Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

O terceiro volume da Revista CEFAC em 2014 é composto por 35 contribuições científicas, sendo 29 artigos originais, 4 artigos de revisão e 2 relatos de casos.

Quanto aos artigos originais, o primeiro estudo é de Garcia, Azevedo, Didoné e Testa sobre o Potencial Evocado Auditivo de Estado Estável por via aérea e via óssea em crianças de zero a seis meses sem e com comprometimento condutivo. O segundo estudo é de Romero, Gução, Delecrode, Cardoso, Misquiatti e Frizzo sobre a Avaliação comportamental e eletrofisiológica no transtorno do espectro autístico. Iizuka e Gil apresentam o terceiro estudo sobre Avaliação audiológica em funcionários de um hospital público expostos a ruído. Moreira e Gonçalves apresentam o quarto estudo referente A eficácia de oficinas como ações educativas em saúde auditiva realizadas com trabalhadores expostos ao ruído. O quinto estudo é de Soares, Gonçalves, Teixeira, Romualdo e Santos sobre a Influência da reabilitação vestibular na qualidade de vida de indivíduos. Ferreira, Ribeiro, Pestana e Lima apresentam a sexta contribuição sobre a Prevalência de tontura em idosos de um grupo de terceira idade. Cibian e Pereira apresentam o sétimo estudo sobre a Resolução Temporal Auditiva na Migrânea Menstrual.

O oitavo estudo é sobre o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico por frequência específica por via aérea e via óssea em crianças ouvintes de autoria de Ramos e Lewis. Fonseca e Iorio apresentam o nono estudo referente as Próteses auditivas dispensadas pelo SUS e qualidade de vida. O décimo estudo é apresentado por Barcelos e Dazzi sobre os Efeitos do MP3 Player na audição. O décimo primeiro estudo é de Fernandes, Sousa e Costa-Guarisco sobre o Estudo do reconhecimento de fala nas perdas auditivas neurossensoriais descendentes. A décima segunda contribuição de Gois, Gois, Pereira e Taguchi discorre sobre o Estado mental e impacto do zumbibo em idosos.

Distúrbios de fala e dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental é o décimo terceiro estudo de autoria de Goulart e Chiari. O décimo quarto estudo é de Gonçalves e Crenitte sobre as Concepções dos professores de ensino fundamental sobre os transtornos de aprendizagem. Ribeiroe Lamônica apresentam o décimo quinto estudo sobre as Habilidades comunicativas de crianças prematuras e prematuras extremas.

A décima sexta contribuição de Flores e Souza é sobre os Diálogos de pais e bebês em situação de risco ao desenvolvimento. O estudo intitulado Avaliação da linguagem após acidente vascular cerebral em adultos no Estado de Sergipe é a décima sétima contribuição de autoria de Arruda, Reis e Fonseca. Andrade, Silva-Munhoz e Limongi apresentam o décimo oitavo estudo intitulado O uso da comunicação suplementar e/ou alternativa no trabalho com a morfossintaxe em adolescentes com síndrome de Down.

As autoras Alves, Souza, Souza, Lodi, Ferreira, Siqueira e Celeste apresentam o décimo nono estudo sobre o Processamento fonológico em indivíduos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Neu, Silva, Mezzomo e Busanello-Stella apresentam o vigésimo estudo sobre Aleitamento: relação com hábitos de sucção e aspectos socioeconômicos familiares. Lopes, Godoy, Motta, Gonzalez, Fernandes, Giannasi, Ferrari e Bussadori apresentam o vigésimo primeiro estudo sobre Avaliação da relação entre disfunção temporomandibular e dimensão vertical de oclusão em crianças de 7 a 12 anos. Análise perceptiva e nasométrica da hipernasalidade após a veloplastia intravelar para correção da insuficiência velofaríngea: efeitos a longo prazo é o vigésimo segundo estudo de autoria de Yamashita, Silva, Fukushiro e Trindade. Matsumura, Tonisi, Vecina, Inocêncio, Guimarães e Nemr apresentam o vigésimo terceiro estudo intitulado A percepção do acompanhante e do indivíduo com ronco/sãos antes e após fonoterapia. Brusco e Delgado apresentam o vigésimo quarto estudo intitulado Caracterização do desenvolvimento da alimentação de crianças nascidas pré-termo entre três e 12 meses.

A vigésima quinta contribuição sobre A investigação de um sistema de alimentação em recém-nascidos prematuros a partir de estimulação gustativa é de autoria de Medeiros, Alvelos, Sá, Barros e Raposo. Avaliação do sistema auditivo em agricultores expostos à agrotóxicos de autoria de Kós, Miranda, Meyer e Guimarães é a vigésima sexta contribuição. Lopes, Lima, Silva, Almeida e Almeida apresentam a vigésima sétima contribuição intitulada Preferências dos ouvintes em relação ao sotaque regional em contexto formal e informal de comunicação. Paes, Zambon e Behlau apresentam a vigésima oitava contribuição sobre Sinais e sintomas da disfunção autônoma em professores. Autoavaliação vocal e avaliaçãoo fonoaudiológica da voz de indivíduos com suspeita de câncer tireoidiano dos autores Costa e Pernambuco é a vigésima nona contribuição. Fonoaudiologia como opção de carreira universitária: estudo exploratório é a trigésima contribuição dos autores Guigen, Zabeu, Freire, Campos, Felix e Ferrari.

O trigésimo estudo é uma revisão da literatura sobre O Cuidador adoece: Síndrome de Burnout e fonoaudiologia hospitalar de autoria de Nóbrega e Barboza. O trigésimo segundo estudo é de Silva, Silveira, Curado, Linhares e Griz referente ao Acompanhamento em programas de saúde auditiva infantil: uma revisão integrativa.

A trigésima terceira contribuição é um relato de caso sobre Fonoaudiologia e Saúde Mental: reorientando o trabalho na perspectiva da Atenção Psicossocial de autoria de Arce. O estudo de caso intitulado Evolução comunicativa em gemelares com atraso no desenvolvimento da linguagem é o trigésimo quarto estudo apresentado por Gejão, Nicolielo, Gonçalves, Maximino e Lopes-Herrera. A generalização a partir do tratamento com fricativas: ambientes favoráveis versus ambientes pouco favoráveis e neutros de autoria de Wiethan e Mota é a trigésima quinta contribuição científica.

Finalizo este editorial chamando a atenção dos leitores, autores e pareceristas para as mudanças que ocorreram nesta Revista quanto à submissão de manuscritos. Por favor, fiquem atentos as normas que serão descritas em breve na homepage da Scielo e na homepage da Revista CEFAC. Agradeço aos autores e pareceristas pela compreensão e apoio neste momento de mudanças.

Boa leitura!

Profa. Dra. Simone Aparecida Capellini

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    may-jun 2014
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br