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Como professores em formação continuada mobilizam saberes sobre escrita e avaliação de texto

Resumos

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a relação teoria-prática na formação continuada do professor de língua materna. Enfoca-se a mobilização de saberes sobre escrita e avaliação de texto por três sujeitos, em uma atividade de prática de avaliação de texto, aplicada após a apresentação e discussão das teorias lingüísticas contemporâneas sobre o tema. Os resultados da análise mostram duas posições dos sujeitos, em termos de efeito do saber teórico recém-adquirido sobre a prática de avaliação de texto: um deles preferiu a situação de estabilidade, com uma avaliação centrada nos aspectos normativos da escrita; e dois apresentaram uma situação de transição, com inserção de critérios de avaliação de base textual.


This paper aims at reflecting on the theoretical-practical relation in the ongoing formation of the teacher of first language. It focuses on the mobilization of knowledge about writing and evaluation of texts by three subjects, in a practicing activity of text evaluation, applied after the presentation and discussion of contemporary linguistic theories about the theme. The analyzed results show two positions of the subjects, concerning the effect of theoretical knowledge just-acquired about the practicing of text evaluation: one of them preferred the established situation, with an evaluation centered on the normative aspects of writing; and the other two showed a transitional situation, with the introduction of criteria of textual-base evaluation.


Como professores em formação continuada mobilizam saberes sobre escrita e avaliação de texto1 1 Este trabalho faz parte da pesquisa Práticas de Escrita e de Reflexão sobre a Escrita em Contextos de Ensino, projeto integrado CNPq/UNICAMP/UFCG (proc. 520427/2002-5).

Maria Augusta G. de M. Reinaldo

Universidade Federal de Campina Grande

RESUMO

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a relação teoria-prática na formação continuada do professor de língua materna. Enfoca-se a mobilização de saberes sobre escrita e avaliação de texto por três sujeitos, em uma atividade de prática de avaliação de texto, aplicada após a apresentação e discussão das teorias lingüísticas contemporâneas sobre o tema. Os resultados da análise mostram duas posições dos sujeitos, em termos de efeito do saber teórico recém-adquirido sobre a prática de avaliação de texto: um deles preferiu a situação de estabilidade, com uma avaliação centrada nos aspectos normativos da escrita; e dois apresentaram uma situação de transição, com inserção de critérios de avaliação de base textual.

ABSTRACT

This paper aims at reflecting on the theoretical-practical relation in the ongoing formation of the teacher of first language. It focuses on the mobilization of knowledge about writing and evaluation of texts by three subjects, in a practicing activity of text evaluation, applied after the presentation and discussion of contemporary linguistic theories about the theme. The analyzed results show two positions of the subjects, concerning the effect of theoretical knowledge just-acquired about the practicing of text evaluation: one of them preferred the established situation, with an evaluation centered on the normative aspects of writing; and the other two showed a transitional situation, with the introduction of criteria of textual-base evaluation.

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  • 1
    Este trabalho faz parte da pesquisa
    Práticas de Escrita e de Reflexão sobre a Escrita em Contextos de Ensino, projeto integrado CNPq/UNICAMP/UFCG (proc. 520427/2002-5).
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      23 Maio 2013
    • Data do Fascículo
      2004
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