Acessibilidade / Reportar erro

Consciência fonológica em estudantes com baixa visão e em estudantes com visão normal: estudo comparativo

RESUMO

Objetivo:

avaliar e comparar a consciência fonológica de alunos com baixa visão e de alunos com visão normal.

Metodos:

trata-se de uma pesquisa transversal, descritiva e quantitativa que foi realizada por meio da aplicação da prova de Consciência Fonológica por Produção Oral, que é composta por dez subtestes, com quatro itens cada. Participaram do estudo 15 alunos com baixa visão que contituíram o Grupo Estudo, e 15 alunos com visão normal que constituíram o Grupo Controle, com idades entre 8 e 14 anos, que estavam matriculados no ensino fundamental de escolas públicas de um município do interior de São Paulo.

Resultados:

para os questionários referentes à Síntese Fonêmica, Rima, Segmentação Fonêmica, Manipulação Silábica, Manipulação Fonêmica, e nos dois questionários de Transposição Fonêmica, o p.valor encontrado foi menor do que 1%, fazendo assim que seja rejeitada a igualdade nos resultados dos questionários considerando o nível de significância de 1%. Na análise da variância para a soma dos pontos adquiridos em todos os questionários verifica-se uma diferença estatisticamente significante considerando o nível de significância de 1%, pois o p.valor obtido foi menor que 1%.

Conclusão:

o Grupo Estudo, representado por alunos com baixa visão, apresentou resultados inferiores na maioria dos subtestes da Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral, com exceção da prova de Síntese Silábica, na qual apresentaram resultados iguais aos do Grupo Controle, representado pelos alunos com visão normal.

Descritores:
Baixa Visão; Linguagem; Consciência Fonológica

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br