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Percepção da fala e linguagem de crianças com espectro da neuropatia auditiva: revisão sistemática da literatura

RESUMO

Objetivo:

analisar os resultados de testes percepção da fala e linguagem falada de crianças com espectro da neuropatia auditiva, usuárias de aparelho de amplificação sonora individual ou implante coclear.

Métodos:

revisão sistemática da literatura, baseada no guideline Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. Levantaram-se, em bases de dados, estudos entre 1996 e 2021, que apresentavam os resultados de percepção da fala ou linguagem falada de crianças com espectro da neuropatia auditiva bilateral, sem alterações estruturais da orelha/nervo vestíbulo-coclear, ou comprometimentos associados. Os dados foram analisados descritivamente.

Revisão da Literatura:

dentre 1422 estudos encontrados, 15 foram incluídos. Observou-se variabilidade no tamanho das amostras, tipos de estudos, procedimentos de avaliação e questões metodológicas. O implante coclear e o aparelho de amplificação sonora individual contribuíram para o desenvolvimento da percepção da fala e linguagem falada de crianças com espectro da neuropatia auditiva, pois foram alcançadas habilidades, como a compreensão auditiva e inteligibilidade da fala.

Conclusão:

15 estudos sugeriram que o implante coclear e o aparelho de amplificação sonora individual podem ser efetivos para o desenvolvimento da percepção da fala e linguagem falada de crianças com espectro da neuropatia auditiva sem outros comprometimentos associados. Ressalta-se a necessidade de pesquisas com alto rigor metodológico.

Descritores:
Implantes Cocleares; Auxiliares de Audição; Perda Auditiva; Percepção da Fala; Linguagem Infantil

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