Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida de mulheres submetidas à intervenção miofuncional estética da face - influência da escolaridade

RESUMO

Objetivo:

analisar a influência da escolaridade na qualidade de vida de mulheres submetidas à intervenção miofuncional estética da face.

Métodos:

trata-se de um ensaio clínico, experimental, autocontrolado, realizado na Universidade Aberta à Terceira Idade/UNATI da PUC Goiás. Participaram 44 mulheres, entre 50 e 65 anos, divididas em grupo 1, com nível fundamental e médio e grupo 2, com nível superior, submetidas à intervenção miofuncional estética. Para a análise dos dados utilizou-se o teste T pareado, o teste Levene, o teste T para comparação de médias de grupos independentes e a correlação de Spearman, com nível de significância de 5%.

Resultados:

após a intervenção miofuncional estética observou-se melhora significante no equilíbrio miofuncional orofacial e nas rugas, nos grupos 1 e 2. As médias dos escores dos domínios aspectos físicos e estado geral de saúde apresentaram um aumento significante após a intervenção no grupo 1. Não houve diferença estatística significante da qualidade de vida entre as mulheres nos dois grupos. A correlação entre a escolaridade e os domínios da qualidade de vida foi predominantemente baixa.

Conclusão:

a escolaridade não interferiu na qualidade de vida de mulheres submetidas à intervenção miofuncional estética.

Descritores:
Qualidade de Vida; Escolaridade; Terapia Miofuncional; Estética

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br