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Conhecimento científico: da produção ao compartilhamento

EDITORIAL EDITORIAL

Conhecimento científico: da produção ao compartilhamento

A Revista Brasileira de Reumatologia tem cumprido seu papel de divulgação da produção científica da nossa especialidade de forma exemplar. Se ainda faltam alguns estímulos, como a desejada indexação para além das bases de dados LILACS e SciELO, sobram competência e boa vontade dos nossos editores, Francisco Airton da Rocha e Ricardo Machado Xavier, e o interesse crescente dos autores e desenha-se aqui o mosaico de uma das razões da existência de nossa associação.

A RBR também tem publicado e publicará brevemente novas atualizações de Consensos. Agora será a vez dos de osteoartrite, de lúpus eritematoso sistêmico e um inovador, de fibromialgia, que utilizou uma metodologia científica muito bem elaborada e que também contou com a participação de convidados de outras especialidades. Os colegas Ibsen Bellini Coimbra, Eduardo Ferreira Borba Neto e Roberto Ezequiel Heymann e suas respectivas comissões já finalizam as conclusões para publicação.

Outras abordagens também se realizam no trabalho da Sociedade Brasileira de Reumatologia, entre elas a implantação do BIOBADABRASIL, um projeto baseado nos moldes do BIOBADASER, experiência espanhola no registro dos biológicos, facilitada por um convênio com a Latin American Rheumatology Associations of the Pan-American League of Associations for Rheumatology (PANLAR) firmado por nossa diretoria durante reunião em Boston, no Congresso do American College of Rheumatology 2007, e que está sendo adaptado, pelo grupo coordenado pelo colega David Titton, para a realidade nacional. É nossa certeza de que apenas se inicia um trabalho que deverá modificar realidades. Conhecer a própria situação é fundamental para planejar mudanças. A saúde no Brasil sofre de uma carência de dados epidemiológicos. Estamos fazendo a nossa parte e é importante que se mantenha a convicção de que, mesmo se houver necessidade de apoio financeiro da indústria, o BIOBADABRASIL deverá ser um capítulo institucional de nossa sociedade, gerenciado e parte integrante de nossos fazeres e nossas convicções, éticas e estatutárias.

Produzir conhecimento, reconhecer realidades, pouco valem se não encontrarem ações que as façam chegar à população, principalmente àqueles que sofrem, mais ainda pela "santa, mas cruel, ignorância". Boas novas também nos dados de nossa assessoria de informática, na atenção do colega Werner Tadeu Muller. A campanha "Reumatismo é coisa séria", baseada na mensagem de que "o primeiro passo para o bom tratamento é a informação correta", divulgando a nossa página na internet – www.reumatologia.com.br –, já produz resultados impressionantes. Mas que ninguém pense nisso como um "lance de marketing".

Entendemos que há uma obrigação social, um compromisso de cidadania nos propósitos da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Em um tempo de fáceis acessos a grosseiras inverdades, tornar-se um porto exemplar e seguro, um sítio de confiável recomendação para o público leigo, pacientes e familiares, e mesmo para colegas de outras especialidades, é um marco para a nossa história.

E deve orgulhar-nos a todos.

Fernando Neubarth

Presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Set 2008
  • Data do Fascículo
    Jun 2008
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