Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

O terceiro volume da Revista CEFAC é composto por 25 contribuições científicas, sendo 19 artigos originais, 1 texto de opinião, 3 relatos de casos e 2 artigos de revisão nas áreas da audiologia, linguagem, saúde coletiva, motricidade orofacial e voz.

Quanto aos artigos originais, o primeiro estudo é de Neto, Stroppa, Parrera, Maximiano e Hidalgo, sobre a Reabilitação vestibular em portadores de vertigem posicional paroxística benigna. O segundo estudo é de Cortes-Andrade, Bento e Lewis, sobre as Emissoes otoacusticas evocadas por estimulo transiente: protocolo de triagem auditiva neonatal. Alves, Rossi, Pranke e Lemos, apresentam o terceiro estudo sobre a Influência do gênero no equilíbrio postural de crianças com idade escolar. Fernandes, Gil, Santa Maria e Azevedo apresentam o quarto estudo referente ao Potencial evocado auditivo de Tronco Encefálico por via óssea em indivíduos com perda auditiva sensorioneural. O quinto estudo é de Braga, Martins, Queiroz e Câmara, sobre o Perfil mercadológico do fonoaudiólogo atuante n área de audiologia clinica. Sagrilo e Ferreira apresentam o sexto estudo sobre a Diferença entre span verbal e visual nos gêneros: estudo piloto. A Comunicação aumentativa alternativa na sessão de fisioterapia é a sétima contribuição de Bortagarai e Ramos.

O oitavo estudo é sobre a Ocorrência das estratégias de reparo para os fonemas plosivos, considerando o grau do desvio fonológico de autoria de Berticelli e Mota. Perilo, Freitas, Cardoso, Motta e Alves apresentam o nono estudo referente as Habilidades cognitivo-linguísticas e sua relação com características respiratórias. O décimo estudo é apresentado por Salvador, Tessitore, Pfeilaticker, Paschoal e Nemr sobre a Mensuração com paquímetro digital na paralisia facial periférica de Bell. O décimo primeiro estudo é de Martinelli, Marchesan e Berretin-Félix sobre o Protocolo de avaliação do frênulo lingual para bebês: relação entre aspectos anatômicos e funcionais. A décima segunda contribuição de Manzi, Peyneau, Di Ninno, Lopes, Silveira e Machado discorre sobre A relação entre disfunção temporomandibular e disfunção tubária em pacientes fissurados.

Crianças usuária de Implante Coclear apresentam parâmetros vocais diferentes dos parâmetros vocais das crianças usuárias de AASI é o décimo terceiro estudo de autoria de Souza. O décimo quarto estudo é de Christmann, Scherer, Cielo e Hoffmann sobre a Tempo máximo de fonação de futuros profissionais da voz. Ribeiro, Gama, Bassi e Teixeira apresentam o décimo quinto estudo sobre o Tratamento fonoaudiológico nas disfonias: Parâmetros vocais, laríngeos e de auto-percepção.

A décima sexta contribuição de Costa, Lacerda e Marques é sobre o Ruído no contexto hospitalar: impacto na saúde dos profissionais de enfermagem. O estudo intitulado Assistência pré-natal na percepção de puérperas provenientes de diferentes serviços de saúde é a décima sétima contribuição de autoria de Ceron, Barbieri, Fonseca e Fedosse. Menezes, Barbosa, Souza, Freire e Garcia apresentam o décimo oitavo estudo intitulado Ocorrência de rinite, respiração oral e alterações orofaciais em adolescentes asmático.

Os autores Ferreira, Silva, Martins-Reis, Friche e Santos apresentam o décimo nono estudo sobre a Distribuição dos fonoaudiólogos na atenção à saúde no estado de Minas Gerais entre 2005 e 2010. O vigésimo estudo é um relato de caso sobre Terapia fonológica com uso de computador: relato de caso é de autoria de Pereira, Brancalioni e Keske-Soares. A vigésima primeira contribuição é de Mazzochi e Aita referente a Direcionalidade e Reconhecimento de Fala no Ruído: estudo de quatro casos

A vigésima segunda contribuição é sobre a descrição de um Estudo eletropalatográfico de fones nasais em individuo com fissura labiopalatina de autoria de Jesus e Reis. O artigo de revisão intitulado Influência da levodopa sobre a fase oral da deglutição em pacientes com Doença de Parkinson é o vigésimo terceiro estudo apresentado por Mancopes, Busanello-Stella, Finger, Neu, Pacheco e Torriani.

O vigésimo quarto é um artigo de revisão sobre o Tratamento médico e fonoaudilógico da disfonia espasmódica de autoria de Fabron, Nóbile, Viviane Marino, Sebastião e Onofri. O texto de opinião intitulado Distúrbio específico de linguagem: a relevância do diagnóstico inicial de autoria de Oliveira e Schier é a vigésima quinta e última contribuição científica deste volume.

Finalizo este editorial chamando a atenção do leitor para mais uma mudança que ocorrerá nesta Revista. A partir da próxima edição haverá um aumento do número de contribuições científicas publicadas com o objetivo de diminuir o tempo de espera de publicações de artigos pelos autores, como também, aumentar a visibilidade de estudos realizados e desenvolvidos na Fonoaudiologia nas diferentes áreas.

Profa. Dra. Simone Aparecida Capellini

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Jul 2013
  • Data do Fascículo
    Jun 2013
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br