Acessibilidade / Reportar erro

Programa de Gestão e Desempenho: ponte para uberização no serviço público federal brasileiro

Resumo

Objetivo:

analisar a introdução do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Métodos:

o PGD começou a ser implementado na UFF a partir de maio de 2022, este ensaio apresenta as mudanças estabelecidas e discute suas relações com o processo de uberização.

Resultados:

as diretrizes estabelecidas pelo PGD, bem como a experiência inicial de sua implementação na UFF, apontam uma forte influência do ideário que orienta o fenômeno da uberização do trabalho. Ao produzir mudanças profundas na forma de organização e controle das atividades laborais, o PGD traz também potenciais impactos na saúde do trabalhador, destacadamente a maior dificuldade no mapeamento e controle dos riscos nos ambientes de trabalho, que se tornam mais pulverizados; e os efeitos nocivos à saúde mental, provocados por um modelo de gestão baseado no controle rigoroso de processos e cumprimento de metas.

Conclusões:

o programa instituído na UFF guarda muitas relações com o modelo de gestão do trabalho uberizado, que vem se impondo como tendência do capitalismo contemporâneo, impactando, de forma desigual, os trabalhadores. A mudança no modelo de gestão das atividades laborais, imposta pelo programa, aponta para potenciais efeitos sobre a saúde física e mental do trabalhador.

Palavras-chave:
organização e administração; tecnologia da informação; setor público; saúde do trabalhador

Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO Rua Capote Valente, 710 , 05409 002 São Paulo/SP Brasil, Tel: (55 11) 3066-6076 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbso@fundacentro.gov.br