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Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 5, Número: 2, Publicado: 2005
  • Carta do Editor

    Mello, Heliana
  • Applying cognitive linguistics to pedagogical grammar: the english prepositions of verticality

    Evans, Vyvyan; Tyler, Andrea

    Resumo em Português:

    Neste artigo ilustramos o mérito da aplicação de conceitos da Lingüística Cognitiva ao ensino de gramática de L2. Analisamos as preposições do inglês, que são, há muito tempo, reconhecidas como uma área de dificuldade para aprendizes de inglês. A proposta de semântica preposicional que apresentamos é aquela desenvolvida em Evans e Tyler (2004a, b, em preparação) e Tyler e Evans (2001a, 2003). Tal proposta oferece os seguintes achados: 1) os conceitos codificados por preposições têm natureza imagético-esquemática e têm uma base corpórea. Ou seja, as preposições não são adequadamente modeladas como constituintes de proposições lingüísticas ou matrizes de traços semânticos ( a visão corrente da lingüística formal); 2) uma preposição do inglês codifica uma idealização mental abstrata de uma relação espacial, derivada de cenas espaciais mais específicas; 3) a relação espacial idealizada também codifica um elemento funcional, que deriva da maneira através da qual relações espaciais são salientes e relevantes para o funcionamento humano e interação com o ambiente físico; 4) os sentidos adicionais na rede semântica são expandidos de maneira sistemática e constritiva. Nós discutimos dois princípios de extensão chaves: maneiras de focar uma cena espacial e a correlação experiencial. Demonstramos a aplicabilidade da Lingüística Cognitiva através do exame de alguns padrões de lexicalização mostrados pela preposição in e das quatro preposições inglesas de verticalidade: over, above, under e below. Estas preposições apresentam boas evidências de que sentidos preposicionais são expandidos de um domínio espacial para domínios mais abstratos de forma sistemática e restritiva. Concluímos que um estudo de preposições à luz da Lingüística Cognitiva oferece explicações mais acuradas e sistemáticas que, por sua vez, possibilitam bases para uma apresentação mais coerente e acessível ao aprendiz deste aspecto aparentemente tão arbitrário da gramática da língua inglesa.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, we illustrate the merit of applying insights from Cognitive Linguistics to pedagogical grammar. We do so by examining English prepositions, long assumed to be one of the most difficult areas of acquisition for second language learners. The approach to the semantics of English prepositions we present is that developed in Evans and Tyler (2004a, b, In prep.) and Tyler and Evans (2001a, 2003). This account offers the following insights: 1) the concepts encoded by prepositions are image-schematic in nature and thus have an embodied basis. In other words, prepositions are not appropriately modelled as constituting linguistic propositions or semantic feature bundles (the received view in formal linguistics); 2) an English preposition encodes an abstract mental idealization of a spatial relation, derived from more specific spatial scenes. This forms the primary meaning component of a semantic network; 3) the idealized spatial relation also encodes a functional element, which derives from the way spatial relations are salient and relevant for human function and interaction with the physical environment; and 4) the additional senses in the semantic network have been extended in systematic, constrained ways. We discuss two key principles of extension: ways of viewing a spatial scene and experiential correlation. We demonstrate the usefulness of a Cognitive Linguistics approach by examining a few aspects of the lexicalization patterns exhibited by in and the four English prepositions of verticality, over, above, under and below. These prepositions provide good evidence that prepositional meanings are extended from the spatial to abstract domains in ways that are regular and constrained. We conclude that a Cognitive Linguistics approach to prepositions provides a more accurate, systematic account that, in turn, offers the basis for a more coherent, learnable presentation of this hitherto seemingly arbitrary aspect of English grammar.
  • A aquisição do Present Perfect: um estudo de caso

    Oliveira, Aparecida de Araújo

    Resumo em Português:

    Empregando uma abordagem orientada pelo significado e outra orientada pela forma em corpora de redações, entrevistas e role-plays, analisou-se a aquisição do present perfect por dezoito aprendizes brasileiros de inglês como língua estrangeira. Os dados revelaram duas categorias principais de situações, como concebidas pelos aprendizes - pertencentes ao passado ou ao presente -, em contraste com a moldura temporal contínua única, expressa pela forma alvo. Como indício de transferência de L1, observou-se uma forte tendência inicial ao uso de advérbios durativos em combinação com o past simple em contextos perfectivos de experiência, resultado atual e evento recente e em contextos de experiência imperfectiva. Esses recursos lexicais, os advérbios, também acompanharam o present simple e o present continuous nos contextos imperfectivos de continuação. Isoladas as dificuldades com a fonologia dos passados regulares, a emergência da forma alvo coincidiu, na maioria dos casos, com a fase final da aquisição do past simple. O recurso morfológico HAVE -ed foi empregado com maior sucesso em contextos imperfectivos de continuação, correspondendo ao uso do pretérito perfeito composto em português.

    Resumo em Inglês:

    The acquisition of the present perfect tense by eighteen Brazilian EFL learners was analyzed by using meaning-oriented and form-oriented approaches on corpora formed with compositions, oral interviews and role-plays. The data yielded two major classes of situations, as conceived by the informants - belonging to the past or to the present -, which contrasted with the single, continual time frame conveyed by the target form. As a possible evidence of transfer from L1, there was a strong initial tendency to the use of durative adverbials in combination with the past simple in perfective contexts of experience, current result and recent event, as well as in those of imperfective experience. The use of adverbials as a lexical resource also occurred along with the present simple and the present continuous in imperfective continuative environments. Apart from phonological issues related to the regular past, in most cases, target morphology emerged simultaneously with the final stage in the acquisition of the past simple. HAVE -ed was most successfully used in imperfective contexts which corresponded to the use of the pretérito perfeito composto in Portuguese, especially in contexts of continuation.
  • Brain and Language: an overview of neuroimaging studies of bilingual language processing

    Buchweitz, Augusto

    Resumo em Português:

    Seis artigos que combinam o estudo de bilíngües e técnicas de neuroimagem são discutidos. O objetivo, em suma, é buscar uma contribuição de estudos de neuroimagem para o entendimento do que se passa no cérebro de bilíngües ao utilizarem duas línguas, e como essas línguas se comportam em relação às áreas de ativação do cérebro. Estudos mostram que ao atingir um nível elevado de proficiência na segunda língua, ambas as línguas utilizadas ativam áreas semelhantes no cérebro, o que indica, por sua vez, que a segunda língua passa a fazer parte do conhecimento procedimental, ou automatizado.

    Resumo em Inglês:

    Six articles combining the study of bilinguals and neuroimaging techniques are discussed. The objective is to seek for contributions from neuroimaging studies for the understanding of what goes on in the bilingual brain that processes two languages, and of what goes on, comparatively, in terms of brain activation of each language. Studies show that highly proficient bilinguals activate the same areas in the brain for both the first and second languages. This indicates that the second language becomes part of the speaker's procedural knowledge.
  • Cognição, emoção e reflexão na sala de aula: por uma abordagem sistêmica do ensino/aprendizagem de inglês

    Aragão, Rodrigo

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe articular a Biologia do Conhecer de Humberto Maturana (1998) à pesquisa narrativa de Jean Clandinin e Michael Connelly (2000), de modo a propor uma abordagem sistêmica para a pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de inglês e superar a dicotomia teoria-prática que domina comumente a reflexão no campo. Para tanto, apresento o estudo de uma narrativa em contexto de sala de aula de inglês que irá lançar luzes sobre a natureza histórica das relações operacionais entre emoção e cognição. Defendo que as emoções e a história de vida da participante da pesquisa especificam suas ações na sala de aula. Argumento que a construção de narrativas propicia a emergência de uma atitude reflexiva que possibilita transformações nas emoções e ações na conduta de sala de aula. Com isso, pretendo contribuir para a expansão de nossos horizontes reflexivos sobre a inter-relação entre linguagem, cognição e emoção, fundamental para nossa compreensão da sala de aula.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at articulating the epistemological framework of Biology of Cognition (MATURANA, 1998) and Narrative Inquiry (CLANDININ & CONNELLY, 2000) in order to propose a systemic approach for the teaching and learning of English as a Foreign Language and to overcome the theory-practice dichotomy that usually dominates the field. For this reason, I present a study of a narrative in the context of an English language classroom that will shed light on the historical nature of the operational interfaces between emotion and cognition. I claim that the research participant's emotions and life history determine her classroom actions. I argue that the construction of narratives foster the emergence of a reflective attitude that can bring forth transformations in emotions and actions in the classroom. Wtih this I have the objective to contribute to the expansion of our reflective horizons about the inter-relationship of language, cognition and emotion, which are fundamental to our understanding of the classroom.
  • Construção de sentido das expressões idiomáticas do inglês como língua estrangeira: uma abordagem da Lingüística Cognitiva

    Becker, Sandra Cristina

    Resumo em Português:

    A presente investigação objetiva delinear a rota cognitiva trilhada por falantes brasileiros da língua inglesa quando diante de expressões idiomáticas em inglês. Os processos cognitivos postulados por Langacker (1987, 1990, 1991, 1999, 2000), tais como entrincheiramento - chamado de rotinização ou automatização, seleção, abstração e perspectivação, oferecem substrato teórico para este estudo. Fenômenos básicos e gerais da Psicologia, essenciais para a linguagem, são contemplados. De natureza qualitativa, esta pesquisa utilizou a técnica de protocolo verbal - think aloud - e envolveu 9 informantes. Os resultados mostraram o que parece constituir um inventário de ferramentas relacionadas com as operações cognitivas ativadas na construção de sentido.

    Resumo em Inglês:

    This investigation aims at tracking the cognitive route for meaning construction followed by English-speaking Brazilians when they face idiomatic expressions in English. Cognitive processes proposed by Langacker (1987, 1990, 1991, 1999, 2000), such as entrenchment - labeled routinization or automatization, - selection, abstraction and perspectivation provide theoretical ground for the present study. Basic and very general psychological phenomena that are essential to language are addressed. This qualitative research involved the tape-recording of interviews - Think aloud protocol - with 9 Brazilians. Results have shown what seems to be an inventory of resources related to the basic cognitive operations activated in meaning construction.
  • Veja o MST! - Um frame revelado

    Azevedo, Adriana Maria Tenuta de

    Resumo em Português:

    Esta é uma análise de duas reportagens jornalísticas publicadas em 3/04/2002, referentes a um único episódio: a invasão, liderada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), da Fazenda Córrego da Ponte, situada em Buritis, Minas Gerais, de propriedade da família do então presidente Fernando Henrique Cardoso, ocorrida em 23/03/2002. Tal análise revela, no texto da Revista Veja (p. 46 a 50), a construção, principalmente através de recursos lexicais, de um determinado modelo cognitivo idealizado - frame - (Fauconnier, 1997) - subjacente à macro-estrutura do texto, o que não ocorre em relação à reportagem da Revista Isto é (p. 31 a 34). A existência de tal frame, compartilhada culturalmente por escritores e leitores, leva, por parte destes, a interpretações maniqueístas do evento sendo reportado.

    Resumo em Inglês:

    The present work is an analysis of two magazine reports referring to the episode of the invasion of Córrego da Ponte Farm, situated in Buritis, MG, which happened on March 23rd, 2002, led by the Landless Workers Movement (MST). Córrego da Ponte is property of the family of Fernando Henrique Cardoso (The president of Brazil at that time). The first of those reports (Veja Magazine, April 3rd, 2002, p. 46 to 50) is seen in details, since it presents elements of an idealized cognitive model - frame (Fauconnier, 1997) underlying the superstructure of the text. The existence of such frame, revealed by certain linguistic elements, especially the lexical choice, tends to raise dualistic interpretations of the socio-political event being reported. The second one (Isto é Magazine, edition 1696, April 03rd, 2002, p. 31 to 34) is taken as a differentiated parameter, for comparison to the analysis proposal for the first report.
  • Cognição e aprendizagem de L2: o que nos diz a pesquisa nos paradigmas simbólico e conexionista

    Mota, Mailce; Zimmer, Márcia Cristina

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta os principais aspectos teóricos de dois paradigmas de investigação da cognição humana _ o simbólico e o conexionista _ e discute como a pesquisa em cada paradigma tem fomentado os estudos sobre aprendizagem de L2. O paradigma simbólico postula a existência de representações mentais através de regras lógicas e símbolos para explicar a aquisição e a utilização do conhecimento. O paradigma conexionista parte da premissa de que o processamento cognitivo está relacionado à maneira pela qual os neurônios se interconectam no cérebro. A partir dessas duas abordagens, o artigo examina como construtos tais como tipos de conhecimento, tipos de memória, processamento do insumo e atenção são apresentados nas duas teorias e como vêm sendo utilizados na pesquisa em L2.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the main tenets of two paradigms of investigation of human cognition _ the symbolic and the connectionist _ and discusses how research in each paradigm has fed studies in L2 learning. The symbolic paradigm explains the acquisition and use of knowledge through the existence of mental representations, logical rules, and symbols. The connectionist paradigm claims that human cognitive processing is related to how neurons are interconnected in the brain. The paper also examines how constructs such as types of knowledge, types of memory, input processing, and attention are presented in the two theories and how these constructs relate to current L2 research.
  • Memória de trabalho e desempenho em tarefas de L2

    Fontanini, Ingrid; Weissheimer, Janaina; Bergsleithner, Joara Martin; Perucci, Magareth; D'Ely, Raquel

    Resumo em Português:

    O presente artigo examina se a natureza da relação entre memória de trabalho e desempenho em tarefas de língua estrangeira (L2) é geral ou específica. Uma bateria de quatro testes de memória de trabalho em inglês e quatro tarefas de desempenho foi aplicada em doze estudantes universitários de nível elementar em inglês como L2. A análise mostrou uma correlação significativa entre a medida geral de memória de trabalho e as tarefas de leitura, sintaxe e produção oral. Quanto às tarefas de memória de trabalho específicas, a medida de amplitude de leitura correlacionou significativamente com a tarefa de sintaxe, e a medida de amplitude oral correlacionou tanto com as tarefas de produção oral, quanto com as de sintaxe. Os resultados do presente estudo sinalizam para uma natureza híbrida da relação entre memória de trabalho e desempenho em tarefas em L2.

    Resumo em Inglês:

    This paper examines whether the nature of the relationship between working memory and the performance in L2 tasks is domain-free or task-specific. A set of four working memory tests in English and four L2 performance tasks was applied to twelve undergraduate beginner students of English as a second language. Correlational analyses showed significant correlation between the operation-word span test and the reading, syntactic and speaking tasks. As for the specific span tests, the reading span test correlated significantly with the syntactic task, and the speaking span test correlated both with the speech production task and the syntactic task. The results of the present study point to a hybrid nature of the relationship between working memory capacity and L2 task performance.
  • Dos grupos de discussão às redes neurais: reflexões sobre o desenvolvimento de um léxico mental

    Ferreira Júnior, Fernando G.

    Resumo em Português:

    Ao fazer uma analogia com o desenvolvimento de um grupo de discussão via email, este artigo discute a possível natureza, desenvolvimento e funcionamento do léxico mental em processos de aquisição de uma língua segundo a perspectiva conexionista. Fenômenos muito parecidos podem ser observados ao longo do processo de estruturação tanto de uma língua como de um grupo de discussão, possibilitando, dessa forma, um entendimento mais claro de teorizações conexionistas recentes acerca da linguagem, aprendizagem e de processos cognitivos em geral, no âmbito dos estudos lingüísticos (em especial na pesquisa sobre aquisição de línguas) no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    With the aim of reflecting upon the possible nature, development and workings of a mental lexicon in second language acquisition (SLA) from a connectionist perspective, an analogy is drawn between mental lexicons and the development of an email discussion group. It is argued here that similar phenomena can be observed along the structuring processes underlying both SLA and discussion groups, thus allowing for a more tangible understanding of recent connectionist theorising on language, learning and cognitive processes as a whole in the realm of the Brazilian SLA research community.
  • A relação cognição e linguagem e o papel da consciência

    Cortez, Marilene Tavares

    Resumo em Português:

    Este texto discute como a concepção de aprendizagem depende diretamente da ontologia que emerge de teorias que buscam compreender a cognição humana. A análise de alguns aspectos teórico-epistemológicos desenvolvidos pela ciência moderna ressaltou que a eliminação do conceito de consciência dessa investigação foi uma opção ideológica. Procurei mostrar a necessidade de uma nova metodologia, a partir da vinculação da Psicologia Cognitiva e da Lingüística Cognitiva, para investigar a cognição humana. Espera-se que tal metodologia leve em consideração a consciência, uma vez que pesquisas recentes sobre o tema buscam, cada vez mais, ampliar a compreensão desse fenômeno.

    Resumo em Inglês:

    This text discusses how the conception of learning is directly dependent on the ontology which emerges from theories which try to understand human cognition. The analysis of certain theoretical-epistemological aspects developed by modern science highlighted the fact that the elimination of the concept of consciousness was an ideological option. I tried to show the necessity of a new methodology, departing from the linking of Cognitive Psychology and Cognitive Linguistics, to investigate human cognition. It is desirable that such a methodology takes into consideration consciousness, since recent research on the theme has been increasingly devoted to the understanding of this phenomenon.
  • Uma conversa com Gilles Fauconnier

    Coscarelli, Carla Viana
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