RESUMO
Objetivo:
relacionar dois instrumentos de triagem para avaliação do desenvolvimento global e de linguagem de prematuros.
Métodos:
participaram da pesquisa 69 crianças de 0 a 24 meses de idade corrigida, prematuras ao nascimento, que estiveram internadas no setor de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. Utilizou-se uma anamnese e os protocolos Escala de Aquisições Iniciais de Linguagem (ELM) e o Roteiro de Observação e Acompanhamento de Crianças de 0 a 48 meses de idade. Os protocolos foram relacionados entre si, considerando as variáveis categóricas e numéricas de cada instrumento. Para tal, foram considerados percentuais descritivos e testes estatísticos não paramétricos como Qui-quadrado, Spearman e Mann Whitney, Kruskal-Wallis e de correspondências múltiplas (p<0,05).
Resultados:
constatou-se relação significante entre o Roteiro e a Escala ELM, ou seja, a classificação “não esperado para a idade” esteve associada a atraso/patológico do Roteiro e “esperado” relacionou-se com adequado. Observou-se, também, uma relação entre o percentil de ambos os instrumentos (ELM- R=0,564; p=0,000), indicando que ambos parecem se complementar nos resultados da avaliação.
Conclusão:
os protocolos para a avaliação da aquisição da linguagem em crianças mostram-se complementares, fornecendo uma avaliação completa, com dados importantes sobre o desenvolvimento do prematuro.
Descritores:
Recém-Nascido Prematuro; Desenvolvimento Infantil; Desenvolvimento da Linguagem