comunicação nos diferentes contextos situacionais, entre as habilidades verbais e não-verbais, aspectos considerados essenciais para a proposição de recursos na intervenção fonoaudiológica.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate the verbal and non-verbal communicative abilities in autist children. METHODS: six children was selected with the diagnostic of language delay secondary to autism, submitted to speech therapy in a school-clinic of a University private from Recife. The children were monitored in therapy sessions, and these was stored in VHS tape for posterior analysis and discussion. The analysis was based on the use of ABFW observation protocol, which analyses the communicative means and functions. RESULTS: among the acts, the gestures appeared with major predominance among the analyzed subjects. Regarding the communicative functions, we observed with major predominance: non-focused, protest, explorer and reactive. CONCLUSION: It was possible to verify that the studied children used functional communication forms in different situational contexts, verbal and non-verbal skills, aspects considered essential to the proposition of resources in speech therapy intervention.
  • Sintomas e sinais de respiração predominantemente oral em adolescentes com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e queixa de prejuízo escolar Artigos Originais

    Costa, Tatiana Leonel da Silva; Campos Júnior, Dioclécio; Silva, Hilton Justino da; Cunha, Daniele Andrade da

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: caracterizar sintomas e sinais da Respiração Predominantemente Oral em adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e queixa de prejuízo escolar e relacionar as características com os Tipos do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, gênero e faixa etária. MÉTODOS: realizada no ADOLESCENTRO, instituição pública do Distrito Federal, com 115 adolescentes de ambos os gêneros, faixa etária 10-18 anos, apresentando queixa de prejuízo escolar e Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade. Histórico dos sintomas diurnos e noturnos dos dois aos doze anos foi analisado e sinais da Respiração Predominantemente Oral. RESULTADOS: alta ocorrência (86,95%) de sintomas e sinais da Respiração Predominantemente Oral. Registrou-se associação entre amigdalite e tipos do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade com maior frequência no Tipo II hiperativo (60%), sialorreia no travesseiro com gênero predominando o masculino (65,5%) e respiração oral diurna (64,7%), respiração oral noturna (82,4%) e sialorreia no travesseiro (64,7%) todas estas com a faixa etária de 10 a 12 anos. Houve associação entre lábios (54,3%) e língua (54,3%) não funcionais e faixa etária de 10 a 12 anos. Encontrou-se diferença estatisticamente significante para expulsões (20%), suspensões (70%), advertências (100%) e tipos de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade com maior freqüência no Tipo II hiperativo. CONCLUSÃO: avaliação da respiração em pacientes com Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade e queixa de prejuízo escolar é fundamental, pois dificuldades escolares podem estar associadas à história pregressa de respiração oral e Distúrbios Respiratórios do Sono comuns nestes quadros.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to characterize symptoms and signs of Mouth Breathing in children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder and with complaints about school underachievement. The specific objectives were to relate the found characteristics to the Attention Deficit Hyperactivity Disorder types, gender and age of this population. METHODS: data were collected at ADOLESCENTRO; a public institution of the State Secretary of Health of the Federal District - Brazil. Nocturne and daytime symptoms that appeared in the age ranging between two and twelve-years-old were reported by the parents and were analyzed, as well as some signs cited on literature as being common characteristics of Mouth Breathing. RESULTS: a high frequency of Mouth Breathing characteristics were found to be associated with snoring, nocturne mouth breathing, rhinitis, sialorrhoea, dark undereye circles and dry lips. Related to the symptoms, an association was found among tonsillitis and Attention Deficit Hyperactivity Disorder types; sialorrhoea on the pillow with masculine gender and daytime mouth breathing; nocturne mouth breathing, sialorrhoea on the pillow with age. An association was found between non-functional lips with age and non-functional tongue with age. CONCLUSION: the possibility of simultaneous existence of Mouth Breathing on children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder and complaints about school underachievement requires a deeper diagnostic investigation.
  • Deglutição de respiradores orais e nasais: avaliação clínica fonoaudiológica e eletromiográfica Artigos Originais

    Hennig, Tais Regina; Silva, Ana Maria Toniolo da; Busanelo, Angela Ruviaro; Almeida, Flávia Leães de; Berwig, Luana Cristina; Boton, Luane de Moraes

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar e comparar a deglutição de sujeitos respiradores orais e nasais, por meio da avaliação clínica e eletromiográfica dos músculos orbiculares orais, superior e inferior. MÉTODOS: participaram deste estudo 16 sujeitos na faixa etária de 6:8 a 10:10 distribuídos em dois grupos, um de respiradores orais e outro de respiradores nasais. Foram submetidos à avaliação clínica fonoaudiológica e eletromiográfica de superfície. O exame fonoaudiológico contemplou as estruturas e funções do sistema estomatognático, e a avaliação eletromiográfica consistiu na captação da atividade elétrica dos músculos orbiculares orais, superior e inferior, durante as situações de isometria e de deglutição. Da avaliação clínica consideraram-se somente os resultados referentes à deglutição, observando-se a presença de ação labial e mentual, e de projeção lingual, as quais foram analisados de forma descritiva. Para análise estatística dos dados eletromiográficos, utilizou-se o Teste t para comparação entre os grupos. A significância adotada foi de 5% (p < 0,05). RESULTADOS: na avaliação clínica foram observadas alterações na deglutição, sendo que 87,5% dos sujeitos respiradores orais apresentaram ação labial, 75% ação mentual e 75% projeção lingual como características da deglutição adaptada,enquanto que nenhum dos sujeitos respiradores nasais apresentou tais alterações. Na avaliação eletromiográfica, verificou-se atividade muscular superior nos respiradores orais, em comparação aos respiradores nasais, em ambos os músculos estudados com diferença estatisticamente significante. CONCLUSÃO: concluiu-se que os respiradores orais apresentam alterações evidentes na função de deglutição, verificadas por meio da avaliação clínica fonoaudiológica e da avaliação eletromiográfica, quando comparados aos respiradores nasais.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate and compare the swallowing of mouth and nose breathers through of speech-language and electromyography evaluation concerning the orbicularis oris muscles, and lower and upper lips. METHODS: 16 subjects aged 6:8 - 10:10 and divided on two groups participated in this study, one with mouth and another one with nose breathers. Both groups were submitted to clinical and surface electromyography evaluation. The speech-language evaluation contemplated the exam of the structures and functions of the stomatognathic system. The electromyography evaluation consisted of the captivation of the electrical activity at the orbicularis oris muscles, and lower and upper lips, during isometry and swallowing situations. In the clinical results were considered only the swallowing variables. Therefore, our study could observe the presence of labial and mentalis action and tongue projection, that were analyzed in a descriptive form. The statistical analysis of the electromyography results was done through the t test in order to compare the groups. The statistical considered significance was 5% (p<0.05). RESULTS: in the clinical evaluation it was verified that any of the nose breathers showed atypical swallowing characteristics while 7 (87.5%) of the mouth breathers showed labial action, 6 (75%) showed mentalis action and 6 (75%) showed tongue projection. In the electromyography evaluation, a higher muscular activity was verified, in the mouth breathers, when comparing to the nose breathers, in both lips, with a statistical significance. CONCLUSIONS: in this study it was verified that mouth breathers showed significant alterations in the swallowing functions when compared to the nose breathers that were observed through a clinical examination and electromyography evaluation.
  • O uso da ausculta cervical na inferência de aspiração traqueal em crianças com paralisia cerebral Artigos Originais

    Furkim, Ana Maria; Duarte, Silvana Triló; Sacco, Andrea de Freitas Baldi; Sória, Franciele Savaris

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: comparar a detectabilidade da ausculta cervical na avaliação clínica com a comprovação da aspiração na videofluoroscopia da deglutição em crianças com paralisia cerebral tetraparética espástica com disfagia orofaríngea. MÉTODOS: estudo retrospectivo com análise de 101 prontuários de crianças, na faixa etária de 1 a 12 anos, pertencentes a uma instituição, com diagnóstico de paralisia cerebral tetraparética espástica e que foram encaminhadas e avaliadas por equipe interdisciplinar. Foi realizada anamnese com avaliação clínica da alimentação com ausculta cervical e videofluoroscopia da deglutição. RESULTADOS: os resultados estatísticos mostraram que há relação significante entre a ausculta cervical positiva e a penetração ou aspiração laríngea constatada na videofluoroscopia da deglutição e que a ausculta cervical negativa está mais associada à não penetração/aspiração. CONCLUSÃO: concluiu-se que a ausculta cervical pode ser utilizada para inferência do risco de aspiração e, portanto, como alerta para atuação precoce nessa população, além da vantagem de ser um método não invasivo.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to compare the efficacy of cervical auscultation during the clinical evaluation with the confirmation of aspiration in the videofluoroscopy of deglutition in oropharyngeal dysphagic children with tetraparetic cerebral palsy. METHODS: retrospective study with analysis of 101 notes of children, between 1 and 12-year old, enrolled in one institution, with the diagnosis of cerebral palsy spastic quadriplegia and referred and evaluated by interdisciplinary team. Clinical history, clinical evaluation of feeding with cervical auscultation and videofluoroscopy of deglutition were performed. RESULTS: the statistical results showed significance between positive cervical auscultation and laryngeal penetration or aspiration during the videofluoroscopy of deglutition and a negative cervical auscultation is correlated to non penetration/aspiration. CONCLUSION: cervical auscultation can be used as an inference to risk of aspiration, therefore a sign to early intervention in this population. Furthermore, it is a non-invasive method.
  • Voz e disfunção temporomandibular em professores Artigos Originais

    Machado, Ilza Maria; Bianchini, Esther Mandelbaum Gonçalves; Andrada e Silva, Marta Assumpção de; Ferreira, Léslie Piccolotto

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a presença e possível correlação entre alteração vocal e DTM, em professores, a partir de dados de avaliação autorreferida, fonoaudiológica, otorrinolaringológica e odontológica. MÉTODOS: participaram deste estudo, 29 professores de uma escola de rede pública do ensino fundamental e médio do município de Sorocaba - SP. Os professores responderam questionário para levantamento de alteração vocal, e de disfunção temporomandibular (DTM). Foram realizadas quatro avaliações: perceptivo-auditiva; otorrinolaringológica; motricidade orofacial e odontológica. A menção a três ou mais sintomas no questionário determinou "presença" de queixa de voz e de DTM. As avaliações: perceptivo-auditiva e otorrinolaringológica concluíram a "ausência" e "presença" de alteração de voz e de laringe. Nas avaliações da motricidade orofacial e odontológica foi considerada DTM quando registrados três ou mais sinais e/ou sintomas, sendo indispensável à presença de dor. Na análise estatística dos dados, foram empregados: teste de Igualdade de Duas Proporções, teste exato de Fisher e de concordância Kappa. RESULTADOS: dentre os participantes, 82,8% fizeram autorreferência à alteração vocal e 62,1% de sintomas de DTM; 51,7% apresentaram alteração de voz na avaliação otorrinolaringológica e 65,5%, alteração de DTM na avaliação odontológica. Na comparação da avaliação de alteração de voz e DTM foi registrada correlação significante presente na avaliação perceptivo-auditiva da voz e de motricidade orofacial para DTM, e com tendência a significância na aplicação do questionário. CONCLUSÃO: os resultados apontam na direção de confirmar a presença de alteração de voz e DTM no grupo de professores pesquisado e correlação entre os mesmos.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the presence and possible correlation between vocal disorders and temporomandibular joint disorders (TMJD) in teachers, from self-reported speech pathological, medical and dental evaluation data. METHODS: 29 public school teachers from the city of Sorocaba - SP took part in this study. The teachers filled out a questionnaire about vocal disorders and on TMJD. The four following assessments were performed: auditory-perceptive, ENT medical assessment, oral-facial mobility, and a dental assessment. The mentioning about three or more symptoms in the questionnaire determined 'presence' of vocal and TMJD complaint. Both auditory-perceptive and ENT evaluations concluded whether there was 'presence' of voice and laryngeal disorders. TMJD was considered present when three or more signs or symptoms, necessarily including pain, were registered during oral-facial mobility and dental assessments. For statistical analysis of the data the following tests were applied: Two Proportions Equality Test, Fischer's Exact Test and Kappa Agreement Test. RESULTS: among the participating subjects, 82.8% reported having a vocal disorder, and 62.1% reported TMJD symptoms; 51.7% showed vocal disorders in ENT evaluation, and 65.5% had TMJD according to dental assessments. When comparing vocal and TMJ disorder assessments, a significant correlation was present for auditory-perceptual and oral-facial mobility for TMJD, with a tendency towards significance also when applying the questionnaire. CONCLUSION: the results point towards confirming the presence of TMJ and vocal disorders in the group of teachers in this research, as well as positive correlations between these two disorders.
  • Triagem auditiva em escolares de 5 a 10 anos Artigos Originais

    Colella-Santos, Maria Francisca; Bragato, Gisele Rasera; Martins, Paula Maria Faria; Dias, Amanda Ballarin

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar o desempenho de escolares na triagem auditiva, considerando-se o sexo masculino e feminino e a faixa etária-grupos I, II e III. MÉTODOS: foram avaliados 287 escolares de cinco a dez anos, do sexo feminino e masculino, que frequentavam o PRODECAD (Programa de Desenvolvimento e Integração da Criança e do Adolescente) da UNICAMP. A triagem auditiva foi constituída pela meatoscopia, imitanciometria - timpanometria e pesquisa do reflexo acústico, além dos testes que compõem a avaliação simplificada do processamento auditivo. RESULTADOS: na imitanciometria, 60,6% (N=174/287) dos escolares passaram. Constatou-se que houve diferença estatisticamente significante entre a curva timpanométrica e os grupos estudados. A curva do tipo A foi mais frequente nas crianças maiores, do grupo III. Além disso, o Grupo III apresentou maior número de resposta presente para o reflexo acústico, sendo a diferença entre os grupos estudados estatisticamente significantes. Observa-se que os escolares desse estudo apresentaram mais dificuldade em memorizar sequência de sons ou ordenação temporal do que localizar a fonte sonora. CONCLUSÃO: com base na análise dos resultados obtidos neste estudo foi possível concluir que na imitanciometria, 60,6% dos escolares passaram, ou seja, apresentaram condições de orelha média normais, além de integridade de vias auditivas até o tronco encefálico. Passaram na triagem do processamento auditivo, 56% dos escolares. Com relação aos grupos estudados, os grupos I e II apresentaram um número maior de crianças que falharam na triagem auditiva, considerando-se tanto a imitanciometria, como os testes de processamento auditivo.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze schoolchildren's performance in hearing screening, considering male and female genders and ages in groups I, II and III. METHODS: two-hundred and eighty-seven male and female schoolchildren, 5 to 10-year old, who attended the Child and Adolescent Program - University of Campinas (Prodecad/Unicamp), were evaluated. Hearing screening was constituted by meatoscopy, imitanciometry - tympanometry, and acoustic reflex research, in addition to tests which comprise the simplified evaluation of hearing process. RESULTS: considering imitanciometry, 60.6% of schoolchildren presented normal median ear conditions, in addition to integrity of hearing tracts up to encephalic trunk. Fifty-six percent of schoolchildren presented good results in the hearing screening process. Groups I and II presented a larger number of children who failed in hearing screening, considering either imitanciometry or hearing processing tests. CONCLUSION: hearing screening is an effective way to determine the adequate conduct to be adopted with schoolchildren regarding peripheral hearing loss and/or hearing abilities.
  • Estudo das emissões otoacústicas - produto de distorção durante a prática esportiva associada à exposição à música Artigos Originais

    Côrtes-Andrade, Isabela Freixo; Souza, Aline da Silva de; Frota, Silvana Maria Monte Coelho

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: estudar a audição dos alunos de uma academia de ginástica durante o exercício físico, analisando os resultados das emissões otoacústicas - produto de distorção (EOAPD), antes e após a exposição à música eletronicamente amplificada. MÉTODOS: foi aplicado um questionário em 20 indivíduos, sendo os mesmos avaliados por meio das EOAPD, antes e após a execução do exercício físico e exposição à música. RESULTADOS: uma elevada porcentagem de exposições extra-ocupacionais e de lazer (65%) foi encontrada ao analisar as queixas. Observou-se que 40% dos alunos de academia de ginástica apresentaram dores de cabeça e insônia; sete, intolerância para sons intensos; cinco, plenitude auricular e irritabilidade; cinco, nervosismo; quatro, tontura; e três relataram apresentar zumbidos após as aulas. No teste de EOPD, houve presença de respostas em 100% das orelhas testadas no momento 1 (M1), porém, no momento 2 (M2), houve presença de resposta em 75%. As frequências que apresentaram maior percentual de falhas no momento 2 (M2) foram 3KHz, 4KHz e 5 KHz. CONCLUSÃO: exercício físico associado a elevados níveis de pressão sonora de música provocam alterações nas EOA-PD, principalmente nas frequências de 3000Hz, 4000Hz e 5000Hz. Desse modo, alunos de academia de ginástica que ficam expostos à música eletronicamente amplificada podem estar prejudicando a audição. Há necessidade, portanto, das academias avaliarem as condições acústicas de suas salas de aulas, a partir da análise de profissionais especializados no intuito de verificarem os níveis sonoros, desse modo, observando se estes (NPS) estão compatíveis com os valores recomendados pela lei.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to study the hearing of individuals in a fitness gym while exercising, analyzing their distortion product evoked otoacustic emissions (DPOAE) test after and before exposure to electronically amplified music. METHODS: a questionnaire was applied to 20 individuals and evaluated through DPOAE test after and before physical exercises with electronically amplified music exposure. RESULTS: most of the individuals (65%) had extra-occupational exposure. The most frequent complaints were headache and insomnia (40%); hearing difficulty (35%); aural fullness (25%); irritability and nervousness (25%); dizziness (20%); and tinnitus (15%) after exercises. Although DPOAE occurred in 100% of the ears before the exposure (moment 1 - M1), 25% failed on the second test, after the exercises (moment 2 - M2). The frequencies that most failed in the DPOAE test were 3 KHz, 4KHz and 5KHz. CONCLUSION: this study shows that individuals exposed to electronic amplified music, may have hearing loss complaints and have signs of such loss.
  • Análise comparativa da linguagem oral de crianças ouvintes e surdas usuárias de implante coclear Artigos Originais

    Fortunato, Carla Aparecida de Urzedo; Bevilacqua, Maria Cecília; Costa, Maria da Piedade Resende da

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar e comparar a expressão verbal de crianças ouvintes e crianças usuárias de implante coclear. MÉTODOS: os participantes foram 12 crianças ouvintes, entre 4 anos e 2 mês e 4 anos e 11 meses, e 10 crianças portadoras de perda auditiva neurossensorial profunda, usuárias de implante coclear, de 4 anos e 3 meses a 5 anos e 0 meses. As crianças foram avaliadas por meio da Escala de Expressão Verbal da Reynell Developmental Language Scales (RDLS), versão americana, adaptada por Fortunato-Queiroz (2007). Os dados dos dois grupos de crianças foram analisados e comparados entre si. RESULTADOS: as crianças surdas obtiveram um desempenho inferior ao das crianças ouvintes quanto à expressão verbal. Três crianças implantadas obtiveram resultados próximos ao considerado como padrão pela pesquisa, ou seja, aos resultados das crianças ouvintes. CONCLUSÃO: os resultados obtidos pelas crianças deficientes auditivas, usuárias de IC, foram inferiores aos seus pares ouvintes. As crianças surdas que apresentaram as maiores pontuações foram as que possuíam maior tempo de uso do IC e menor tempo de privação sensorial.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze and compare the verbal expression of children without hearing impairment and deaf children using cochlear implants. METHODS: the participants were twelve children without hearing impairment, with ages between four years two months and four years eleven months and ten deaf children using cochlear implants with age between four years and three months and five years and zero months. The children were evaluated using the Verbal Expression Scale of Reynell Developmental Language Scales (RDLS), American version, adapted by Fortunato-Queiroz (2007). The data of the two groups of children were analyzed and compared. RESULTS: the deaf children had a worse performance when compared to the children without hearing impairment. Three deaf children had results that approximate the results of the children without hearing impairment, accepted as normal standard in this work. CONCLUSION: the results of the deaf children using cochlear implants were inferiors yours pairs listeners. The deaf children who showed the biggest punctuations were the ones with shorter time of hearing sense deprivation and longer time using the cochlear implant.
  • Estudo da equivalência entre as listas de sentenças em Português Artigos Originais

    Santos, Sinéia Neujahr dos; Daniel, Raquel Cristina; Costa, Maristela Julio

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a equivalência entre as listas de sentenças do teste Listas de Sentenças em Português, proposto por Costa em 1998. MÉTODOS: as informações foram retiradas de um banco de dados de um projeto de pesquisa. Foram selecionados 240 indivíduos que possuíam no mínimo o ensino médio completo, com idade entre 18 e 30 anos e apresentarem limiares de audibilidade dentro da normalidade. Os Limiares de Reconhecimento de Sentenças no Silêncio e no Ruído foram pesquisados em cada orelha separadamente através de fones auriculares. No Limiar de Reconhecimento de Sentenças no Ruído, fala e ruído foram apresentadas ipsilateralmente. RESULTADOS: ao comparar os resultados encontrados entre as listas, obteve-se uma diferença média de 0,03 dB NA a 0,86 dB NA no silêncio e de 0,04 dB NA a 1,06 dB NA no ruído. Observou-se também que os valores mínimos e máximos nas seis listas foram muito próximos. CONCLUSÃO: observou-se que na aplicação do teste Listas de Sentenças em Português, através de fones auriculares, tanto no silêncio como no ruído, foram obtidos resultados similares nas listas 1B, 2B, 3B, 4B, 5B e 6B, mostrando haver equivalência entre as listas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate the equivalence among of sentence lists of the test: Lists of Sentences, in Portuguese, proposed by Costa in 1998. METHODS: the information was taken from a database of a research project. 240 individuals with at least complete high-school, 18 to 30-year old and having normal audibility thresholds, were studied. The Sentence Recognition Thresholds under Silence and under Noise were separately searched in each ear through earphones. In The Sentence Recognition Thresholds under the Noise, speech and noise were presented at the same ear. RESULTS: comparing the results among the lists, we find average difference of 0.03 dB NA to 0.86 dB NA under silence and 0.04 dB NA to 1.06 dB NA under noise. The minimum and maximum values in the six lists were very close. CONCLUSION: it was observed that in the application of the test Lists of Sentences in Portuguese, through earphones, both under silence as well as under noise, similar results were obtained in the lists 1B, 2B, 3B, 4B, 5B and 6B, showing equivalence among the lists.
  • A auto-percepção da saúde auditiva e vestibular de trabalhadores expostos a organofosforados Artigos Originais

    Hoshino, Ana Cristina Hiromi; Pacheco-Ferreira, Heloisa; Taguchi, Carlos Kazuo; Tomita, Shiro; Miranda, Maria de Fátima

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: caracterizar os sintomas auditivos e vestibulares de trabalhadores rurais expostos aos agrotóxicos organofosforados. MÉTODOS: foi realizado um estudo epidemiológico descritivo com uma amostra de 50 trabalhadores rurais. A faixa etária variou de 21 a 59 anos, média de 38,3 anos, sendo 20 (40%) trabalhadores de sexo masculino e 30 (60%) de sexo feminino. Foi utilizado um questionário com perguntas relacionadas à saúde auditiva e dados sobre tempo de exposição ao agrotóxico. RESULTADOS: os resultados mostraram que 38 trabalhadores (76%) referiram ter apresentado pelo menos um episódio de tontura em sua vida e destes, 29 (58%) trabalhadores ainda sentem tontura; 27 (54%) sentem zumbidos; 23 (46%) sentem a orelha abafada; 37 (74%) acham que possuem boa acuidade auditiva, porém 35 (70%) acham que, sentem dificuldades na compreensão de palavras, sugerindo que os agrotóxicos podem induzir alterações do sistema auditivo e vestibular por meio de uma intoxicação lenta e silenciosa. CONCLUSÃO: a tontura e a perda auditiva aparecem como sintomas subjetivos e constantes da exposição ocupacional podendo ser um sinal precoce da intoxicação, prejudicando a qualidade de vida destes trabalhadores.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to characterize the auditory and vestibular symptoms of rural workers under an environmental exposed of organophosphate pesticides. METHODS: this is a descriptive epidemic study that evaluated 50 workers. The age group varied from 21 to 59 years with a mean age of 38.3 years. There were 20 (40%) male and 30 (60%) female workers. A questionnaire was used with questions related to the auditory health in addition to some specific questions on time exposure. RESULTS: the results showed that 38 (76%) workers showed dizziness and 29 (58%) of them continued showing these symptom; 27 (54%) related tinnitus; 23 (46%) fullness sensation. 37 (74%) workers don't have problem with hearing but 35 (70%) can't understand very well the spoken words. Data suggest that the pesticides induce auditory and vestibular system alterations. It is possible to affirm that it is a slow, insidious and silent intoxication. CONCLUSIONS: dizziness and hearing loss are a constant and subclinical symptoms in occupational exposure suggesting a precocious intoxication signal, harming the quality of life of these workers.
  • O uso do portfólio na formação em fonoaudiologia sob o eixo da integralidade Artigos Originais

    Chun, Regina Yu Shon; Bahia, Mariana Mendes

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: investigar o portfólio como instrumento de avaliação e aprendizagem em um Curso de Fonoaudiologia e verificar as expectativas e conhecimento acerca da Fonoaudiologia. MÉTODOS: pesquisa retrospectiva de abordagem qualitativa e quantitativa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, corpus de 24 sujeitos, do 1º ano do curso de graduação em Fonoaudiologia que cursaram a disciplina História da Fonoaudiologia. A coleta de dados ocorreu por meio de portfólios e depoimentos escritos dos sujeitos. Foram aceitas mais de uma resposta nas categorias de análise. Para análise estatística foram utilizados os Testes Exato de Fischer e Qui-Quadrado. RESULTADOS: os portfólios evidenciam quanto à visão inicial da Fonoaudiologia que 53% dos sujeitos (n=15) indicaram conhecer a profissão por contato anterior e 40% referiram pouco conhecimento da profissão ao ingressar no Curso. 71% dos sujeitos (n=24) apontaram o ajudar/lidar com as pessoas como uma das principais razões da escolha da Fonoaudiologia. Quanto aos depoimentos escritos, 71% (n=24) dos sujeitos referiram que o portfólio possibilitou reflexão e 50% que foi um meio de aquisição de conhecimento quanto à contribuição do portfólio. CONCLUSÃO: os achados mostram que o portfólio se constitui como importante instrumento processual e reflexivo. Verificam-se mudanças no decorrer da disciplina, em relação às expectativas iniciais e ao conhecimento dos sujeitos acerca da Fonoaudiologia. Contribui para a definição da escolha da profissão, em alguns casos, e favorece a percepção acerca do papel das demais disciplinas, angústias comuns entre os alunos, nessa época da graduação.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to study the portfolio as a reflective tool for assessment and learning in a Speech and Language Pathology Course (SLP) and to investigate what the students expect and know about SPL field. METHODS: a retrospective study that is both qualitative and quantitative and approved by the Ethics in Research Commission. There were 24 participants who were first year students of a university level (SLP) and who were enrolled in a SLP History course. Data were collected using portfolios and reports written by the participants. More than one answer per category of analysis was acceptable. Statistical analysis was done with the Fischer's Exact Test and Chi-Square. RESULTS: as for the initial views of the SLP field, the portfolios show that 53% of the subjects (n=15) reported that they knew about the profession from earlier contact, while 40% reported little knowledge of the profession before registration. Due to the written reports, 71% of the subjects (n=24) indicated that the portfolios promote reflections and 50% indicate the contribution of the portfolio as a mean of acquisition of knowledge. CONCLUSION: the findings demonstrate the portfolio as an important tool in an ongoing reflective evaluation. There were changes about the initial impressions the undergraduates brought with them, as to their expectations and knowledge on SLP. This instrument contributes for defining the choice of profession, in some cases, and encourages the perception about the role of other disciplines, common doubts among students at this graduation period.
  • Do herpes e suas implicações audiológicas: uma revisao de literatura Artigos De Revisão

    Schuster, Larissa Cristina; Buss, Ceres

    Resumo em Português:

    TEMA: herpes e audiologia. OBJETIVO: realizar revisão teórica principalmente sobre os vírus herpes simples tipo 1, herpes simples tipo 2 e varicela-zoster, bem como sobre seus efeitos na audição humana. Esses se constituem nos tipos de vírus herpéticos humanos de maior relevância para a área da Audiologia dentro da ciência da Fonoaudiologia e, no entanto, são pouco conhecidos e estudados, especialmente no Brasil. MÉTODOS: realizou-se pesquisa em bases de dados eletrônicas nacionais e internacionais, incluindo SciELO, MEDLINE e LILACS, a partir da seguinte combinação de descritores: herpes simplex/zoster X hearing loss ou deafness. Foram selecionados estudos publicados desde a década de 90 até os dias atuais, relevando-se aqueles que contivessem maior valor informativo, contribuindo para os objetivos do presente trabalho. CONCLUSÃO: os vírus herpéticos estudados apresentam estreita relação com distúrbios auditivos, independentemente da idade em que o sujeito é acometido.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: herpes and audiology. PURPOSE: to promote a theoretical approach mainly on herpes simplex virus type 1, herpes simplex virus type 2 and varicella zoster virus, and their effects on human hearing. Although representing the most relevant human herpetic viruses for the area of Audiology within the Speech and Language Pathology Science, these viruses are little studied and known, especially in Brazil. METHODS: a research was carried out in national and international electronic databases, including SciELO, MEDLINE and LILACS, and using the following keyword combinations: herpes simplex/zoster X hearing loss or deafness. Studies published from the 90's until today were selected, revealing those that would contain the highest informative value, which would thus contribute for the objectives of this work. CONCLUSION: the studied herpetic viruses show strict relation with hearing disorders, regardless of the age in which the patient is affected.
  • Conforto e fonação com a nova geração de bráquetes ortodônticos linguais individualizados Artigos De Revisão

    Araújo, Adriano Marotta; Silva, Fernanda de Oliveira e; Ursi, Weber José da Silva; Werneck, Eduardo César

    Resumo em Português:

    TEMA: recentemente o número de pacientes desejando um tratamento ortodôntico e estético ao mesmo tempo aumentou consideravelmente. A técnica lingual oferece a opção mais estética de tratamento ortodôntico, pois os bráquetes ficam invisíveis colados na superfície lingual dos dentes e os lábios não ficam protuberantes. Apesar da grande vantagem estética, essa terapia possui desvantagens como restrição no conforto oral, na fala, na higiene, irritações na língua, restrição no espaço da língua e dificuldades na alimentação. Para amenizar essas desvantagens uma nova geração de bráquetes linguais otimizados ao máximo através da individualização das bases dos bráquetes, da posição de colagem e dos fios utilizados no tratamento ortodôntico foi desenvolvida recentemente. OBJETIVO: realizar uma revisão sistemática da literatura para verificar a adaptação do paciente a diferentes dispositivos ortodônticos linguais e a influência desses dispositivos no conforto e na fala, principalmente. CONCLUSÃO: atualmente a literatura suporta que os bráquetes linguais de última geração individualizados por computador proporcionam maior conforto e facilidade na fonação quando comparados aos bráquetes tradicionais da técnica lingual. No entanto, o sucesso na terapia requer orientações detalhadas sobre o potencial de restrição do conforto oral, articulação de palavras, mastigação e higiene oral, independente do sistema de bráquetes a ser utilizado.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: the number of patients desiring an orthodontic and esthetic treatment at the same time recently increased considerably. The lingual technique offers the most aesthetic orthodontic treatment option because the brackets are invisible on the lingual surface of the teeth and the lips are not protruding. Despite the aesthetic advantage, this therapy has disadvantages such as restriction in oral comfort, in speech, in oral hygiene, injuries in the tongue and difficulties for eating. To improve these disadvantages, a new generation of lingual brackets optimized to the maximum through the individualization of the bases, the position of the bracket and wires used in orthodontic treatment have been recently developed. PURPOSE: to make a systematically review of literature to verify the patient's adaptation to different lingual orthodontic devices and the influence of these appliance in comfort and speech, as well. CONCLUSION: the literature currently supports that the latest generation of lingual individualized brackets provides greater comfort and speech easiness when compared to the traditional lingual technique brackets. However, success in therapy requires detailed guidelines on the potential for restriction of the oral comfort, word articulation, chewing and oral hygiene, regardless of the bracket system to be used.
  • Uso do gesto no transtorno autista: estudo de caso único Relatos De Caso

    Prestes, Raquel; Tamanaha, Ana Carina; Perissinoto, Jacy

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar a quantidade e qualidade dos gestos produzidos por uma criança com Transtorno Autista. PROCEDIMENTOS: trata-se de estudo de caso. Foram utilizados critérios para análise quanto à forma, função e tipo de gestos. RESULTADOS: após seis meses de intervenção terapêutica fonoaudiológica foi observado o aumento de gestos com funcionalidade em relação ao período inicial e após um ano, ausência de movimentos aleatórios. CONCLUSÃO: verificou-se aumento na qualidade gestual do caso em questão.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the quantity and quality of gestures produced by an autistic child. PROCEDURES: case report. Criteria were used for analyzing the form, function and type of gestures. RESULTS: after 6-month therapy, the analyzed subject obtained gestures with functionality above the therapy initiation state. After a year of therapy the subject has not produced more random movements. CONCLUSION: improvement was verified in gestural quality in this case report.
  • Linguagem escrita e subjetividade: implicações do trabalho grupal Relatos De Caso

    Machado, Maria Letícia Cautela de Almeida; Berberian, Ana Paula; Santana, Ana Paula

    Resumo em Português:

    TEMA: linguagem escrita e subjetividade no grupo fonoaudiológico. PROCEDIMENTOS: este relato de caso tem por objetivo analisar como sujeitos, que participam de um grupo fonoaudiológico, significam suas histórias com a linguagem escrita e como tal grupo pode constituir-se como um espaço para a ressignificação de tais histórias. O material do estudo clínico foi coletado a partir do atendimento grupal envolvendo nove adolescentes, inseridos no Ensino Fundamental da Rede Pública de Curitiba, encaminhados pela escola para tratamento fonoaudiológico, com queixa de distúrbio de leitura e escrita. Tal atendimento foi realizado, durante um ano, na Clínica Fonoaudiológica da Universidade Tuiuti do Paraná. Os encontros eram semanais, com duração de duas horas, totalizando 48 sessões. A coleta de dados foi realizada a partir de vídeo-gravações e do registro diário das sessões. Foram selecionados seis episódios considerados significativos para a análise da temática. RESULTADOS: a pesquisa indicou que os sujeitos estabeleciam uma relação de sofrimento com a escrita a partir da qual assumiam uma posição de incompetência em ler e escrever. A partir do processo terapêutico foi possível ressignificar as relações dos adolescentes com essa modalidade de linguagem, de forma que puderam assumir diferentes posições e um lugar de autoria e de interlocutor capaz. CONCLUSÃO: o grupo fonoaudiológico construiu-se como um espaço de troca para que os sujeitos estabelecessem uma relação significativa com a leitura e a escrita, propiciando condições fundamentais para a ressignificação dos sintomas e para a interação com diversos textos escritos, promovendo, assim, mudanças na relação do sujeito com sua linguagem.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: written language and subjectivity in a speech language therapy group. PROCEDURES: this paper aims to analyze how individuals that participate in a speech language therapy group, signify their stories by using the written language and how this process can constitute an opportunity to recreate their meanings. The data for this clinical study was collected in a group therapy involving 9 teenager students from public schools of Curitiba, with the complaint of reading and writing disorders. The group therapy was realized during one year inside the Speech language therapy clinic in Tuiuti University of Paraná. The meetings occurred every week during two hours totalizing 48 meetings. All data were video recorded and also written in a session diary. Six episodes considered very expressive were selected in order to analyze this theme. RESULTS: the research indicated that these individuals had a suffering relation with the written language and that they assumed incapacity positions towards it. It could be possible to observe that the clinical practices inside the group helped to recreate these relations, so that the individuals began to feel capable and assume responsibility positions in reading and writing practices. CONCLUSION: the speech language therapy group was built as a place where the individuals could set up a significant relation with reading and writing, providing key conditions for the re-significance of the symptoms and for interacting with different written texts, promoting thus changes between the individual and his own language.
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