Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos das ações fonoaudiológicas em grupo voltadas à saúde vocal do professor: uma revisão integrativa da literatura

RESUMO

Objetivo:

realizar uma revisão integrativa sobre os efeitos das ações fonoaudiológicas em grupo voltadas à saúde vocal do professor, além de identificar, avaliar e discutir as abordagens terapêuticas, os instrumentos de avaliação, duração das ações e número de encontros, e efetividade destas, a partir de artigos publicados entre os anos de 2007 e 2017.

Métodos:

a pesquisa foi realizada a partir dos descritores “voz”, “docentes”, “terapia de grupo” e “treinamento da voz” e seus correspondentes na língua inglesa, nas bases de dados: LILACS, SciELO e PubMed.

Resultados:

a busca resultou em 1.944 artigos. Após as etapas de seleção, 9 estudos atenderam os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos.

Conclusão:

as ações fonoaudiológicas em grupo para a saúde vocal do professor geram efeitos na qualidade de vida relacionadas à voz, reduzindo os sintomas vocais e emocionais causados pela multifatoriedade presente no contexto de trabalho. A abordagem terapêutica mais utilizada foi a eclética, bem como houve variações da duração das ações e número de encontros entre os estudos. Dentre os instrumentos de avaliação, a autoavaliação vocal e análise perceptivo-auditiva foram as que mais se destacaram. Além disso, a maioria dos estudos consideraram os resultados de suas ações efetivas.

Descritores:
Voz; Docentes; Processos Grupais; Treinamento da Voz; Promoção da Saúde; Fonoterapia

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br