Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

O terceiro número de 2015 é composto por 35 contribuições científicas, sendo 27 artigos originais, 2 artigos de revisão de literatura 6 relatos de casos nas áreas da audiologia, linguagem, saúde coletiva, motricidade orofacial, disfagia e voz.

Quanto aos artigos originais, Lopes, Vieira, Pena e Lemos apresentam a primeira contribuição sobre A gentes comunitários de saúde: mapeamento de conhecimento antes e após oficinas de instrumentalização. A segunda contribuição é de Telles e Arce sobre Formação e PET-Saúde: experiências de estudantes de Fonoaudiologia na Bahia. Vendruscolo e Souza escrevem a terceira contribuição sobre a Intersubjetividade no olhar interdisciplinar sobre o brincar e a linguagem de sujeitos com risco psíquico. A quarta contribuição é de

Vilanova e Goulart sobre Distúrbios fonoaudiológicos autodeclarados e fatores associados em idosos.

Angst, Liberalesso, Wiethan e Mota apresentam a quinta contribuição sobre Prevalência de alterações fonoaudiológicos em pré-escolares da rede pública e os determinantes sociais. A equipe de enfermagem e a comunicação com o paciente traqueostomizado é a sexta contribuição de autoria de Gaspar, Massi, Gonçalves e Willig. Cielo, Ribeiro, Hoffmann, Gomes e Machado apresentam a sétima contribuição sobre Tempos máximos de fonação de idosas com e sem prótese dentária superior. O tema Atraso de linguagem e desvio fonológico: um continuum ou duas patologia distintas? é a oitava contribuição apresentado por Vargas, Mezzomo e Freitas.

O estudo intitulado Relação entre vocabulário receptivo e expressivo em crianças com transtorno específico de linguagem e fala é a nona contribuição das autoras Armonia, Mazzega, Pinto, Souza, Perissinoto e Tamanaha. Evangelista e Freire apresentam a décima contribuição intitulada Indicadores clínicos de risco para a constituição do sujeito falante. A décima primeira contribuição de Pezarini, Vaz, Paschoal e Chacon sobre Relações entre aspectos ortográficos e fonético-fonológicos de fonemas oclusivos.

A décima segunda contribuição de Misquiatti, Nakaguma, Brito e Olivati discorre sobre o Desempenho de vocabulário em crianças pré-escolares institucionalizadas. Dizziness handicap inventory em um grupo de pacientes submetidos a reabilitação vestibular personalizada é a décima terceira contribuição de Romero, Hayashi, Kishi, Cardoso e Frizzo. O estudo intitulado Triagem Auditiva Neonatal com Emissão Otoacústica Transiente utilizando estímulo de banda estreita é a décima quarta contribuição de Côrtes-Andrade, Sena-Yoshinaga, Almeida e Lewis. Fonseca e Costa-Ferreira apresentam o décimo quinto estudo sobre o Desempenho de idosos com perda auditiva neurossensorial nos testes de processamento auditivo: um estudo longitudinal.

A décima sexta contribuição de Martins, Bassi e Mancini é sobre o Perfil audiológico de idosos submetidos à reabilitação vestibular. O estudo intitulado Prevalência dos Indicadores de Risco para Perda Auditiva nos Resultados 'falha' da Triagem Auditiva Neonatal é a décima sétima contribuição de autoria de Oliveira, Santiago, Valente, Borja e Bernardi. Braga, Pereira e Dias apresentam a décima oitava contribuição Critérios de normalidade dos testes de resolução temporal: RGDT (Random Gap Detection Test) e GIN (Gaps-In-Noise).

Os autores Oliveira, Silva, Magalhães e Santos apresentam a décima nona contribuição sobre a Exposição ao ruído ocupacional pelos tripulantes de ambulâncias. A vigésima contribuição é sobre a Função respiratória em indivíduos com deformidades dentofaciais de autoria de Silva, Brasolotto e Berretin-Felix. O tema Achados da avaliação multiprofissional de crianças respiradoras orais de autoria de Costa, Valentim, Becker e Motta é a vigésima primeira contribuição.

A vigésima segunda contribuição é sobre a Viscosidade e qualidade da imagem do líquido espessado para videodeglutograma com acréscimo do contraste de bário dos autores Queiroz, Barros, Borgo, Marino e Dutka. O artigo Influência da hipermobilidade articular generalizada sobre a articulação temporomandibular, mastigação e deglutição: estudo transversal dos autores Chiodelli, Pacheco, Missau, Silva e Corrêa é a vigésima terceira contribuição. Bossle, Carminatti, Lavra-Pinto, Franzon, Araújo e Gomes apresentam a vigésima quarta contribuição intitulada Medidas antropométricas orofaciais em crianças de três a cinco anos de idade. Comparação entre cirurgia do retalho faríngeo e esfincteroplastia: análise nasométrica e aerodinâmica é a vigésima quinta contribuição dos autores Yamashita, Curiel, Fukushiro, Medeiros e Trindade.

O artigo intitulado Avaliação das habilidades preditoras do sucesso de leitura em crianças de 1 o e 2 o anos do ensino fundamental é a vigésima sexta contribuição de Nicolau e Navas. Silva e Almeida apresentam a vigésima sétima contribuição intitulada Avaliação de recém-nascidos prematuros durante a primeira oferta de seio materno em uma UTI neonatal.

O artigo de revisão de literatura é a vigésima oitava contribuição Itakussu, Valenciano, Trelha e Marchiori intitulada Benefícios do treinamento de exercícios com o Nintendo WII na população de idosos saudáveis. Estimulação sensoriomotora intra e extra-oral em neonatos prematuros: revisão bibliográfica

de autoria de Lemes, Silva, Correr, Almeida e Luchesi é a vigésima nona contribuição. Intervenção nas afasias com o uso da comunicação suplementar e/ou alternativa é um estudo de caso de autoria de Franco, Carleto, Lamônica e Caldana é a trigésima contribuição. Progresso terapêutico de sujeitos submetidos a terapia fonológica pelo modelo de oposições múltiplas: comparação do progresso terapêutico é a trigésima primeira contribuição de autoria de Ceron, Bonini e Keske-Soares.

O artigo Inteligibilidade e Apraxia da da fala: Efeitos do fortalecimento de relações verbais é a trigésima segunda contribuição de Almeida-Verdu, Giacheti, Lucchesi, Freitas, Dutka, Rovaris e Marques. Miranda, Scarpel e Torres apresentam a trigésima terceira contribuição intitulada Efetividade da fonoterapia em pacientes com paralisia facial pós-parotidectomia.

A trigésima quarta contribuição é de autoria de Romão, Cabral e Magni intitulada Intervenção fonoaudiológica precoce num paciente com paralisia facial após otomastoidite. A trigésima quinta e última contribuição é de autoria de Junqueira, Maximino, Ramos, Machado e Fisberg sobre O papel do fonoaudiólogo no diagnóstico e tratamento multiprofissional da criança com dificuldade alimentar: uma nova visão.

Finalizo este editorial desejando uma boa leitura para todos!

Profa. Dra. Simone Aparecida Capellini

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2015
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br