Acessibilidade / Reportar erro

Análise dos processos fonológicos na aquisição do onset complexo em crianças com desenvolvimento fonológico típico

RESUMO

Objetivo:

descrever e analisar os processos fonológicos produzidos na aquisição do onset complexo por crianças com desenvolvimento fonológico típico entre 3;0 e 5;11 de idade, estudantes de uma creche-escola municipal pública de Maceió-AL.

Métodos:

foram incluídas 31 crianças sem comprometimentos auditivos, motores e(ou cognitivos. Os dados foram coletados por meio da avaliação com o Teste de Linguagem Infantil - ABFW (WERTZNER, 2004) e de fala espontânea. Realizada análise estatística inferencial dos dados com o teste qui-quadrado, considerado alfa significante <0,05, sendo analisados os processos fonológicos na produção do onset complexo.

Resultados:

constatou-se aquisição tardia desse componente silábico, na faixa etária de 5;0-5;11, para os dois tipos de onsets complexos. Em relação à prevalência dos processos fonológicos, foi observada uma diferença estatisticamente significante entre os diferentes processos, com prevalência do processo fonológico de simplificação para C1V, quando considerados os dois tipos de onset complexo, exceto para a faixa de 5 anos, na qual houve uma prevalência do processo de substituição da líquida.

Conclusão:

os processos fonológicos mais observados na fala das crianças foram: simplificação para C1V e substituição de líquida. Essas informações contribuem para a seleção do léxico para a avaliação e tratamento em casos de desenvolvimento atípico.

Descritores:
Fala; Criança; Linguagem; Transtornos da Articulação da Fala

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br