Acessibilidade / Reportar erro

Carta da Editora

Carta da Editora

A Associação de Lingüística Aplicada do Brasil (ALAB) e o Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos (POSLIN) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresentam à comunidade acadêmica o 2º número do volume 4 da Revista Brasileira de Lingüística Aplicada. Este volume temático sobre Formação de Professores traz a contribuição de pesquisadores brasileiros de várias instituições, revelando trabalhos significativos desenvolvidos nessa área de crescente importância na Lingüística Aplicada.

O primeiro artigo é de Edimara Sandra Camarota Queiroz, que apresenta contribuições da Educação a Distância para a educação continuada de professores de língua estrangeira. A autora advoga que o uso de tecnologia, mais especificamente a Internet, possibilita ao aprendiz o acesso à informação que pode auxiliá-lo no processo de construção do conhecimento, tornando-o sujeito ativo no seu processo de formação.

Fernanda Coelho Liberali, utilizando um enquadre do interacionismo sócio-discursivo, aborda a constituição da identidade profissional do professor de inglês de escolas públicas a partir do desenvolvimento de avaliações de aulas. Os resultados apresentados mostram que a argumentação nessas avaliações permite uma abordagem de si e da própria ação, numa perspectiva histórica que leva à compreensão da constituição da própria identidade.

O artigo de João A. Telles também discute a identidade do professor e seu foco é no processo de reflexão de professoras em formação inicial de português e línguas estrangeiras e no desenvolvimento de sua identidade profissional, revelado através de narrativas das participantes.

Telma Nunes Gimenez e Vera Lúcia Lopes Cristovão enfocam cursos de formação de professores e sua capacidade de mudar o quadro educacional brasileiro, discutindo aspectos relativos à identidade profissional, aos objetivos e definição de conteúdos, à prática de ensino e suas articulações, à inserção de futuros professores em comunidades de prática e ao desenvolvimento de atitude investigativa.

A formação continuada do professor de língua materna e as relações estabelecidas por ele entre a teoria e prática são tratadas por Maria Augusta G. de M. Reinaldo. Seu artigo mostra a mobilização de saberes de professores sobre escrita e avaliação de texto.

Maria Letícia Galizzi da Luz Moreira e Fábio Alves relatam uma investigação com professores e alunos de escolas públicas, com o intuito de desvendar as inter-relações entre crenças, autonomia e motivação no contexto de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras.

A Revista Brasileira de Lingüística Aplicada convida os pesquisadores da área para contribuírem com artigos e resenhas. Além de recebermos artigos em fluxo contínuo, teremos dois números temáticos que estão recebendo contribuições: Cognição e aprendizagem de línguas (2005) e Avaliação de aprendizagem de línguas (2006). Estamos abertos a sugestões de novos temas paras as edições futuras.

Deise Prina Dutra

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Maio 2013
  • Data do Fascículo
    2004
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com