Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

O segundo número de 2015 é composto por 35 contribuições científicas, sendo 28 artigos originais, 4 relatos de casos e 3 artigos de revisão de literatura nas áreas da audiologia, linguagem, saúde coletiva, motricidade orofacial, disfagia e voz.

Quanto aos artigos originais, Fernandes, Abramides, Romero e Teles apresentam a primeira contribuição sobre a Análise comparativa entre as habilidades sociais dos estudantes de jornalismo e fonoaudiologia. A segunda contribuição é de Pinheiro, Muniz, Ramos, Brasolotto e Silverio sobre o Índice de desvantagem para o canto moderno em cantores evangélicos de igrejas tradicionais e pentecostais. Cielo, Gonçalves, Lima e Christmann escrevem a terceira contribuição sobre o Tempo máximo de fonação /a/, tempo máximo de fonação previsto e tipo respiratório de mulheres adultas sem afecções laríngeas. A quarta contribuição é de Oliveira, Fernandez e Gargantini sobre Disfonias Orgânicas por Neoplasias: análise de Diagramas de Desvio Fonatório.

Moreira, Gadenz, Figueiró, Capobianco, Cunha, Ferigolo, Barros e Cassolapresentam a quinta contribuição sobre o Uso de substâncias psicoativas, alterações vocais e qualidade de vida em usuários de drogas. Comparação dos atendimentos fonoaudiológicos virtual e presencial em profissionais do telejornalismo é a sexta contribuição de autoria de Santos, Pedrosa e Mara Behlau. Junior, Carrara-de Angelis e Lima apresentam a sétima contribuição sobre a Qualidade de vida relacionada à voz e à deglutição no curto prazo, em pacientes submetidos à iodoterapia por carcinoma diferenciado de tireoide. O tema Avaliação eletromiográfica da deglutição dos diferentes tipos clínicos da doença de Parkinson nas fases on e off é a oitava contribuição apresentado por Monteiro, Coriolano, Belo, Cabral, Asano e Lins.

O estudo intitulado Ressonância da fala após tratamento cirúrgico da insuficiência velofaríngea secundária à cirurgia ortognática é a nona contribuição das autoras Medeiros, Ferlin, Fukushiro e Yamashita. Almeida, Cola, Magnoni, França, Germini e Silva apresentam a décima contribuição intitulada Impacto da intubação orotraqueal na deglutição do indivíduo pós-acidente vascular encefálico após cirurgia cardíaca. A décima primeira contribuição de Azevedo, Santos e Costa sobre o Desempenho de idosos com adaptação binaural x monoaural em testes de fala no silêncio e no ruído.

A décima segunda contribuição de Romero, Capellini e Frizzo discorre sobre o Processamento auditivo temporal em crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Capacitação de agentes comunitários de saúde na área de saúde auditiva infantil: retenção da informação recebida é a décima terceira contribuição de Araújo, Jacob-Corteletti e Alvarenga. O estudo intitulado Avaliação dos Programas de Triagem Auditiva Neonatal das Maternidades Localizadas no Município de João Pessoa-PB é a décima quarta contribuição de Malheiros e Cavalcanti. Lima, Feliciano e Kovacs apresentam o décimo quinto estudo sobre a Acessibilidade à atenção fonoaudiológica em serviço de média complexidade.

A décima sexta contribuição de Cardoso, Barbosa, Costa, Vieira e Caldeira é sobre os Fatores Associados à Prática do Binge Drinking entre Estudantes da Área da Saúde. O estudo intitulado Nascidos vivos com fissura de lábio e/ou palato: as contribuições da Fonoaudiologia para o Sinasc é a décima sétima contribuição de autoria de Santana , Silva , Brandão, Gomes, Pereira e Rodrigues. Leite, Bittencourt e Silvaapresentam a décima oitava contribuição Fatores socioculturais envolvidos no processo de aquisição da linguagem escrita.

Os atores Brocchi e Oliveira apresentam a décima nona contribuição sobre o Discurso Oral e Escrito de Escolares do Ensino Fundamental. A vigésima contribuição é sobre a Fonologia, processamento auditivo e educação infantil: influências ambientais em crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses de autoria de Souza, Dourado e Lemos. O tema Estratégias na aquisição das obstruentes em dois municípios do Rio Grande do Sul de autoria de Lopes, Vargas e Mezzomo é a vigésima primeira contribuição.

A vigésima segunda contribuição é sobre o Desenvolvimento da linguagem em crianças com implante coclear: terá o género alguma influência? dos autores Ramos, Jorge, Teixeira, Ribeiro e Paiva. O artigo Alterações da linguagem escrita no processo de alfabetização de escolas municipais dos autores Almeida, Kozlowski e Marques é a vigésima terceira contribuição. Tamanaha, Chiari e Perissinoto apresentam a vigésima quarta contribuição intitulada A eficácia da intervenção terapêutica fonoaudiológica nos distúrbios do espectro do autismo. Proposta da utilização da técnica de contagem como preditor da capacidade vital lenta em indivíduos hospitalizados é a vigésima quinta contribuição dos autores Palmeira, Araújo, Escossio, Sarinho, Rizzo, Andrade, Costa e Junior.

O artigo intitulado Representação Social da Terapia da Fala nos Profissionais e Não Profissionais de Saúde Portugueses é a vigésima sexta contribuição de Quintal, Correia, Martins, Roldão, Carvalho e Antunes. Mendes, Soares e Massi apresentam a vigésima sétima contribuição intitulada Percepções dos acadêmicos de fonoaudiologia e enfermagem sobre processos de envelhecimento e a formação para o cuidado aos idosos. A vigésima oitava contribuição é sobre Fonoaudiólogos brasileiros titulados doutores no período de 2009 a 2013: perfil da formação de autoria de Paz-Oliveira, Carmo e Ferreira.

Atuação interdisciplinar odontologia/fonoaudiologia no tratamento de paciente com cárie precoce da infância de autoria de Inagaki, Prado, Iwamoto, Neto, Gavião, Puppin-Rontani e Pascon é a vigésima nona contribuição. Treinamento auditivo na desordem do processamento auditivo: estudo de caso de autoria de Stroiek, Quevedo, Kieling e Battezini é a trigésima contribuição. Os múltiplos aspectos da linguagem em processo demencial: um comparativo entre contexto doméstico e institucional é a trigésima primeira contribuição de autoria de Mello, Garcia e Fedosse.

O artigo de revisão de literatura é a trigésima segunda contribuição de Carvalho, Mancopes e Mota intitulada Discriminação fonêmica na aquisição de L2 em adulto: estudo de caso. Curado, Muniz, Silveira, Silva e Grizapresentam a trigésima terceira contribuição intitulada Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico por Condução Óssea: Uma revisão integrativa.

A trigésima quarta contribuição é de autoria de Furlan intitulada O uso da crioterapia no tratamento das disfunções temporomandibulares. A trigésima quinta e última contribuição é de autoria Lindau, Lucchesi, Rossi e Giacheti sobre Instrumentos sistemáticos e formais de avaliação da linguagem de pré-escolares no Brasil: Uma Revisão de literatura.

Finalizo este editorial desejando uma boa leitura para todos!

Profa. Dra. Simone Aparecida Capellini

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Mar-Apr 2015
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br