Acessibilidade / Reportar erro

AS CARACTERÍSTICAS DE RUPTURAS EM ATLETAS E SUA REABILITAÇÃO

RESUMO

Introdução:

A velocidade e qualidade da recuperação funcional após a reconstrução de ligamentos cruzados do joelho diretamente afetam o efeito do treinamento e resultados de competição de atletas.

Objetivo:

Avaliar o efeito da reabilitação sistemática precoce após a reconstrução de rupturas dos ligamentos em atletas de esportes ao ar livre.

Métodos:

Neste estudo, Liu Mou, um excepcional jogador do time masculino nacional de rúgbi, foi escolhido como objeto do experimento. Um programa de treino de reabilitação foi adotado e a reabilitação começou de 2 a 5 semanas após a reconstrução.

Resultados:

Após a recuperação da primeira fase por 4 semanas, o ângulo de extensão do joelho do membro lesado na posição sentada alcançou 180 graus. Na segunda fase de reabilitação por treino físico, o teste de composição corporal mostrou que a gordura corporal havia diminuído de 20,8% antes da reabilitação para 16,3%. Ao final da terceira fase de treino físico, Liu pode completar um high flip.

Conclusões:

Através das diferentes fases de treinamento físico de reabilitação pós-operatório, a condição física de Liu foi completamente recuperada a um nível elevado. Ele pode então participar de treinos normais no rúgbi e voltar a jogar, o que indica que o treino de reabilitação de Liu após a reconstrução ligamentar cruzada foi eficaz. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descritores:
Atletas; Lesões do ligamento cruzado anterior; Reabilitação

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br