Acessibilidade / Reportar erro

Implicações na voz e na deglutição de pacientes com tumores no mediastino

RESUMO

Objetivo:

verificar as implicações na voz e na deglutição em pacientes com diagnóstico de tumores localizados no mediastino.

Métodos:

o estudo foi realizado em 21 indivíduos com idades entre 18 e 60 anos, com diagnóstico de tumores localizado no mediastino. A coleta de dados foi realizada nos ambulatórios de Oncologia Clínica, OncoHematologia e Cirurgia Torácica Oncológica, e nas enfermarias das clínicas acima mencionadas de um hospital de referência em Oncologia. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário próprio para a pesquisa, e da avaliação da voz e da deglutição, por meio dos protocolos CAPE-V e O’Neil, respectivamente.

Resultados:

houve maior prevalência do sexo feminino com média de idade aos 40 anos. Observou maior prevalência de tumores na região anterior do mediastino e dos linfomas do tipo não Hodgkin, no entanto, os linfomas do tipo Hodgkin apresentaram piores resultados em todos os parâmetros da avaliação de voz. Quanto à disfagia, 14 sujeitos apresentaram algum grau de disfagia, compreendendo da disfagia discreta a moderada.

Conclusão:

pacientes com tumores no mediastino apresentam comprometimentos significantes nas funções de voz e deglutição, principalmente nos tumores localizadas na região anterior do mediastino e Linfomas do tipo Hodgkin.

Descritores:
Voz; Deglutição; Neoplasias do Mediastino; Fonoaudiologia

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br