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ESTUDO DO COMPROMETIMENTO ESPORTIVO LÚDICO DOS HABITANTES URBANOS CHINESES

RESUMO

Introdução:

O compromisso com o exercício físico tem um papel explicativo e orientador para a adesão do indivíduo ao comportamento do exercício, no entanto, o compromisso com o exercício físico em situações lúdicas é pouco estudado.

Objetivo:

Desenvolver um questionário de comportamento esportivo e recreativo baseado na escala de compromisso para residentes urbanos chineses.

Métodos:

Foram realizadas duas etapas, sendo a primeira com uma amostra de 453 indivíduos para explorar e verificar os determinantes do compromisso comportamental no esporte lúdico e o ajuste da estrutura, e a segunda com uma amostra de 786 indivíduos para investigar a relação entre o compromisso comportamental no esporte lúdico e seus determinantes.

Resultados:

O compromisso comportamental no esporte lúdico incluiu cinco determinantes: ‘motivação para participar’, ‘envolvimento pessoal’, ‘escolha para participar’, ‘oportunidade para participar’, ‘apoio social’. O modelo construído apresentou bom ajuste. Os fatores: ‘motivação para participar’, ‘engajamento pessoal’ e ‘interesse em participar’, apresentaram uma significativa associação positiva com o compromisso e uma significativa associação negativa com a escolha de participar.

Conclusão:

O modelo resultante apresenta características próprias do comportamento esportivo lúdico e pode ser utilizado como medida de compromisso do comportamento esportivo lúdico dos moradores de uma cidade chinesa. Nível de evidência II; Estudos diagnósticos -Investigando um teste diagnóstico.

Descritores:
Atividades de lazer; Participação da Comunidade; Comportamento

ABSTRACT

Introduction:

Exercise commitment plays an explanatory and guiding role in an individual's adherence to exercise behavior. However, exercise commitment in recreational situations is poorly studied.

Objective:

Develop a sporting and recreational behavior questionnaire based on the commitment scale for Chinese urban residents.

Methods:

Two stages were conducted, the first with a sample of 453 individuals to explore and verify the determinants of behavioral commitment in recreational sport and the fit of the framework, and the second with a sample of 786 individuals to investigate the relationship between behavioral commitment in recreational sport and its determinants.

Results:

Behavioral commitment in-play sport included five determinants: ‘motivation to participate’, ‘personal involvement’, ‘choice to participate’, ‘opportunity to participate’, ‘social support’. The constructed model showed a good fit. The factors: ‘motivation to participate’, ‘personal engagement’ and ‘interest to participate’, showed a significant positive association with engagement and a significant negative association with a choice to participate.

Conclusion:

The resulting model shows characteristics of recreational sport behavior and can be used as a measure of commitment to recreational sport behavior among residents of a Chinese city. Level of evidence II; Diagnostic Studies- Investigating a Diagnostic Test.

Keywords:
Leisure Activity; Community Participation; Behavior

RESUMEN

Introducción:

El compromiso con el ejercicio tiene un papel explicativo y orientador de la adherencia del individuo a la conducta de ejercicio, sin embargo, el compromiso con el ejercicio en situaciones recreativas es poco estudiado.

Objetivo:

Elaborar un cuestionario de comportamiento deportivo y recreativo basado en la escala de compromiso para los residentes urbanos chinos.

Métodos:

Se realizaron dos etapas, la primera con una muestra de 453 individuos para explorar y verificar los determinantes del compromiso conductual en el deporte recreativo y el ajuste del marco, y la segunda con una muestra de 786 individuos para investigar la relación entre el compromiso conductual en el deporte recreativo y sus determinantes.

Resultados:

El compromiso de comportamiento en el deporte recreativo incluía cinco determinantes: “motivación para participar”, “implicación personal”, “elección para participar”, “oportunidad para participar”, “apoyo social”. El modelo construido mostró un buen ajuste. Los factores: “motivación para participar”, “compromiso personal” e “interés por participar”, mostraron una asociación positiva significativa con el compromiso y una asociación negativa significativa con la elección de participar.

Conclusión:

El modelo resultante presenta características propias del comportamiento deportivo recreativo y puede utilizarse como medida de compromiso del comportamiento deportivo recreativo de los residentes de una ciudad china. Nivel de evidencia II; Estudios de diagnóstico - Investigación de una prueba diagnóstica.

Descriptores:
Actividades Recreativas; Participación de la Comunidad; Comportamiento

INTRODUÇÃO

Nas décadas de 1970 e 1980, com o objetivo de explicar a relação entre compromisso psicológico, persistência comportamental e participação lúdica na pesquisa lúdica, foi introduzido o conceito de compromisso. Shamir acredita que o compromisso lúdico pode ser dividido em compromisso externo e compromisso interno, e o compromisso externo pode ser dividido em dimensões materiais e sociais. A dimensão material refere-se ao dinheiro e ao tempo investido. A dimensão social refere-se às relações sociais, às expectativas dos outros, etc. O compromisso interno está relacionado a objetivos pessoais, valores, normas e faz parte da auto-identidade.11 Shamir B. Sociological Perspectives. 1988;31(2):238-58.

Scanlan et al. propôs pela primeira vez o conceito de compromisso esportivo. Ele acredita que o compromisso esportivo refere-se a um estado psicológico de desejo e determinação individual para continuar participando do esporte, que é composto por cinco dimensões: diversão do esporte, escolha de participação, investimento pessoal, restrições sociais e oportunidades de participação.33 Scanlan TK, Carpenter PJ, Schmidt G, Keeler B. An introduction to the sport commitment model. J Sport Exerc Psychol. 1993;15:1-15. Em estudos empíricos subsequentes, devido a problemas de adequação dos dados do modelo, algumas dimensões como a “seleção de participação” e itens como “entrada de dinheiro” foram excluídas do modelo de medição.22 Scanlan TK, Carpenter PJ, Simons JP, Schmidt GW, Keeler B. The Sport Commitment Mode: Measurement Development for the Youth-Sport Domain. J Sport Exerc Psychol. 1993;15(1):16-38. Scanlan et al. complementaram e revisaram o modelo original por meio de entrevistas colaborativas, adicionando a dimensão “apoio social” com base no modelo original de cinco fatores.44 Scanlan TK, Russell DG, Wilson N, Scanlan LA. Project on elite athlete commitment (PEAK): Introduction and methodology. J Sport Exerc Psychol. 2003;25(3):360-76.,55 Scanlan TK, Russell G, Beals KP, Scanlan LA. A Project on elite athlete commitment (PEAK): II. A direct test and expansion of the sport commitment model with elite amateur sportsmen. J Sport Exerc Psychol. 2003;25:377-401.,66 Scanlan TK, Russell DG, Magyar TM, Scanlan LA. Project on elite athlete commitment (PEAK): III. An examnination of the external validity across gender, and the expansion and clarification of the sport commitment Model. J Sport Exerc Psychol. 2009;31(6):685-705. Acrescentaram novamente a dimensão “busca da excelência”.77 Scanlan TK, Russell DG, Scanlan LA, Klunchoo TJ, Chow GM. Project on elite athlete commitment (PEAK): IV. Identification of new candidate commitment sources of for the Sport Commitment Model. J Sport Exerc Psychol. 2013;35(5):525-35. Scanlan et al. desenvolveram e testaram a segunda edição da Escala de Compromisso Esportivo (SCQ-2), e finalmente formaram uma Escala de Compromisso Esportivo que incluiu 12 subescalas de dois tipos de compromisso esportivo e 10 fontes de compromisso esportivo, incluindo 58 itens.88 Scanlan TK, Chow GM, Sousa C, Scanlan LA, Knifsend CA. The development of the Sport Commitment Questionnaire-2 (English version. Psychol Sport Exerc. 2016;22:233-46. No entanto, a SCQ não é adequada para a população praticante de exercício geral. Portanto, Wilson et al.99 Wilson PM, Rodgers WM, Carpenter PJ, Hall C, Hardy J, Fraser SN. The relationship between commitment and exercise behavior. Psychol Sport Exerc. 2004,5:402-21. propuseram que o compromisso de exercício da população possa estar relacionado ao tipo de motivação para os indivíduos participarem do exercício, desenvolvendo a escala de comprometimento psicológico ao exercício. Após os testes, verificou-se que a escala tinha boa confiabilidade e validade. Qiu et al.1010 Qiu F, Cui D, Yang J. Test and Revision of ECS under Exercise Participations Among College Students in China. J Wuhan Institute Phys Education. 2012;46(12):51-8. testaram a confiabilidade e validade da escala em estudantes universitários chineses, e os resultados mostraram que a escala poderia ser usada como uma ferramenta eficaz para medir o compromisso de exercício individual sobre a cultura chinesa. Alexandris aplicou a teoria ao fitness pela primeira vez. Os resultados mostraram que as oportunidades de participação tiveram o maior efeito preditivo no compromisso esportivo, seguido pelo envolvimento pessoal, diversão esportiva e pacote de engajamento social.1111 Alexandris K, Zahariadis P, Tsorbatzoudis C, Grouios G. Testing the Sport Commitment Model in the Context of Exercise and Fitness Participation. J Sport Behav. 2002;25(3):217-30. Casper et al. em pesquisas de aptidão física para o tênis mostram que o investimento pessoal, a diversão esportiva, as oportunidades de participação, o apoio social e o comprometimento esportivo estão positivamente correlacionados, enquanto seleção de participação, restrições sociais e compromisso esportivo estão negativamente correlacionados.1212 Casper JM. Sport Commitment, Participation Frequency and Purchase intention Segmentation Based on Age-Gender, Income and Skill Level with us Tennis Participants. European Sport Management Quarterly. 2007;7(3):269-82.

Com base na teoria do comprometimento esportivo, os estudiosos chineses tomam principalmente estudantes universitários como amostras em estudos relevantes sob o cenário de exercício físico. Ding Qingjian et al. pensam que a tendência para a diversão esportiva dos estudantes universitários, as opções de intervenção e o investimento pessoal têm um efeito positivo, enquanto as restrições sociais têm um efeito negativo.1313 Ding QJ, Zhang RL, Sun QZ. Construction and Application of Sport Exercise Tendency Structural Model for General University Students. China Sport Sci Technol. 2001;37(4):41-4. Chen Shan-ping et al. propuseram um modelo explicativo de mecanismo de adesão ao exercício para estudantes universitários, no qual o investimento pessoal, as oportunidades de participação e o apoio social podem promover o comportamento de adesão ao exercício, enquanto as restrições sociais e as escolhas de participação têm um impacto negativo no comportamento.1414 Chen SP, Li SZ, Yan Z. Research on Mechanism of Exercise Persistence Based on Sport Commitment Theory. China Sport Sci. 2006;26(12):48-55. Os resultados de Wu Jian et al.1414 Chen SP, Li SZ, Yan Z. Research on Mechanism of Exercise Persistence Based on Sport Commitment Theory. China Sport Sci. 2006;26(12):48-55. mostram que cinco fatores afetam o compromisso esportivo, porém o modelo hierárquico de diversão esportiva e seleção de participação como variáveis intermediárias é mais razoável.1515 Wu J, Chen S, Pan H, Liang J. Comparative Research on Two Structural Models of Sport Commitment in the Context of Exercise. J Capital Institute Phys Educ. 2011;23(1):75-8+88.

MÉTODOS

Participantes

O estudo selecionou as atividades esportivas lúdicas em Pequim e Tianjin como objeto de pesquisa. As atividades lúdicas incluíram fitness, escalada, corrida, ciclismo, ioga, pesca, dança tradicional e assim por diante. Os entrevistados tinham 22 a 65 anos, com idade média de 41,6 anos, sendo 57,3 % do sexo masculino e 42,7 % do sexo feminino.

Medidas

Com base no quadro teórico existente de comprometimento do exercício lúdico e comprometimento esportivo, os assuntos foram projetados com referência nas escalas de comprometimento esportivo, comprometimento de exercício, e na escala de comportamento do comprometimento esportivo lúdico. A escala foi desenvolvida com os dados de entrevista dos participantes em atividades esportivas de lazer. Após a análise de 10 especialistas na área de esportes lúdicos na China, considerou-se que a definição operacional das variáveis foi suficiente. O questionário foi dividido em três partes. A primeira parte foi a situação básica, incluindo sexo, idade e renda. A segunda parte foi a participação de atividades esportivas lúdicas, inclusive sobre o tempo de participação. A terceira parte foi o compromisso individual de participação nas atividades esportivas lúdicas e determinantes, incluindo itens de compromisso esportivo, como “Estou determinado a continuar participando dessas atividades esportivas”, bem como os motivos para a decisão de aderir ao esporte, como “participo de atividades esportivas lúdicas para promover a saúde física”, “Iniciei a participação de atividades esportivas lúdicas pois foi investido dinheiro nesse projeto”, somando um total de 27 tópicos. O método de pontuação foi a escala de 5 pontos de Likert. Os números de 1 a 5 representam diferentes graus, onde “1” representa muita discordância e “5” representa muita concordância.

Procedimentos

A escala de comprometimento do comportamento esportivo lúdico foi distribuída em sites de esportes de lazer ou grupos do WeChat via Internet. Houveram duas etapas: A primeira etapa foi explorar e verificar os determinantes do comportamento no compromisso ao esporte lúdico e o grau adequado da estrutura. Foram distribuídos 500 questionários, respondidos 453 e uma taxa efetiva de 90,6%. Na primeira fase da amostra da pesquisa, todas as pessoas participaram de atividades esportivas de lazer, 88 pessoas que aderiram há menos de 6 meses, 66 pessoas aderidas entre 6 a 12 meses, 130 pessoas aderidas entre 12 a 24 meses, 168 pessoas aderidas por mais de 24 meses nas atividades. A segunda etapa foi examinar a relação interna entre os determinantes do comprometimento ao comportamento para o esporte lúdico. Foram distribuídos 1000 questionários, 786 foram respondidos. A taxa efetiva foi de 78,6%, para as pessoas que aderiram participar de atividades esportivas lúdicas por mais de 6 meses. O projeto envolveu escalada, corrida, ciclismo, ioga, etc.

Análise de dados

Foram utilizados os softwares SPSS 20.0 e AMOS 15.0 para análise dos dados obtidos. Estatísticas descritivas foram utilizadas para analisar a situação básica da amostra e a participação de atividades esportivas de lazer. A principal análise de fatores componentes foi utilizada para explorar os determinantes do compromisso do comportamento esportivo lúdico. A análise de fatores confirmatórios (CFA) foi utilizada para examinar a adequação do quadro de compromisso do comportamento esportivo lúdico. A análise de correlação de Pearson foi utilizada para examinar a relação entre os determinantes do comprometimento ao esporte lúdico.

RESULTADOS

Exploração e verificação comportamental do compromisso no esporte lúdico

Os dados coletados foram divididos aleatoriamente em duas partes, nas quais 226 foram utilizadas para explorar os fatores decisivos do comprometimento esportivo lúdico, e 227 foram utilizadas para verificar a adaptação do modelo de estrutura de comprometimento esportivo lúdico. Primeiramente, afim de determinar se as variáveis originais são adequadas para análise de fatores, são utilizados testes de esfericidade KMO e Bartlett. Os resultados mostraram que KMO=0,902, teste de esferofilidade de Bartlett com probabilidade de 0,000, nível inferior a significativo, indicando que é adequado para a análise de fatores. Neste estudo, a análise de componentes principais foi utilizada para extrair os fatores. O método de distorção ideal padronizado Kaiser foi usado para obter a matriz rotativa. (Tabela 1) Os resultados mostraram que os valores de Eigen são maiores que 1 e a rotação converge após 9 iterações. Seis fatores foram extraídos e a alíquota de contribuição acumulada foi de 65,051%. O fator 1 contém 3 itens chamados “Compromisso de Comportamento”. O Fator 2 contém 6 itens chamados “Motivação de Participação”. O Fator 3 contém 4 itens chamados “Fatores Sociais”. O Fator 4 contém 3 itens chamados “Alternativas de Participação”. O Fator 5 contém 5 itens chamados “Interesse de Participação”. O fator 6 contém 3 itens chamados “Entrada Pessoal”. Outros três itens foram excluídos porque o valor da carga era inferior a 0,5, incluindo “F4: Sentimentos com o exercício”, “F17: Poder estar com a família ou amigos”, e “F21: Pode promover a comunicação interpessoal”. Foram ajustados 24 itens.

Tabela 1
Análise de Fatores Exploratórios do Compromisso de Comportamento esportivo lúdico.

Com base na análise de fatores exploratórios, a análise do fator confirmatório foi realizada em 24 itens de 6 fatores. Os resultados mostram que a razão de liberdade qui-quadrado (χ2 /df) é de 2,071, entre 2,0 e 5,0. RMSEA = 0,072 (<0,08), CFI=0,913(>0,9), TLI = 0,906 (> 0,9), IFI = 0,932 (> 0,9), indicando que o modelo construído tem bom grau de montagem. (Tabela 2) Por isso, este estudo explora a estrutura de compromisso comportamental dos esportes de lazer composto pelo compromisso comportamental e seus cinco determinantes, e verifica que atende ao padrão geral de adaptação do modelo.

Tabela 2
Teste de adaptabilidade da estrutura de compromisso de comportamento esportivo lúdico.

Relação entre Compromisso comportamental de esportes de lazer e seus determinantes

Com base nos resultados da primeira etapa, os determinantes do compromisso de comportamento esportivo lúdico incluem cinco: motivação de participação, investimento pessoal, escolha de participação, interesses de participação e fatores sociais. A segunda etapa deste estudo refere-se em analisar a relação entre o compromisso do comportamento esportivo lúdico e seus determinantes. Pode-se ver a partir da tabela 3 que entre os cinco determinantes, há uma correlação positiva significativa entre motivação de participação, investimento pessoal, interesses de participação e compromisso comportamental, enquanto há uma correlação negativa significativa entre escolha de participação e compromisso comportamental. Apenas a correlação entre fatores sociais e compromisso comportamental não é estatisticamente significante.

Tabela 3
Análise de Correlação sobre Compromisso comportamental e Determinantes de Esportes de Lazer.

DISCUSSÃO

O objetivo deste estudo foi construir um modelo de análise comportamental ao comprometimento do esporte lúdico, com base em entrevistas e dados coletados por meio da escala de comprometimento do comportamento esportivo lúdico, ampla coleta de informações de comprometimento do comportamento esportivo lúdico, aliada ao compromisso de lazer existente e teoria e literatura de comprometimento esportivo, uma escala com 27 itens somados. Por meio da análise de fatores exploratórios e análise de fatores confirmatórios, foram obtidos comprometimentos comportamentais e 5 determinantes: motivação de participação, investimento pessoal, alternativas de participação, interesse de participação e fatores sociais, e o total final de itens foi de 24.

Buchanan pensou: Comprometimento é a intenção emocional ou emocional de um indivíduo em relação a algo. Se um indivíduo participa de um trabalho ou atividade e mantém um período de tempo, é porque a quer fazer e deve fazê-la.2020 Buchanan T. Commitment and Leisure Behavior: A Theoretical Perspective. Leis Sci. 1985;7(4):401-20. Este é um comprometimento formado pela integração de fatores cognitivos, emocionais, de vontade e comportamento. O compromisso comportamental é do indivíduo em participar de atividades esportivas de lazer decorrentes de um investimento positivo no desempenho e da decisão subjetiva individual de continuar participando, nem abrir mão das atividades esportivas e de um estado psicológico. O comprometimento comportamental pode explicar as razões para a persistência do comportamento individual e a estabilidade do comportamento. Indivíduos com comprometimentos comportamentais elevados, muitas vezes estão dispostos a continuar e determinados a aderir uma participação em atividades esportivas.

A motivação da participação refere-se ao processo psicológico interno ou motivação interna que orienta, estimula e mantém os indivíduos a se engajarem em atividades esportivas lúdicas. O QIU destacou que a motivação das pessoas para participar de atividades lúdicas é a busca do condicionamento físico e da diversão, incluindo proximidade à natureza, desenvolvimento pessoal, interação social e comportamento altruísta. 1616 Qiu YH. Research on Motivation and Constraint of Leisure Sport Behavior Stage. China Sport Scie. 2009;29(6):39-46+72.,2222 Qiu YJ. Theoretical study on motivation of the leisure sport behavior stage. China Sport Sci Technol. 2009;45(4):127-32. “Interesses ou hobbies”, “pela saúde”, “por diversão” foram mais mencionados no processo de entrevista. Indivíduos que acabaram de participar de atividades esportivas lúdicas podem desejar um determinado objetivo. De acordo com o estudo da QIU sobre motivação e fatores limitantes na fase de desenvolvimento do comportamento esportivo lúdico, o atual ritmo urbano muito rápido faz com que as pessoas tenham muita pressão, através de atividades esportivas lúdicas podem efetivamente aliviar ou liberar pressão, pois para participar do prazer físico e mental, quanto mais emoções positivas, maior o apego psicológico às atividades de lazer, mais ativos para participar.1616 Qiu YH. Research on Motivation and Constraint of Leisure Sport Behavior Stage. China Sport Scie. 2009;29(6):39-46+72.,2121 Qiu YJ. Resarech on restricted factors of leisure psort behavior developing stage –An assumption theory framework. China Sport Sci. 2008;28(1):71-5+81.,2222 Qiu YJ. Theoretical study on motivation of the leisure sport behavior stage. China Sport Sci Technol. 2009;45(4):127-32. No processo de participação, os indivíduos não só atingem a meta, mas também gradualmente sentem os outros efeitos das atividades lúdicas. Quando esse efeito abrangente puder atender às necessidades das pessoas, comportamentos individuais serão regulares. Portanto, quando a motivação do indivíduo for mais forte no processo de exercício, ela desempenhará um papel positivo no compromisso comportamental, promovendo assim a persistência comportamental.

A contribuição pessoal refere-se aos recursos pessoais investidos em esportes. Se o esporte for interrompido, essas entradas não podem ser recuperadas. Os participantes estudados por Song foram membros pagos de clubes de ginástica esportiva. Embora o pagamento tenha sido voluntário, foi justamente porque o exercício foi pago que eles foram capazes de aderir e continuar a se exercitar. A razão não pode excluir a restrição do fator “pagamento”.1717 Song XN, Zhang J. Study of the adherence of urban resident's rewarded physical exercising based on sports commitments. J Phys Educ. 2008;15(11):49-53. Iwasaki, por meio de um levantamento de clientes institucionais de lazer; constatou que a participação contínua foi um fator não direto na lealdade comportamental, enquanto a capacidade pessoal, motivação, apoio social e restrições sociais tiveram impacto significativo. O modelo de investimento da Rusbult aponta que o maior investimento é uma importante causa de comportamento contínuo. Neste estudo, os entrevistados envolvidos em algumas atividades esportivas de lazer, como a pesca, ou ioga também precisam de maior investimento econômico. Os resultados da entrevista mostram que o investimento pessoal em atividades esportivas de lazer inclui principalmente dinheiro, tempo e energia. Para indivíduos cujo tempo de persistência não é muito longo (menos de 6 meses, ou 6~12 meses), o investimento monetário é mais importante. Para indivíduos com maior tempo de persistência (mais de 24 meses), o investimento em tempo e energia é mais óbvio. Isso também é consistente com a conclusão de Qiu (2012) de que quanto maior for o insumo, maior é o compromisso de participar. 1010 Qiu F, Cui D, Yang J. Test and Revision of ECS under Exercise Participations Among College Students in China. J Wuhan Institute Phys Education. 2012;46(12):51-8.

Alternativas de participação referem-se à atração de projetos alternativos em relação às atividades esportivas atuais. Se a atratividade de outros projetos for maior do que o comportamento atual, os indivíduos considerarão fazer escolhas em projetos e outros projetos existentes. Pelo contrário, se a atratividade de outros projetos for menor do que o comportamento atual, os indivíduos continuarão o comportamento atual. Os resultados deste estudo também mostram que há uma correlação negativa entre seleção de participação e compromisso comportamental, o que é consistente com alguns resultados de pesquisa existentes.

O interesse da participação refere-se aos benefícios que podem ser obtidos por meio da participação. Se a atividade for abandonada, essas oportunidades ou benefícios serão perdidos. Para continuar a obter esses benefícios, eles vão aderir ao comportamento atual. No processo de participação nas atuais atividades esportivas de lazer, os resultados comportamentais trazidos pelos indivíduos podem alcançar ou superar as expectativas com antecedência, o que promoverá o compromisso dos indivíduos com o comportamento e insistirá na participação das atividades. Pelo contrário, se os benefícios trazidos pelo comportamento atual forem inferiores aos resultados esperados, o compromisso do indivíduo com o comportamento será reduzido, sendo possível retirar-se do comportamento atual. Portanto, há uma correlação positiva entre interesses de participação e compromisso comportamental.

Fatores sociais referem-se à influência de pessoas importantes ao redor. Fatores sociais envolvidos no esporte de lazer vêm principalmente de familiares e amigos, incluindo incentivo e apoio da família e amigos, sugestões e influência das pessoas do entorno. Alexandris investigou membros pagos de clubes particulares de fitness e propôs que os fatores influenciadores primários e secundários do compromisso são distintos conforme ambientes e esportes. O investimento econômico e as oportunidades de participação são os fatores mais importantes no contexto dos clubes de fitness, enquanto os fatores socioambientais são menos considerados.1111 Alexandris K, Zahariadis P, Tsorbatzoudis C, Grouios G. Testing the Sport Commitment Model in the Context of Exercise and Fitness Participation. J Sport Behav. 2002;25(3):217-30. Casper, em sua pesquisa sobre participantes de tênis adulto constatou que o apoio social era um preditor significativo do compromisso esportivo.1212 Casper JM. Sport Commitment, Participation Frequency and Purchase intention Segmentation Based on Age-Gender, Income and Skill Level with us Tennis Participants. European Sport Management Quarterly. 2007;7(3):269-82. Os resultados deste estudo mostraram que não há correlação significativa entre fatores sociais e compromisso comportamental, o que pode ser devido à participação individual em atividades esportivas de lazer, mais por seus próprios desejos e não pela influência de outros. O resultado do estudo não é consistente no compromisso existente com o comportamento esportivo competitivo.

CONCLUSÕES

Por meio da análise de fatores exploratórios e análise de fatores confirmatórios, este estudo concluiu que os determinantes do comportamento do comprometimento esportivo lúdico incluem cinco variáveis: motivação de participação, investimento pessoal, alternativas de participação, oportunidade de participação, fatores sociais e o panorama tem bom grau de adaptação. Uma análise estatística mais aprofundada mostra que a motivação da participação, o investimento pessoal e a oportunidade de participação estão positivamente correlacionados com o compromisso comportamental e a escolha da participação está negativamente correlacionada com o compromisso comportamental. Os resultados são diferentes do modelo de comprometimento esportivo proposto pela Scanlan (2016) com base em esportes competitivos, que reflete as características do comportamento esportivo lúdico e pode ser utilizado para medir o comportamento do comprometimento esportivo lúdico dos residentes urbanos chineses.

  • Financiamento
    Esta pesquisa foi financiada pelo Programa de Pesquisa Científica da Comissão de Educação de Tianjin (No.2020SK048)

AGRADECIMENTOS

Agradecemos aos colegas Wei Song, Adan Meng, Zhanjie Wang.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Abr 2022
  • Data do Fascículo
    Jul-Aug 2022

Histórico

  • Recebido
    22 Jun 2021
  • Aceito
    29 Nov 2021
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