Acessibilidade / Reportar erro

Uso da Classificação Internacional de Funcionalidade na Fonoaudiologia: revisão integrativa da literatura

RESUMO

Objetivo:

realizar uma revisão integrativa da literatura sobre o uso da CIF na Fonoaudiologia.

Métodos:

foi realizada uma busca em base de dados nacionais e internacionais, entre 2008 a 2018, considerando os descritores “Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde”, “fonoaudiologia” e “fonoterapia” em português, inglês e espanhol. Foram excluídos artigos duplicados e apresentação de novos protocolos tendo a CIF como base e estudos que não referiram exclusivamente a atuação fonoaudiológica como temática.

Resultados:

foram encontrados 36 artigos, e desses, 9 atendiam aos critérios de inclusão. Os artigos foram categorizados em subáreas da Fonoaudiologia, bem como quanto ao tipo de estudo, sendo em sua maioria da subárea da linguagem e do tipo estudo de caso.

Conclusão:

os estudos, apontam que a CIF pode contribuir para a construção de projetos terapêuticos singulares numa abordagem mais ampla de saúde na clínica fonoaudiológica, porém, entende-se ser necessário o desenvolvimento de mais pesquisas sobre o tema com aplicação nas demais áreas da Fonoaudiologia.

Descritores:
Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde; Fonoterapia; Fonoaudiologia

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br