Acessibilidade / Reportar erro

ESTUDO EXPERIMENTAL SOBRE O IMPACTO DE TREINO INTERMITENTE DE FORÇA EM ATLETAS

RESUMO

Introdução:

Treino intermitente de alta intensidade (HIIT) se refere a múltiplos exercícios de alta intensidade num período curto de tempo.

Objetivo:

Estudar o impacto do treino de sprint intervalado (SIT) na capacidade atlética de jogadores de rúgbi de elite.

Método:

36 jogadores de rúgbi do sexo masculino, de uma faculdade esportiva, foram selecionados. Eles foram divididos aleatoriamente entre treino de membros superiores (Grupo A), treino de membros inferiores (Grupo B), e treino de rotina (Grupo C – controle). O Grupo C recebeu treino de rotina por seis semanas. Os Grupos A e B acrescentaram ao treinamento de rotina um treino de SIT feito de acordo com o treino de membros inferiores e superiores realizado pelo grupo controle.

Resultados:

Depois do treinamento, o poder aeróbico máximo (MAP) dos Grupos A e C se mostrou significativamente mais elevado (p>0,05), enquanto a mieloperoxidase (MPO) dos membros inferiores do Grupo B foi mais alta (p<0,05). Parâmetros como capacidade de exercícios de sprint intermitente dos membros superiores e capacidade de exercícios aeróbicos dos membros inferiores não mudaram significativamente quando comparados antes e depois do treinamento (p>0,05).

Conclusões:

Jogadores de rúgbi de alto nível podem melhorar sua capacidade atlética de sprint intermitente nos membros inferiores e de exercícios aeróbicos nos membros superiores ao integrar diferentes métodos de treinamento SIT em seu treino diário. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação do resultado de tratamentos.

Descritores:
Treinamento Intervalado de Alta Intensidade; Futebol Americano; Esportes

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br