RESUMO
Objetivo:
avaliar o vocabulário expressivo e receptivo de crianças pré-escolares e traçar a relação com diferentes fatores socioeconômicos.
Métodos:
foram avaliadas 108 crianças, com idades entre 4 e 6 anos, sendo 84 de uma pré-escola pública e 24 de pré-escola particular, com os seguintes instrumentos: CMMS - Escala de Maturidade Mental Colúmbia; ABFW; Teste de Vocabulário por Imagens Peabody (TVIP); CONFIAS - Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial; Teste de Nomeação Automática Rápida (NAR); Questionários para a definição de classificação econômica, saúde geral e hábitos familiares. Para as análises estatísticas foram utilizados: o teste não-paramétrico de Kruskal-Wallis, as correções Bonferroni post hoc para verificar diferenças significantes e a correlação de Sperman.
Resultados:
os resultados demonstraram relação estatisticamente significante entre fatores como faixa salarial, escolaridade da mãe e do pai e desempenho nos testes de vocabulário receptivo, expressivo e maturidade mental.
Conclusão:
evidências mostram a relação dos fatores socioeconômicos com o desenvolvimento da linguagem em pré-escolares.
Descritores:
Desenvolvimento da Linguagem; Fatores Socioeconômicos; Vocabulário