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Estudo comparativo da sensação e repercussão do zumbido na qualidade de vida e postura craniocervical em professores

RESUMO

Objetivo:

verificar se existe correlação entre a sensação e repercussão do zumbido na qualidade de vida e postura craniocervical em professores.

Métodos:

estudo transversal com uma amostra de 90 professores participantes do projeto Pró-Mestre, com média de idade de 47,70 anos, que responderam ao Índice de disfunção Crânio cervical e a escala visual-analógica (EVA) e a adaptação para a língua portuguesa do Tinnitus Handicap Inventory (THI) para verificar o zumbido e sua repercussão na qualidade de vida. Foram aplicados os testes estatísticos pertinentes, adotando o nivel de significancia menor que 0,05.

Resultados:

dos 90 professores 18 (20%) apresentavam zumbido. Houve diferença estatisticamente significante entre a sensação do zumbido pela escala EVA e a postura craniocervical em professores (p <0,001). Também foi encontrada associação entre a queixa de zumbido e a amplitude de movimento com rotação para a direita, sendo que a idade e a inclinação lateral para a direita são fatores independentes no que se refere a sensação de zumbido em professores. Na correlação do THI (total e domínios) apenas a inclinação à esquerda apresentou associação com a mobilidade cervical.

Conclusão:

os resultados da pesquisa demonstraram correlação entre a sensação e repercussão do zumbido na qualidade de vida e postura craniocervical em professores, apontando que estes aspectos devem ser considerados na avaliação de professores com zumbido, além de que, são necessários mais estudos com população de professores, adultos saudáveis, com intuito de ampliar o conhecimento sobre o assunto.

Descritores:
Zumbido; Postura; Docentes; Promoção da Saúde

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