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Systematizing studies in the area of language teacher education at the English Graduate Program at Universidade Federal de Santa Catarina

Sistematização de estudos na área de formação de professores de línguas no Programa de Pós-Graudação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina

Abstracts

This study aims to show the results of a systematization of studies in the area of English Language Teacher Education carried out at the English Graduate Program at Universidade Federal de Santa Catarina. Fifty-one studies were systematized and five research foci identified. Thirteen published studies of two foci of research were analyzed. Two themes were identified permeating the studies: (1) teachers' beliefs and the contexts of teaching-learning as important mechanisms to shape teachers' pedagogical practices and to determine learning outcomes; and (2) contexts of learning to teach as appropriate and important places for teachers' reflection on their beliefs and knowledge of practice. Most analyzed studies suggest that opening room for reflection in (continuing) teacher education programs may provoke changes in teachers' pedagogical practice.

systematization of studies; EFL teacher education


Este artigo visa socializar os resultados de uma sistematização de estudos conduzidos no Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina na área de formação de professores de inglês. Cinqüenta e um estudos foram sistematizados e categorizados em cinco tópicos de pesquisa. Treze estudos de dois tópicos de pesquisa foram selecionados para uma análise detalhada de seus resultados. Dois temas foram identificados permeando os estudos analisados: (1) as crenças e os contextos de ensino-aprendizagem como mecanismos importantes para dar forma à prática pedagógica dos professores e para determinar os resultados de aprendizagem dos alunos; e (2) os contextos de formação de professores como lugares importantes e apropriados para a reflexão sobre as crenças e o conhecimento da prática pedagógica dos professores. A maioria dos estudos analisados sugere que abrir espaço para reflexão em programas de formação (contínua) de professores pode provocar mudanças na prática pedagógica do professor.

sistematização de estudos; formação de professor de inglês como língua estrangeira


ARTIGOS

Systematizing studies in the area of language teacher education at the English Graduate Program at Universidade Federal de Santa Catarina

Sistematização de estudos na área de formação de professores de línguas no Programa de Pós-Graudação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina

Saionara GreggioI; Marimar da SilvaII; Didiê Ana Ceni DenardiIII; Gloria GilIV

IUniversidade Federal de Santa Catarina/CAPES, E-mail: sngreggio@yahoo.com.br

IIUniversidade Federal de Santa Catarina/CAPES, E-mail: marimars@bol.com.br

IIIUniversidade Tecnológica Federal do Paraná/UFSC, E-mail: didiedenardi@yahoo.com.br

IVUniversidade Federal de Santa Catarina, E-mail: gloriagil@gmail.com

ABSTRACT

This study aims to show the results of a systematization of studies in the area of English Language Teacher Education carried out at the English Graduate Program at Universidade Federal de Santa Catarina. Fifty-one studies were systematized and five research foci identified. Thirteen published studies of two foci of research were analyzed. Two themes were identified permeating the studies: (1) teachers' beliefs and the contexts of teaching-learning as important mechanisms to shape teachers' pedagogical practices and to determine learning outcomes; and (2) contexts of learning to teach as appropriate and important places for teachers' reflection on their beliefs and knowledge of practice. Most analyzed studies suggest that opening room for reflection in (continuing) teacher education programs may provoke changes in teachers' pedagogical practice.

Keywords: systematization of studies, EFL teacher education.

RESUMO

Este artigo visa socializar os resultados de uma sistematização de estudos conduzidos no Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina na área de formação de professores de inglês. Cinqüenta e um estudos foram sistematizados e categorizados em cinco tópicos de pesquisa. Treze estudos de dois tópicos de pesquisa foram selecionados para uma análise detalhada de seus resultados. Dois temas foram identificados permeando os estudos analisados: (1) as crenças e os contextos de ensino-aprendizagem como mecanismos importantes para dar forma à prática pedagógica dos professores e para determinar os resultados de aprendizagem dos alunos; e (2) os contextos de formação de professores como lugares importantes e apropriados para a reflexão sobre as crenças e o conhecimento da prática pedagógica dos professores. A maioria dos estudos analisados sugere que abrir espaço para reflexão em programas de formação (contínua) de professores pode provocar mudanças na prática pedagógica do professor.

Palavras-chave: sistematização de estudos; formação de professor de inglês como língua estrangeira.

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Recebido em agosto de 2008.

Aprovado em outubro de 2008.

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Publication Dates

  • Publication in this collection
    11 Mar 2013
  • Date of issue
    2009

History

  • Accepted
    Oct 2008
  • Received
    Aug 2008
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