Acessibilidade / Reportar erro

Registro de medidas psicoacústicas do zumbido: revisão integrativa

RESUMO

Objetivo:

revisar a literatura nacional e internacional e descrever os métodos usados para a coleta das medidas psicoacústicas do zumbido.

Métodos:

essa revisão integrativa foi realizada por meio da busca de artigos em periódicos especializados, nacionais e internacionais, nos idiomas português e inglês, disponíveis nas bases de dados: PubMed/Medline, BVS - LILACS e SCIELO. As palavras-chaves e descritores utilizados foram: audição, zumbido, medidas psicoacústicas, acufenometria e avaliação e, seus correspondentes em inglês. Os artigos levantados foram lidos e selecionados para a revisão seguindo os critérios de elegibilidade: aqueles que empregaram medidas psicoacústicas do zumbido e com descrição metodológica detalhada do protocolo empregado, em indivíduos normo-ouvintes e com perda auditiva.

Resultados:

foram revisados 12 artigos nos quais as medidas psicoacústicas foram empregadas para a caracterização e mensuração do zumbido, em indivíduos normo-ouvintes e com perda auditiva. Os principais achados referem-se à caracterização da amostra e modo de realização das medidas psicoacústicas.

Conclusão:

o agrupamento de diversos protocolos para avaliação do zumbido, realizado a partir da revisão integrativa de literatura, evidenciou grande heterogenidade dos métodos de realização das medidas psicoacústicas para a mensuração do zumbido para fins clínicos e científicos.

Descritores:
Audição; Zumbido; Perda Auditiva; Psicoacústica

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br