Acessibilidade / Reportar erro

Desempenho em vocabulário de escolares com e sem dificuldades na alfabetização

RESUMO

Objetivo:

comparar o desempenho em vocabulário para verificar a competência lexical de escolares com e sem dificuldades na alfabetização.

Métodos:

93 escolares do 1º ano do ensino fundamental, divididos em GI (50 escolares sem dificuldades) e GII (43 escolares com dificuldades na alfabetização). O Teste de Linguagem Infantil foi aplicado, com enfoque na área de vocabulário, analisado de acordo com aspectos de designação por vocábulo usual, não designação e processo de substituição. Na análise dos dados foi utilizado o Teste de Mann-Whitney com valor de p ≤0,05.

Resultados:

houve desempenhos significantes na comparação entre os grupos em todos os campos conceituais analisados. Não havendo significância para ambos os grupos nos campos conceituais alimentos, móveis e utensílios, locais e profissões em não designação, para meios de transporte em processos de substituição, para brinquedos e instrumentos musicais em não designação e processos de substituição, indicando médias superiores do Grupo I para designação por vocábulo usual e inferiores para não designação e processos de substituição, em comparação ao Grupo II.

Conclusão:

escolares com dificuldades na alfabetização apresentaram maior dificuldade na designação por vocábulo usual e maior índice de erros por processos de substituição e não designação, o que revela um vocabulário deficitário quanto ao acesso lexical em comparação aos escolares sem dificuldades.

Descritores:
Vocabulário; Aprendizagem; Linguagem; Desenvolvimento Infantil; Fonoaudiologia

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br