Acessibilidade / Reportar erro

A expressividade na avaliação da comunicação do profissional da voz: revisão da literatura

RESUMO

Objetivo:

identificar, por meio de revisão crítica da literatura, quais são os instrumentos utilizados para a avaliação da expressividade de profissionais da voz e quais são os parâmetros abordados nesses instrumentos.

Métodos:

foi realizada uma busca na literatura em quatro plataformas: Scopus, Science Direct, SAGE Journals e Medline. A busca considerou o período de 2006 a 2016 e foram considerados para compor a amostra artigos originais, teses, dissertações e monografias de especialização.

Resultados:

foram encontradas 5.295 produções nas quatro bases de dados. Desses, após os filtros por título da produção, avaliação do resumo, e conteúdo do artigo, restaram 39 artigos com a temática expressividade e profissionais da voz dos quais apenas sete apresentavam algum tipo de instrumento de avaliação fonoaudiológica que abordava a expressividade.

Conclusão:

cinco estudos apresentaram seus instrumentos na íntegra e desses, dois foram publicados em periódicos nacionais, e nenhum deles foi validado. Quando os parâmetros de expressividade são mencionados, os registrados em maior número são os relacionados a expressividade oral. De forma ainda tímida aparecem os parâmetros de expressividade não verbal, com o uso predominante de três variáveis, a saber, expressão facial, gestos e postura.

Descritores:
Comunicação; Voz; Fonoaudiologia; Estudos de Avaliação

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br