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Invisibilidade social do adoecimento de professores da educação básica no Brasil

Pesquisadores de diferentes localidades, linhagens teóricas e metodológicas produziram nas últimas décadas evidências consistentes sobre o adoecimento de professores, como atesta uma publicação 1Silva JP, Fischer FM. O perfil das publicações sobre condições de trabalho e saúde dos professores: um aporte para (re) pensar a literatura. Saúde Soc [Internet]. 2021 [cited 2024 feb 15];30(4):e210070. Available form: https://doi.org/10.1590/S0104-12902021210070
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dos autores da Carta 2Silva JP, Fischer FM, Reimberg CO. Trabalho e saúde dos professores no Brasil: uma publicação para ser destacada. Rev Bras Saúde Ocup [Internet]. 2024 [cited 2024 feb 15];49:edepi20. Available from: https://doi.org/10.1590/2317-6369/15223pt2024v49edepi20
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, que temos a honra de responder por este meio. Contudo, não se viram ações para solucionar o problema. Perguntam nossos colegas: quais exemplos ou sugestões de políticas podemos dar? Caberia aos pesquisadores unir forças para sugerir mudanças?

A ausência de programas concretos já foi atribuída a deficiências dos estudos, que seriam raramente preocupados em construir políticas 3Cortez PA, Souza MVR, Amaral LO, Silva LCA. A saúde docente no trabalho: apontamentos a partir da literatura recente. Cad Saúde Colet [Internet]. 2017 [cited 2024 feb 15];25(1):113-22. Available from: https://doi.org/10.1590/1414-462X201700010001
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. Mas um estudo de caráter interdisciplinar avançou recentemente ao focalizar as políticas públicas nesse âmbito 4Silva JP, Reimberg CO. Condições de trabalho e saúde dos professores no Brasil: caminhos e descaminhos das políticas públicas na avaliação de um grupo de pesquisadoras. São Paulo: Fundacentro; 2022.. Em outra direção, atribuiu-se o problema ao silêncio social, sendo essa situação responsável por manter fora da agenda institucional a educação básica pública de qualidade 5Marques EP, Pelicioni MCF, Pereira IMTB. Educação Pública: falta de prioridade do poder público ou desinteresse da sociedade. Rev Bras Crescimento Desenvol Hum [Internet]. 2007 [cited 2024 feb 15];17(3):8-20. Available from: https://www.revistas.usp.br/jhgd/article/view/19844/21917
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, que, por sua vez, é considerada articulada à proteção dos professores 6Oliveira DA, Assunção AÁ. Saúde e trabalho docente: articulação imprescindível (Apresentação). Educ Soc [Internet]. 2009 [cited 2024 feb 15];30:107:343-8. Available from: https://www.scielo.br/j/es/a/MWXxdVMxYZQCwqKYxZQQPnM/?lang=pt&format=pdf
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. Argumentou-se também que o descaso com o direito à educação é coerente com o desinteresse em atender às necessidades das classes populares, bem como seria reflexo da desvalorização da profissão docente 4Silva JP, Reimberg CO. Condições de trabalho e saúde dos professores no Brasil: caminhos e descaminhos das políticas públicas na avaliação de um grupo de pesquisadoras. São Paulo: Fundacentro; 2022..

Em uma perspectiva mais abrangente, identificamos vários conjuntos de fatores que concorrem para a invisibilidade social do adoecimento no trabalho, de maneira a explicar a posição periférica das políticas de saúde dos trabalhadores. Em primeiro lugar, a tolerância social permite aceitar que o corpo seja afetado, que os acidentes ocorram e que os sujeitos padeçam nos locais em que trabalham. Acidentes no motofrete, insuficiência cardiorrespiratória em razão da silicose, incapacidade provocada por problemas musculoesqueléticos, adoecimento mental no setor de teleatendimento, para ser breve, persistem nas estatísticas oficiais 7Assunção AÁ. Invisibilidade social das doenças profissionais no Brasil (1919-2019). Cienc Saúde Colet [Internet]. 2022 [cited 2024 feb 15];27(4):1423-33. Available from: https://doi.org/10.1590/1413-81232022274.03632021
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As mazelas e o sofrimento dos cidadãos, em segundo lugar, não são de pronto encarados pelos agentes públicos. Quanto menor a força de um grupo para “sensibilizar” o andar de cima, menor a chance de impulsionar a atenção daqueles que tomam decisões 8Henry E. Ignorance scientifique & inaction publique. Paris: Presses de Sciences Po; 2017.. Seria esse o caso dos professores da educação básica?

Em terceiro lugar, a construção do sistema nacional de educação é um projeto não concluído, porque, entre outros, ainda não alcançou a união dos diferentes entes federativos, conforme postulado, para decidir sobre os serviços educacionais ofertados no território nacional. Vale lembrar que os princípios da política educacional brasileira foram definidos na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9Brasil. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional [Internet]. Brasília (DF): Presidência da República; 1996 [cited 2025 feb 15]. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm
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. O destaque para o espectro da valorização do trabalho docente e dos professores faz parte desses princípios. Há quase uma década, o aparato jurídico-legal regulamentou o piso salarial profissional nacional, a carga horária destinada a tarefas extraclasse e a dedicação exclusiva a uma única escola, mas a garantia de acesso a esses direitos não está assegurada em todo o território nacional 10Brasil. Ministério da Educação, Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino. Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação [Internet]. Brasília (DF): Ministério da Educação; 2014 [cited 2024 feb 15]. Available from: https://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf
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A representação de uma profissão como missão feminina, em quarto lugar, tem a ver com o processo. As mulheres são identificadas pelo instinto maternal e pelas habilidades de cuidar das crianças 11Prá JR, Cegatti AC. Gênero, educação das mulheres e feminização do magistério no ensino básico. Retratos da Escola [Internet]. 2016 [cited 2024 feb 15];10(18):215-28. Available from: https://doi.org/10.22420/rde.v10i18.660
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. Nesse prisma, seriam mais afeitas às demandas da docência. Estereótipos de gênero desse tipo justificam também a desigualdade entre os sexos na distribuição das tarefas domésticas e dos cuidados com filhos e familiares. Sim, provavelmente os efeitos das condições de trabalho tenham sido agravados pela carga de trabalho doméstico e vice-versa. Vale destacar o caráter multidimensional dos problemas musculoesqueléticos 12Barbosa REC, Alcantara MA, Fonseca GC, Assunção AÁ. Afastamento do trabalho por distúrbios musculoesqueléticos entre os professores da educação básica no Brasil. Rev Bras Saúde Ocup [Internet]. 2023 [cited 2024 feb 15];48:edepi5. Available from: https://doi.org/10.1590/2317-6369/18822pt2023v48edepi5
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. Além disso, a heterogeneidade dos métodos e do tipo de seleção das amostras é uma barreira reconhecida para comparar resultados. Nosso estudo 12Barbosa REC, Alcantara MA, Fonseca GC, Assunção AÁ. Afastamento do trabalho por distúrbios musculoesqueléticos entre os professores da educação básica no Brasil. Rev Bras Saúde Ocup [Internet]. 2023 [cited 2024 feb 15];48:edepi5. Available from: https://doi.org/10.1590/2317-6369/18822pt2023v48edepi5
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avaliou a prevalência de ausências ao trabalho em uma amostra probabilística, utilizando autorrelatos, enquanto grande parte dos estudos nessa seara são embasados em registros administrativos.

Quanto à desvalorização, é um fenômeno reconhecido que depende de uma complexa teia de relações na sociedade e no setor específico em que a profissão é exercida. Nesse processo, contam grau e tipo de especialização exigidos do profissional e rendimento por ele auferido 13Silva OOND, Miranda TG, Bordas MAG. Condições de trabalho docente no Brasil: ensaio sobre a desvalorização na educação básica. J Pol Educ [Internet]. 2019 [cited 2024 feb 15];13(39):63-73. Available from: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.68301
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. Ora, a segregação ocupacional por sexo resulta na desqualificação das profissões claramente femininas com efeitos negativos sobre a remuneração e o prestígio social 11Prá JR, Cegatti AC. Gênero, educação das mulheres e feminização do magistério no ensino básico. Retratos da Escola [Internet]. 2016 [cited 2024 feb 15];10(18):215-28. Available from: https://doi.org/10.22420/rde.v10i18.660
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. O Brasil se destacou em 2021 entre aqueles que pior remuneraram seus professores 14Organisation for Economic Co-operation and Development. Teachers’ salaries (indicator) [Internet]. Paris: OECD; 2023 [cited 2024 feb 15]. Available from: https://data.oecd.org/education.htm
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, os quais estão em última posição de prestígio social no ranqueamento entre países 15Dolton P, Marcenaro O, De Vries R, She P-W. Global teacher status index 2018 [Internet]. London: Varkey Foundation; 2018 [cited 2024 feb 15]. Available from: https://www.varkeyfoundation.org/what-we-do/research/global-teacher-status-index-2018
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A historiografia já confirmou que o acúmulo de conhecimentos não se mostrou suficiente para o Estado agir, apesar dos custos vultosos referentes a afastamento do trabalho, invalidez ou aposentadoria precoce relacionados aos riscos ocupacionais 7Assunção AÁ. Invisibilidade social das doenças profissionais no Brasil (1919-2019). Cienc Saúde Colet [Internet]. 2022 [cited 2024 feb 15];27(4):1423-33. Available from: https://doi.org/10.1590/1413-81232022274.03632021
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. Divulgar nossos resultados e empreender projetos compartilhados, como sugerido 2Silva JP, Fischer FM, Reimberg CO. Trabalho e saúde dos professores no Brasil: uma publicação para ser destacada. Rev Bras Saúde Ocup [Internet]. 2024 [cited 2024 feb 15];49:edepi20. Available from: https://doi.org/10.1590/2317-6369/15223pt2024v49edepi20
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, são estratégias necessárias para produzir políticas públicas de saúde ocupacional. Vale, contudo, destacar que, até aqui, os fatores acima mencionados confrontam o postulado da primazia das evidências científicas para garantir melhor saúde dos trabalhadores e trabalhadoras 7Assunção AÁ. Invisibilidade social das doenças profissionais no Brasil (1919-2019). Cienc Saúde Colet [Internet]. 2022 [cited 2024 feb 15];27(4):1423-33. Available from: https://doi.org/10.1590/1413-81232022274.03632021
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References

Editado por

Editor-Chefe:
Eduardo Algranti

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Abr 2024
  • Data do Fascículo
    2024

Histórico

  • Recebido
    20 Nov 2023
  • Aceito
    05 Dez 2023
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