Acessibilidade / Reportar erro

Triagem auditiva neonatal com emissão otoacústica transiente utilizando estímulo de banda estreita

OBJETIVO:

avaliar a sensibilidade e a especificidade de um equipamento automático de Emissão Otoacustica Evocada Transiente que utiliza um estímulo de banda estreita, Narrow.

MÉTODOS:

foi analisado o resultado da Triagem Auditiva Neonatal de 300 neonatos. A Emissão Otoacústica Evocada Transiente foi realizada com um equipamento portátil automático, com o estímulo de banda estreita - Narrow. Todos os neonatos foram submetidos ao Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico com o estímulo clique, duração 100μs como padrão-ouro.

RESULTADOS:

o percentual de "passa" na Triagem Auditiva Neonatal foi de 90,7%. Considerando os resultados do padrão-ouro, foi observado uma taxa de falso-positivo de 9%. A sensibilidade e especificidade encontradas foram de 100% e 92%, respectivamente.

CONCLUSÃO:

o estímulo de banda estreita - Narrow mostrou-se eficaz para ser utilizado nos programa de Triagem Auditiva Neonatal Universal.

Recém-Nascido; Testes Auditivos; Emissões Otoacústicas Espontâneas; Potenciais Evocados Auditivos, Perda Auditiva


ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br