Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO FÍSICO SOBRE A QUALIDADE FÍSICA DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

RESUMO

Introdução

Embora a saúde física geral dos estudantes universitários tenha índices positivos nos últimos anos, indicadores como a composição corporal, a capacidade vital e a flexibilidade tiveram um declínio, acompanhando os indicadores de velocidade e força. Vários estudos corroboram sobre os impactos benéficos do treinamento de força, acelerando o metabolismo dos estudantes universitários, reduzindo lesões e dores articulares, aumentando a flexibilidade, densidade óssea e a autoimagem dos estudantes obesos. Diante dessa situação, o governo, por intermédio das escolas e departamentos correlacionados incentiva medidas eficazes para controlar a situação atual sob um novo contexto.

Objetivo

Estudar os impactos do treino de força sobre a aptidão física dos estudantes universitários.

Métodos

70 estudantes universitários do sexo masculino em um instituto de educação física foram divididos aleatoriamente em grupo experimental e grupo controle, com 35 pessoas em cada grupo. Exercícios físicos sistematicamente protocolados e cientificamente validados foram executados por oito semanas. Após a implementação do exercício físico, avaliou-se os indicadores de qualidade física.

Resultados

O treinamento físico funcional elevou as pontuações de vários esportes de estudantes universitários do sexo masculino. Também houve redução efetiva na pressão arterial de jovens obesos, melhora do índice de elasticidade vascular, capacidade vital, função do sistema cardiovascular, capacidade de exercício e alcançar o propósito de fortalecer o físico. Os resultados dos sete testes de FMS foram significativamente aprimorados. O treinamento em funções físicas pode melhorar e fortalecer significativamente a estabilidade do core dos alunos, estabilidade e flexibilidade do quadril, ombro, joelho e tornozelo.

Conclusão

O treinamento de força demonstrou-se eficaz em melhorar os índices de saúde física nos estudantes universitários. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Condicionamento Físico Humano; Educação Física e Treinamento; Estudantes; Aptidão Física

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br