Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

Este é o suplemento da Revista CEFAC preparado com a orientação da equipe da Scielo para diminuição do tempo de atraso na publicação dos artigos científicos e da difusão de conhecimento científico na área da fonoaudiologia. O suplemento é composto por 15 contribuições científicas, sendo 12 artigos originais, 1 artigo de revisão de literatura e 2 relatos de casos nas áreas da audiologia, linguagem e motricidade orofacial.

Quanto aos artigos originais, Costa, Albiero e Mota apresentam a primeira contribuição sobre os Aspectos da fluência da fala em crianças com e sem desvio fonológico evolutivo. A segunda contribuição é de Giacchini, Mota e Mezzomo sobre as Variáveis relevantes no processo terapêutico para a aquisição do onset complexo na fala de crianças com desvio fonológico. Mezzomo, Vargas e Dias escrevem a terceira contribuição sobre as Estratégias adotadas por crianças com desenvolvimento típico e atípico no domínio da sílaba travada. A quarta contribuição é de Backes, Pegoraro, Costa e Mota sobre a Caracterização das estratégias de reparo incomuns utilizadas por um grupo de crianças com desvio fonológico.

Barberena, Mota e Keske-Soares apresentam a quinta contribuição sobre As mudanças fonológicas obtidas pelo tratamento com o Modelo ABAB-Retirada e Provas Múltiplas em diferentes gravidades do desvio fonológico. Aquisição lexical inicial e verificação da hipótese do viés nominal é a sexta contribuição de autoria de Nóro, Silva, Wiethan e Mota. Mezzomo, Lopes, Abelin e Oppitz apresentam a sétima contribuição sobre Aquisição da sílaba consoante vogal (CV) por criança com desenvolvimento fonológico típico e atípico. O tema Comparação entre a classificação com base em traços e o percentual de consoantes corretas no desvio fonológico é a oitava contribuição apresentado por Giacchini e Mota.

O estudo intitulado A produção do onset complexo: aquisição guiada pela sílaba ou pelo segmento? é a nona contribuição das autoras Lopes, Dias e Mezzomo. Griz, Curado, Silveira, Barbosa, Silva e Meneses apresentam a décima contribuição intitulada Análise dos aspectos socioeconômicos de famílias atendidas em um programa de triagem neonatal al longo de três anos. A décima primeira contribuição Rocha, Rezende, Lima, Borges, Oliveira e Santos sobre as Medidas de biossegurança adotadas por profissionais atuantes em audiologia. A décima segunda contribuição de Ritzel, Berwig, Silva, Mezzomo, Côrrea e Serpa discorre sobre a Posição habitual da língua e dos lábios nos padrões de crescimento anteroposterior e vertical.

O artigo de revisão de literatura é a décima terceira contribuição de Wiethan, Ceron, Marchetti, Giacchini e Mota intitulado O uso da eletroglotografia, eletromiografia, espectografia e ultrassom nos estudos de fala - revisão teórica.

Wiethan e Mota apresentam estudo de caso intitulado A influência da escolha dos sons-alvo e do modelo de terapia em crianças que apresentam dessonorização como décima quarta contribuição. A décima quinta e última contribuição é de autoria Melo, Mota, Mezzomo e Brasil sobre Produção e discriminação do contraste de sonoridade das plosivas nos casos de desvio fonológico.

Finalizo este editorial agradecendo aos autores e pareceristas pelo empenho na missão de transformar a Revista CEFAC em uma revista de qualidade na área da fonoaudiologia no âmbito nacional e internacional!

Profa. Dra. Simone Aparecida Capellini

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Mar 2015
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br