Acessibilidade / Reportar erro

EEG E TRANSMISSÃO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL EM ATLETAS EM TREINAMENTO

RESUMO

Introdução:

A moderna tecnologia do EEG pode avaliar o nível atual do funcionamento central de indivíduos ao analisar a frequência de ondas cerebrais (II). A onda A (8 ~ 14Hz) de ondas cerebrais (EBG) é um dos parâmetros indicadores mais importantes no diagnóstico do nível de funcionamento central do cérebro.

Objetivo:

Explorar os efeitos de diferentes cargas de treinamento na função cerebral de arqueiros de elite e fornecer uma base objetiva para melhorar o nível científico de treinamento de arca e flecha.

Métodos:

Os efeitos de informações do EEG e da transmissão de nervos centrais na regulação e no treinamento de atletas foram analisados através de testes e métodos estatísticos.

Resultados:

Tanto a fase HL-LLI quanto a LL-HLI demonstraram uma tendência decrescente na complexidade do EEG. Apesar das diferenças entre as duas fases não serem significativas, todas eram consideravelmente mais baixas do que a fase LL-LLI. O número de atletas com fadiga central nas duas fases demonstrou uma tendência crescente.

Conclusões:

Atletas em treinamento devem também ficar atentos à recuperação após o treinamento, o que exige uma visão de treinamento científico e recuperação cientifica como um todo orgânico que não pode ser separado. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descriptores:
Eletroencefalograma; Esportes; Ondas cerebrais

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br