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Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Volume: 51, Publicado: 2024
  • Avaliação do grau de confiança e desenvolvimento de competências em estudantes de graduação em medicina com o uso de simuladores de treinamento urogenital masculino Artigo Original

    Brigo, Malcom Jones Krummenauer; Garbelini, Maria Cecília Da Lozzo; Coelho, Izabel Cristina Meister Martins

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: a formação médica deve fornecer ao futuro profissional, além de conhecimentos teóricos, habilidades gerais e específicas. Na urologia, os simuladores de treinamento urogenital, têm se apresentado como aliado na melhora do grau de confiança e desenvolvimento de competências para estudantes de graduação em medicina. Métodos: pesquisa exploratória descritiva, com abordagem quantitativa, de natureza experimental, do tipo randomizado controlado com recorte transversal. Realizada com os estudantes do 4º ano de medicina de uma Instituição de Ensino Superior no Oeste do Paraná. Resultados: 91 estudantes assistiram a uma aula teórica com explanação completa das atividades a serem realizadas, e responderam ao questionário inicial sobre o grau de confiança para executar tarefas em três estações com simuladores de treinamento urogenital masculino (toque prostático, cateterismo vesical e avaliação escrotal). Destes, 45 receberam orientações e treinamento junto aos simuladores previamente as estações, enquanto 46 deveriam demonstrar habilidades diretamente nas três estações, mimetizando o atendimento ao paciente, apenas com informações das aulas teóricas. Os estudantes que receberam orientação prévia junto aos simuladores, tiveram seus escores no desenvolvimento de competência mais elevados. E, ao repetirem o questionário sobre o grau de confiança para demonstrar habilidades junto aos manequins, houve maior grau de confiança em executar as tarefas, com exceção da execução de uma tarefa considerada mais difícil. Conclusão: houve melhora no grau de confiança e no desenvolvimento de competências dos estudantes de graduação em medicina com as orientações nos simuladores de treinamento urogenital masculino.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: medical training should provide the future professional, in addition to theoretical knowledge, general and specific skills. In urology, urogenital training simulators have been presented as an ally in improving the degree of confidence and development of competencies for undergraduate medical students. Methods: exploratory descriptive research with a quantitative approach, of an experimental nature, of the randomized controlled type with cross-sectional cut. Conducted with the students of the 4th year of medicine of a Higher Education Institution in the West of Paraná. Results: 91 students attended a theoretical class with a complete explanation of the activities to be performed and answered the initial questionnaire about the degree of confidence to perform tasks in three stations with male urogenital training simulators (prostatic touch, bladder catheterization and scrotal evaluation). Of these, 45 received guidance and training with the simulators prior to the stations, while 46 should demonstrate skills directly in the three stations, mimicking patient care, only with information from the theoretical classes. The students who received previous guidance with the simulators had their scores in the development of competence higher. And, when they repeated the questionnaire about the degree of confidence to demonstrate skills with the mannequins, there was a higher degree of confidence in performing the tasks, except for the execution of a task considered more difficult. Conclusion: there was an improvement in the degree of confidence and in the development of competencies of undergraduate medical students with the orientations in the male urogenital training simulators.
  • Registro de Trauma: análise dos Filtros de Qualidade nos pacientes internados Artigo Original

    PIVETTA, LUCA GIOVANNI ANTONIO; ANTUNES, PEDRO DE SOUZA LUCARELLI; SHIMODA, GIOVANNA MENNITTI; PARREIRA, JOSÉ GUSTAVO; PERLINGEIRO, JACQUELINE ARANTES GIANNINNI; ASSEF, JOSE CESAR

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: implementação de Registro de Trauma (RT) através da plataforma REDCap e validação dos Filtros de Qualidade (FQ) desenvolvidos como pontos de melhora no atendimento ao traumatizado. Métodos: implementação de coleta contínua dos dados de todos os pacientes adultos admitidos na sala de Trauma da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e validação destes na plataforma REDCap; realizada coorte retrospectiva dos dados validados em um período de 6 meses e o impacto dos FQ desenvolvidos no tempo de internação hospitalar, complicações e mortalidade dos pacientes. A correlação do comprometimento dos FQ com os desfechos foi obtida através dos testes de Fisher, Qui-Quadrado, Wilcoxon e Kruskal-Wallis, considerando p<0,05 e IC 95% como significativos. Resultados: incluídos no estudo 465 pacientes admitidos no período de estudo, com necessidade de internação em 137 casos (29,5%); o número de FQs comprometidos relacionou-se com maior número de complicações (p=0,075) e maior tempo de internação (p=0,028), sobretudo o atraso na ida ao Centro Cirúrgico de fraturas expostas, que aumentou a incidência de complicações graves (p=0,005). Conclusão: a plataforma REDCap é adequada e útil na implementação de RT, permitindo o uso ético e multicêntrico de dados; os FQs propostos determinam pontos de atenção a serem revistos no atendimento do trauma, permitindo melhorias na qualidade de atendimento ao paciente traumatizado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to consolidate a Trauma Register (TR) trough REDCap data acquisition platform and to validate, in this context, local Quality Indicators (QI) as improvement opportunities in trauma management. Methods: continuous data acquisition of all patients admitted in Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo adult Trauma bay and it’s validation in REDCap platform; 6 months retrospective cohort of QI impact in length of hospitalar stay, complications and mortality. Fisher, Chi-squared, Wilcoxon and Kruskal-Wallis tests were used to correlate QIs fails with the endpoints, considering p<0.05 and CI <95% as statically significant. Results: 465 were admitted in Trauma bay, with 137 patients hospitalized (29.5%); the number of QIs compromised were related with more complications (p=0.075) and increased length of stay (p=0.028), especially the delay in open fracture’s surgical management, which increased the severe complications’ incidence (p=0.005). Conclusion: the REDCap data acquisition platform is useful as a tool for multi center TR implementation, from ethical and logistical point of view; nevertheless, the proposed QIs are validated as attention points in trauma management, allowing improvements in traumatized patients treatment.
  • Expandindo o Ensino de Cirurgia Global no Brasil: Perspectivas após o 35º Congresso Brasileiro de Cirurgia Comunicação Científica

    ALVARES, LUIZA TELLES DE ANDRADE; RANGEL, AYLA GERK; CAMPOS, LETÍCIA NUNES; VIANA, SOFIA WAGEMAKER; KIM, ANA WOO SOOK; SAMPAIO, NATÁLIA ZANETI; FERREIRA, ROSEANNE; SILVA, JOAQUIM BUSTORFF; MOONEY, DAVID P; CAMARGO, CRISTINA PIRES

    Resumo em Português:

    RESUMO O 35º Congresso Brasileiro de Cirurgia foi marcado por discussões inovadoras para a educação cirúrgica no país. Pela primeira vez, o Colégio Brasileiro de Cirurgiões incluiu a Cirurgia Global na pauta principal do congresso, proporcionando uma oportunidade única de repensar como as habilidades cirúrgicas são ensinadas a partir de uma perspectiva de saúde pública. Essa discussão nos leva a considerar por que e como o ensino da Cirurgia Global deve ser expandido no Brasil. Embora pesquisadores e instituições brasileiras tenham contribuído para a expansão do campo desde 2015, as iniciativas de educação em Cirurgia Global ainda são incipientes em nosso país. Basear-se em estratégias bem-sucedidas pode ser um ponto de partida para promover a área entre os profissionais de cirurgia nacionais. Neste editorial, discutimos potenciais estratégias para expandir as oportunidades de educação em Cirurgia Global e propomos uma série de recomendações a nível nacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The 35th Brazilian Congress of Surgery marked a turning point for surgical education in the country. For the first time, the Brazilian College of Surgeons included Global Surgery on the main congressional agenda, providing a unique opportunity to rethink how surgical skills are taught from a public health perspective. This discussion prompts us to consider why and how Global Surgery education should be expanded in Brazil. Although Brazilian researchers and institutions have contributed to the fields expansion since 2015, Global Surgery education initiatives are still incipient in our country. Relying on successful strategies can be a starting point to promote the area among national surgical practitioners. In this editorial, we discuss potential strategies to expand Global Surgery education opportunities and propose a series of recommendations at the national level.
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