Acessibilidade / Reportar erro

Uma análise da identidade gastronômica de um destino turístico do vinho, com base em comunicações digitais

An analysis of the gastronomic identity of a wine tourism destination, based on digital communication

Un análisis de la identidad gastronómica de un destino enoturístico, basado en comunicaciones digitales

Resumo

O estudo contempla a corporação Airbnb – plataforma de locação de imóveis para curtas temporadas –, tanto em sua atuação na cidade colonial mineira de Ouro Preto, quanto em escala mundial. Tal abordagem faz parte de uma reflexão acerca de processos mais amplificados, os quais dizem respeito à lógica produtiva e reprodutiva no tempo- histórico da acumulação flexível (Harvey, 1992), levada a cabo, cada vez mais, por meios tecnocientíficos e informacionais. Dois foram os objetivos traçados: desenvolver um instrumental/software para o levantamento de dados empíricos (sendo este utilizado de forma experimental na referida localidade); e teorizar os processos de produção de mais- valor no contexto do “capitalismo de plataforma” (Srnicek, 2016), contemplando os novos formatos da subsunção do trabalho ao capital. As técnicas para a obtenção de dados e informações adotadas foram as pesquisas documental e bibliográfica, além do software para o levantamento do quantitativo real de imóveis cadastrados em Ouro Preto. A partir da averiguação foi possível expor algumas das mediações da plataforma no âmbito da produção e do consumo, bem como tecer considerações acerca de desdobramentos socioespaciais contraditórios por ela alavancados.

Palavras-chave
Gastronomia; Enoturismo; Imagem; Comunicação digital; Vale dos Vinhedos

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo Rua Silveira Martins, 115 - cj. 71, Centro, Cep: 01019-000, Tel: 11 3105-5370 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: edrbtur@gmail.com