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Caracterização das alterações de leitura em crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: revisão de literatura

RESUMO

Objetivo:

caracterizar as alterações de leitura presentes em indivíduos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Métodos:

foram realizadas buscas de publicações nas plataformas PubMed e SciELO de 2006 a 2016 com as palavras-chaves “leitura” e “transtorno do déficit de atenção e hiperatividade”, com seus equivalentes em inglês.

Resultados:

foi encontrado 790 artigos nas duas bases de dados, nas quais 119 eram mais relevantes. Vinte e cinco artigos foram selecionados para a análise, de acordo com a relevância e outros critérios de exclusão/inclusão. Em 21 publicações os indivíduos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade apresentaram pior desempenho em leitura, comparando com seus pares. Desses, 14 estudos identificaram atraso em algumas habilidades relevantes para a leitura: velocidade de processamento, precisão de leitura, consciência fonológica, compreensão e/ou processamento ortográfico.

Conclusão:

estes resultados corroboram outros estudos que verificaram a presença de déficits nas habilidades de leitura em indivíduos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade que podem permanecer até a fase adulta.

Descritores:
Leitura; Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade; Linguagem

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