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Revista Brasileira de Literatura Comparada, Volume: 23, Número: 42, Publicado: 2021
  • A presença do Brasil e da América Hispânica nos Congressos da Associação Internacional de Literatura Comparada Artigos

    Coutinho, Eduardo F.

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho aborda a relevância da ampliação do campo de estudo da Literatura Comparada no século XX no Ocidente, que se consolidou com a fundação da Associação Internacional de Literatura Comparada (AILC/ICLA). Esta, por meio de congressos realizados tanto na Europa quanto na América do Norte, conseguiu reunir pesquisadores de diversas partes do globo e lançar as bases para a difusão de diretrizes e o aprofundamento de trabalhos relativos a este âmbito do saber. Redefinindo problemas e ampliando visões de mundo com colaborações de alcance internacional, tanto ligadas ao ensino quanto à análise de métodos utilizados pela disciplina, a AILC/ICLA colaborou para um intercâmbio entre as mais variadas nações e a inclusão de uma pluralidade de olhares. A despeito das polêmicas suscitadas (historicistas versus formalistas), que deram origem às chamadas “escola francesa” e “escola americana”, bem como a tímida participação de estudiosos oriundos da América Latina, é importante destacar a atuação dos teóricos hispano-americanos e brasileiros, que desempenharam e desempenham um papel sobremaneira relevante, mas nem sempre reconhecido, para a compreensão da disciplina. Desse modo, esta pesquisa busca lançar luz sobre o universo da teoria e crítica literária produzida no contexto latino-americano, fazendo justiça àqueles que atuam neste espaço geográfico e que têm prestado contribuição, através de publicações, criação de cursos de pós-graduação, congressos ou diversas associações pioneiras e longevas (como a ABRALIC e a AALC) ao desenvolvimento dos estudos comparatistas, em plena conformidade com o espírito transnacional e transcultural que é a principal marca da disciplina, sobretudo na contemporaneidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This essay deals with the relevance of the enlargement of Comparative Literature’s field of studies in the West throughout the 20th century, which was consolidated with the founding of the International Comparative Literature Association (ICLA). Through conferences held both in Europe and in North America, this association has managed to gather researchers from different parts of the world as well as to lay the grounds for the dissemination of lines of action and of the increase of works related to this field of knowledge. By redefining problems and broadening world views in face of international collaboration, both linked to the teaching and analyzing of the discipline’s methods, the ICLA played an important role in the interchange of ideas among a myriad of nations. Despite controversies (between historicists vs. formalists), which resulted in a division between the so-called “French” and “American” schools, as well as the modest participation of Latin American scholars in the association, it is important to highlight the role that both Brazilian and Spanish-Americans had in the development of the discipline. This study is intended to shed some light on the cadre of literary theory and criticism produced in Latin America, and to do justice to those who have contributed to the discipline’s expansion, in conformity with the transnational and transcultural spirit that is perhaps its main trait, especially in contemporary times.
  • Do Literary Studies Have a Present? Five Snapshots of an Institutional Void Artigos

    Gumbrecht, Hans Ulrich

    Resumo em Português:

    RESUMO O futuro dos estudos literários depende do reconhecimento de seu presente. Após o surgimento dos tempos pós-teóricos, na década de 1990, a academia vê uma descontinuidade com os projetos intelectuais do século XX, o que resulta numa experiência de vazio institucional. O espaço criado permite práticas idiossincráticas, sem uma caracterização de um perfil de disciplina. Para pensar-se uma continuação institucional dos estudos literários, é necessário reconhecer essa qualidade de vazio que a atualidade apresenta.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The future of literary studies depends on the acknowledgment of its present. After the emergence of post-theoretical times, in the 1990s, the academy faces a discontinuity with the intellectual projects of the twentieth century, which results in an experience of institutional void. The created space allows idiosyncratic practices, without a characterization of a disciplinary profile. In order to think about an institutional continuation of literary studies, it is necessary to recognize this void-like quality that the present times exhibit.
  • Pós-teoria e além Artigos

    Valente, Luiz Fernando

    Resumo em Português:

    Resumo Esse artigo faz um levantamento do eclético panorama da teoria e da crítica literárias na era da pós-teoria, avaliando-o a partir de três rubricas: a virada cultural, a virada histórica, e a virada afetiva. Conclui com uma reflexão sobre o debate atual entre leitura sintomática e leitura de superfície.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article surveys and assesses the eclectic trends in literary theory and criticism in the post-theory age with a focus on three rubrics: the cultural turn, the historic turn, and the affective turn. It concludes with a consideration of the current debate about symptomatic reading versus surface reading.
  • Para uma leitura responsável da Teoria Artigos

    Durão, Fabio Akcelrud

    Resumo em Português:

    RESUMO A Teoria (com T maiúsculo) tornou-se um ponto nevrálgico nos estudos literários. Apresenta-se, neste trabalho, primeiramente, uma caracterização da Teoria como gênero, ao investigar-se suas contradições fundamentais, seu terreno de atuação empírica e suas funções simbólicas. Em seguida, abordam-se os riscos que a Teoria apresenta a si mesma. Finalmente, são propostas duas estratégias de leitura responsável que modificam a Teoria sem cair em suas armadilhas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Theory (with a capital T) has become a sensitive point in literary studies. In this paper, firstly, we present a characterization of Theory as genre by investigating its fundamental contradictions, its experiential ground and its symbolic functions. Subsequently, we approach the risks that Theory presents to itself. Finally, we propose two strategies of reading responsibly which modify Theory without falling in its traps.
  • Literaturas do Depois: o extremo contemporâneo como representificação de omissões do passado Artigos

    Bernd, Zilá

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo pretende apresentar contribuição para a reflexão sobre as relações entre Literatura Comparada e a assim chamada “pós-teoria”, trazendo ao debate o pensamento do teórico Johan Faerber e sua recente publicação: Après la littérature: écrire le contemporain (2018). Para contornar o desgastado prefixo “pós” (pós-colonialismo, pós-modernismo, etc.), o autor chama as literaturas do extremo contemporâneo de “littératures de l´Après” (literaturas do Depois), refletindo sobre o que poderia caracterizar tais literaturas, e concluindo, com base em estudos de Dominique Viart, que independentemente do período em que foram escritas, as literaturas do Depois são as que ressurgem quando se pensa que a literatura está morta (Todorov, Compagnon, entre outros). Essa ressurgência acontece com a criação dos romances “desconcertantes” que são os que recusam a doxa e “escapam às significações pré-concebidas do prêt-à penser-culturel” (VIART, 2006, p. 13). O artigo focaliza, no contexto da literatura brasileira, uma série de romances escritos por mulheres como Conceição Evaristo, Ana Maria Gonçalves, Eliane Brum, Aline Bei, Carola Saavedra e Martha Batalha, cujas obras se caracterizam por serem desconcertantes e transculturais, insurgindo-se contra a invisibilidade e a inaudibilidade das gerações que as precederam, inventariando ausências, representificando o que até então fora omitido e questionando os limites da representabilidade na literatura.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article aims to contribute to the reflection on the relationship between Comparative Literature and the so-called “post-theory”, bringing to the debate the contribution of the theoretician Johann Faerber and his recent publication: Après la littérature: écrire le contemporain (2018). To get around the worn prefix “post” (post-colonialism, post-modernism, etc.), the author calls the literatures of the contemporary extreme “littératures de l´après” (later literatures), reflecting on what could characterize such literatures, and concluding, based on studies by Dominique Viart, that regardless of the period in which they were written, the later literatures are those that resurface when it is thought that literature is dead (Todorov, Compagnon, among others). This resurgence occurs with the creation of “disconcerting” novels that are those that refuse doxa and “escape the pre-conceived meanings of the ready-to-think-cultural” (VIART, 2006, p. 13). The article focuses, in the context of Brazilian literature, on a series of novels written by women such as Conceição Evaristo, Ana Maria Gonçalves, Eliane Brum, Aline Bei, Carola Saavedra and Martha Batalha, whose works are characterized by being disconcerting and transcultural, insurgent against the invisibility and inaudibility of the generations that preceded, inventing absences, representing what had hitherto been omitted and questioning the limits of representability in literature.
  • Entre Atlântico e Mediterrâneo: a cidade de Tanger como movimento e as paisagens da teoria Artigos

    Ette, Ottmar

    Resumo em Português:

    RESUMO Tânger é uma cidade que se pode considerar tanto como movimento como em movimento. Situada na intersecção de rotas, é um lugar de trânsito. Mas, como nenhuma outra cidade nas encruzilhadas de movimentos transcontinentais atuais e passados, Tânger se transformou em símbolo do movimento em si: do trânsito do conhecimento e sua vetorialidade. Em sua história e mito, Tânger não é territorial, mas sim vetorial: Tânger é trânsito. A partir das histórias do século XIV de Ibn Battuta, o peregrino mais famoso do mundo árabe, Tânger se transformará no ponto de partida de uma viagem que, induzida pela nostalgia e saudade, se estende para além de Meca e Medina. Tânger significa ao mesmo tempo origem e procedência, ideia que se mantem viva na consciência do leitor. Suas narrativas nos proporcionam dados fundamentais de uma convivência das culturas, um saber com/viver, e contribuíram em grande medida com tal saber, fundamental para organizar uma convivência em paz e diferença. Posteriormente, no século XX, Severo Sarduy e Roland Barthes apresentaram outras perspectivas da história e do mito de Tânger no sentido de vetorialidade, como continuidade dos escritos de Ibn Battuta. A partir de suas experiencias se falará de Tanger Transit - e se formulará a pergunta, por quê vias e canais vetoriais é possível considerar um lugar arcaico, um lugar mítico, um lugar literário em movimento, a partir do movimento e como movimento. Trataremos de descobrir de que modo se pode substituir uma história do espaço por uma do movimento para poder desenvolver não apenas lógicas do móvel, mas também lógicas móveis e polilógicas que não se encontram ancoradas em sistemas de referência estáticos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Tánger es una ciudad que puede considerarse tanto como movimiento como en movimiento. Ubicada en la intersección de rutas, es un lugar de tránsito. Pero, como ninguna otra ciudad en las encrucijadas de movimientos transcontinentales actuales y pasados, Tánger se ha convertido en símbolo del movimiento en sí: del tránsito del conocimiento y su vectoricidad. En su historia y en su mito, Tánger no es territorial, sino vectorial: Tánger es tránsito. A partir de relatos del siglo XIV de Ibn Battuta, el peregrino más famoso del mundo árabe, Tánger se convertirá en el punto de partida de un viaje que, inducido por la nostalgia y añoranza, se extiende más allá de Meca y Medina. Tánger significa asimismo origen y procedencia, idea que se mantiene viva en la conciencia del lector. Sus relatos nos proporcionan datos fundamentales de una convivencia de las culturas, un saber con/vivir, y han contribuido en gran medida con tal saber, fundamental para organizar una convivencia en paz y en diferencia. Posteriormente, en el siglo XX, Severo Sarduy y Roland Barthes desvelan otras perspectivas de la historia y del mito de Tánger en el sentido de una vectoricidad, en continuidad con los escritos de Ibn Battuta. A partir de sus experiencias se hablará de Tanger Transit - y también se formulará la pregunta, por qué vías y cauces vectoriales se puede considerar un sitio arcaico, un sitio mítico, un sitio literario en movimiento, desde el movimiento y como movimiento. Trataremos de descubrir de qué modo se puede sustituir una historia del espacio por una del movimiento para poder desarrollar no solamente lógicas de lo móvil, sino también lógicas móviles y polilógicas que no se encuentran ancladas en sistemas de referencia estáticos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Tangier is a city that could be considered both as movement and in movement. Placed on a crossroad of routes, it is a place of transit. However, like no other city on the crossroads of past and current transcontinental movements, Tangier has been transformed into a symbol of movement itself: of transits of knowledge and its vectoriality. In its history and myth, Tangier is not territorial, but vectorial: Tangier is transit. From the histories of the fourth century by Ibn Battuta, the most famous peregrin of the Arab world, Tangier will be transformed in the starting point of a journey that, induced by nostalgia and longing, stretches beyond Mecca and Medina. Tangier means concomitantly origin and provenance, an idea that stays alive in the reader’s consciousness. Its narratives provide us with fundamental data about the conviviality of cultures, and contribute at large to a convivial knowledge, fundamental to organizing an existence in peace and difference. Later on, in the twentieth century, Severo Sarduy and Roland Barthes presented other angles of Tangier’s history and myth in the sense of vectoriality, as a continuity to the writings of Ibn Battuta. From their experiences we will talk about Tanger Transit - and we will formulate the question through which paths and vectorial channels it is possible to consider an archaic place, a mythical place, a literary place in movement, from movement and as movement. We will manage to discover the way we can replace a history of space with a history of movement in order to develop not only logics of moving, but also moving logics and polilogics that are not anchored in static systems of reference.
  • “A crítica se surpreende, a ciência compreende”: os impasses da crítica literária no formalismo russo Artigos

    Marques, Priscila Nascimento; Nascimento, Rodrigo Alves do

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo tem por objetivo discutir o nascimento da moderna teoria literária, considerando a Escola Formal como ponto de partida da constituição dos estudos literários como disciplina autônoma. Os primeiros movimentos dos teóricos do Formalismo buscaram compor um corpo conceitual próprio e entender o fenômeno literário como algo emancipado de categorias da sociologia, da filosofia ou da psicologia. Tal esforço produziu resultados originais, mas também gerou impasses que estão na base da crise da teoria literária nos anos 1970 e 1980, momento em que emergem as chamadas pós-teorias, que trouxeram para o centro das atenções elementos extra-literários (gênero, política, perspectiva decolonial). Este artigo argumenta que tais impasses se tornaram evidentes já nos primeiros momentos da Escola Formal, quando ela precisou confrontar sua construção teórica com a prática da crítica literária. Ambas as esferas, ao mesmo tempo em que se retroalimentam, explicitavam as deficiências e limites de cada uma.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present paper aims at discussing the birth of modern literary theory, taking the Formal School as the starting point of the constitution of literary studies as an autonomous discipline. Russian formalists sought early on to elaborate an original conceptual body to understand the literary phenomena as emancipated from categories borrowed from sociology, philosophy or psychology. Such effort produced ground-breaking results, but also gave rise to deadlocks that are on the base of the crisis in literary theory in the 1970s and 1980s, when post-theories emerged bringing extra-literary elements (such as gender, politics, decolonial perspective) back to the spotlight. This paper argues these deadlocks have become evident in the early stages of the Formal School, when its theoretical construction was confronted with the practice of literary criticism. While theory and criticism fed each other back, the interrelations between them made their own shortcomings and limits explicit.
  • “A leitura responsável é intrinsicamente ética e política” Entrevistas

    Ross, Stephen

    Resumo em Português:

    RESUMO Podemos falar de um pós-pós-modernismo? É chegado o fim da teoria? O que é ler responsavelmente? Na presente entrevista, Stephen Ross, especialista em estudos sobre o Modernismo, responde a essas questões atento aos desafios da crítica contemporânea e à necessidade de posicionamentos de leitura éticos, generosos e politicamente conscientes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Can we talk about a post-post-Modernism? Is it the end of theory? What is it to read responsibly? In this interview, Stephen Ross, a specialist in Modernist studies, answers to these questions with attention to the challenges of contemporary critics, and to the need for ethical, generous and politically-conscious reading stances.
  • Ensaios com o “máximo sabor possível”: as Formas de ler, de Teresa Cristina Cerdeira Resenhas

    Valentim, Jorge Vicente

    Resumo em Português:

    RESUMO A presente resenha propõe uma apresentação da mais recente obra ensaística de Teresa Cristina Cerdeira, professora e pesquisadora da Faculdade de Letras da UFRJ: Formas de ler (Moinhos, 2020). Trata-se de um conjunto de análises sobre autores e obras da literatura portuguesa, onde temas pertinentes são amplamente discutidos e analisados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This review proposes a presentation of the most recent essay work by Teresa Cristina Cerdeira, professor and researcher at the Faculty of Letters at UFRJ: Formas de ler (Moinhos, 2020). It is a set of analyzes on authors and works of Portuguese literature, where pertinent themes are widely discussed and analyzed.
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