Acessibilidade / Reportar erro

Intervenção educativa sobre prevenção de acidentes infantis domésticos realizada por estagiários de Fonoaudiologia na Unidade de Saúde da Família

RESUMO

Objetivo:

verificar efeito de uma intervenção educativa sobre prevenção de acidentes infantis domésticos realizada por estagiários de Fonoaudiologia.

Métodos:

trata-se de uma pesquisa intervencional com dados primários de pesquisa. A ação foi realizada por duas estagiárias de Fonoaudiologia com 30 responsáveis por crianças que frequentavam uma Unidade de Saúde da Família. Foram utilizadas duas figuras com imagens ilustrando objetos e situações de risco para acidentes e de segurança. Foram elaborados dois roteiros de entrevista que permitiram identificar dados pessoais e os conhecimentos dos responsáveis sobre os riscos para acidentes infantis no ambiente domiciliar antes e após a realização da intervenção educativa.

Resultados:

antes da intervenção os responsáveis identificaram 187 situações para acidente infantil e após 215. Dentre os 30 responsáveis participantes, 23 tiveram mudanças significantes em suas respostas e sete não tiveram modificação nos conhecimentos. A mudança principal foi em relação a “Envenenamento- intoxicação acidental por exposição a outras substâncias químicas nocivas” e “Impacto causado por objeto lançado, projetado ou em queda”.

Conclusão:

a intervenção realizada promoveu aumento de relatos corretos dos participantes e pode ser incorporada às ações de prevenção de doenças realizadas pelos estagiários e profissionais fonoaudiólogos que atuam na atenção básica.

Descritores:
Fonoaudiologia; Prevenção de Acidentes; Prevenção de Doenças; Atenção Primária à Saúde; Educação em Saúde

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br