Acessibilidade / Reportar erro

Análise de discurso e a fonoaudiologia: um diálogo promissor

RESUMO

Objetivo:

há um crescente interesse da Fonoaudiologia por estudos que dirigem seu foco ao discurso, em especial os que centralizam disciplinas indiciárias, como a Análise de Discurso de linha francesa, destaque neste trabalho. Diversas áreas da Fonoaudiologia têm sido beneficiadas ao se aproximar da Análise do Discurso como teoria e método para a pesquisa. Há uma relação de interesses entre ambas que permite o diálogo na busca de respostas às questões recorrentes da prática de cada uma em particular.

Métodos:

identificar artigos e dissertações produzidas na área da Fonoaudiologia que utilizaram a Análise de Discurso de linha francesa como dispositivo teórico-metodológico e compilar seus achados.

Resultados:

foi possível identificar certas propriedades discursivas na gagueira; pontuar a interpretação enquanto técnica terapêutica para agir sobre a fala de pacientes; acolher a demanda de pacientes a partir dos efeitos que o sujeito indicia em seus dizeres; alçar a escuta e a interpretação para o diagnóstico fonoaudiológico comprometido com o sujeito em seu sintoma de linguagem e o assujeitamento do Fonoaudiólogo à ideologia dominante abrindo-lhe um espaço de manobra em sua formação.

Conclusão:

a Análise do Discurso contribui para a problematização do campo fonoaudiológico no que diz respeito ao seu método clínico e sua atuação institucional, discutindo questões ideológicas e questionando a escuta, a interpretação e o discurso, dentro de uma perspectiva que faceia ideologia e subjetividade, podendo servir de instrumento para análise de dados da prática fonoaudiológica.

Descritores:
Fala; Fonoaudiologia; Terapêutica; Audição

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br