Acessibilidade / Reportar erro

Linguagem e memória no construir de futuros professores de inglês

Resumos

Centramo-nos em uma pesquisa com graduandos de Letras, com o propósito de entender suas concepções sobre ensino-aprendizagem e linguagem para posterior ação educativa na Universidade. Implicada nesse objetivo prático, está a discussão do papel da linguagem (Vygotsky, 1994; Smolka, 2000; Rossetti-Ferreira; Amorim; Silva, 2004), narrativa (Bruner, 2002) e memória (Middleton; Brown, 2005) na constituição da identidade profissional (Vieira, 1999) de futuros professores de inglês. A análise lingüística dos dados é realizada com o apoio instrumental de princípios da Lingüística Sistêmico-Funcional (Martin; Rose, 2003).

desenvolvimento de educadores; linguagem; memória; reflexão crítica


Based on research carried out with under-graduate Letters students, we aim at understanding their concepts of learning and teaching, as well as of language in order to plan actions in the University education process. Implied in this practical purpose, this contribution further discusses the role of language (Vygotsky, 1994; Smolka, 2000; Rossetti-Ferreira; Amorim; Silva, 2004), narrative (Bruner, 2002) and memory (Middleton; Brown, 2005) in the constitution of professional identity (Vieira, 1999) of future teachers of English. The linguistic analysis counts on the instrumental support of Systemic Functional Linguistics principles (Martin; Rose, 2003).

educators development; language; memory; critical reflection


ARTIGOS

Linguagem e memória no construir de futuros professores de inglês

Tania Regina de Souza Romero

Universidade de Taubaté

RESUMO

Centramo-nos em uma pesquisa com graduandos de Letras, com o propósito de entender suas concepções sobre ensino-aprendizagem e linguagem para posterior ação educativa na Universidade. Implicada nesse objetivo prático, está a discussão do papel da linguagem (Vygotsky, 1994; Smolka, 2000; Rossetti-Ferreira; Amorim; Silva, 2004), narrativa (Bruner, 2002) e memória (Middleton; Brown, 2005) na constituição da identidade profissional (Vieira, 1999) de futuros professores de inglês. A análise lingüística dos dados é realizada com o apoio instrumental de princípios da Lingüística Sistêmico-Funcional (Martin; Rose, 2003).

Palavras-chave: desenvolvimento de educadores; linguagem; memória; reflexão crítica.

ABSTRACT

Based on research carried out with under-graduate Letters students, we aim at understanding their concepts of learning and teaching, as well as of language in order to plan actions in the University education process. Implied in this practical purpose, this contribution further discusses the role of language (Vygotsky, 1994; Smolka, 2000; Rossetti-Ferreira; Amorim; Silva, 2004), narrative (Bruner, 2002) and memory (Middleton; Brown, 2005) in the constitution of professional identity (Vieira, 1999) of future teachers of English. The linguistic analysis counts on the instrumental support of Systemic Functional Linguistics principles (Martin; Rose, 2003).

Keywords: educators development; language; memory; critical reflection

Recebido em setembro 2007.

Aprovado em novembro 2007.

  • BAILEY, K. M. et al The language learner's autobiography: examining the "apprenticeship of observation". In: FREEMAN, D.; RICHARDS, J. C. (Ed.). Teacher learning in language teaching Cambridge: Cambridge University Press. 1996. p. 11-29
  • BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 120p.
  • BROOKFIELD, S. D. The power of critical theory: liberating adult learning and teaching. San Francisco: Jossey-Bass, 2005. 414p.
  • BRUNER, J. A cultura da educação Porto Alegre: ArtMed. 2001. 186p.
  • BRUNER, J. Making stories: law, literature, life. Cambridge: Harvard University Press. 2002. 182p.
  • CASTRO, S. T. R.; ROMERO, T. R. S. A linguagem na formação do educador. In: CASTRO, S, T. R.; SILVA E. R. (Org.). Formação do profissional docente: contribuições de pesquisas em Lingüística Aplicada. Taubaté: Cabral Editora, 2006. p. 125-147.
  • CELANI, M.A.A. A relevância da lingüística aplicada na formação de uma política educacional brasileira. In: FORTKAMP, M.B.M.; TOMITCH, L.M.B. (Org.). Aspectos da lingüística aplicada: estudos em homenagem ao Professor Hilário Bohn. Florianópolis: Insular, 2000. p. 17-32.
  • CELANI, M.A.A. Professores e formadores em mudança: relato de um processo de reflexão e transformação na prática docente. Campinas: Mercado de Letras. 2003. 223 p.
  • CELANI, M. A. A.; MAGALHÃES, M. C. C. Representações de professores de inglês como língua estrangeira sobre suas identidades profissionais: uma proposta de reconstrução. In: MOITA LOPES, L. P.; CABRAL BASTOS, L. (Org.). Identidades: recortes multi e interdisciplinares. Campinas: Mercado de Letras, 2002. p. 319-338.
  • CLOT, Y. "Aspectos da perspectiva histórico-cultural", curso promovido pelo Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem, Faculdade de Educação, Unicamp, 23 a 25 de maio, 2006.
  • FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996. 148p.
  • HALLIDAY, M.A.K. An introduction to functional grammar London: Edward Arnold. 1994. 434p.
  • GÓES, M.C.R. The modes of participation of others in the functioning of the subject. In: MERCER, N.; COLL, C. (Ed.). Teacher learning and interaction, Madrid: Infancia y Aprendizaje, p. 338-362. 1994.
  • LIBERALI, F.C.; MAGALHÃES, M.C.C.; ROMERO, T.R.S. Autobiografia, Diário e Sessão Reflexiva: atividades na formação crítico-reflexiva de professores. In: BARBARA, L.; RAMOS, R. C. G. (Ed.). Reflexão e ações no ensino-aprendizagem de línguas Campinas: Mercado de Letras, p. 131-165. 2003.
  • MAGALHÃES, M. C. C. Etnografia colaborativa e desenvolvimento de professor. Trabalhos em Lingüística Aplicada, Campinas, n. 23, p. 71-78, 1994.
  • MARTIN, J. R.; WHITE, P.R.R. The Language of evaluation: appraisal in English. Basingstoke: Palgrave Macmillan. 2005. 278p.
  • MARTIN, J.R.; ROSE, D. Working with discourse: meaning beyond the clause. London: Continuum, 2003. 293p.
  • MIDDLETON, D.; BROWN, S. D. The social psychology of experience: studies in remembering and forgetting. London: Sage Publications. 2005. 252p.
  • MIZUKAMI, m. g. n. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. 119 p.
  • MOITA LOPES, L. P. A nova ordem mundial, os parâmetros curriculares nacionais e o ensino de inglês no Brasil: a base intelectual para uma ação política. In: BARBARA, L.; RAMOS, R. C. G. (Org.). Reflexão e ações no ensino-aprendizagem de línguas Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 29-57.
  • NOGUEIRA, M. A.; NOGUEIRA, C. M. M. Bourdieu e a educação Belo Horizonte: Autêntica. 2004. 149p.
  • NÓVOA, A.; FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação Odivelas, Portugal: Pentaedro. 1988. 153p.
  • PAIVA, V. L. M. O. Memórias de aprendizagem de professores de língua inglesa. Contexturas, n. 9, p. 63-78, 2006.
  • PAIVA, V. L. M. O. Autonomia e complexidade: uma análise de narrativas de aprendizagem. In: Freire, M. M.; Abrahão, M. H. V.; Barcelos, A. M. F. (Org.). Lingüística aplicada e contemporaneidade Campinas e São Paulo: Pontes e ALAB, 2005. p. 135-153.
  • PINO, A. As categorias de público e privado na análise do processo de internalização. Educação & Sociedade, Campinas, n. 42, p. 245-279, 1992.
  • ROMERO, T. R. S. Analyzing English teachers' discourse. In: Primera Conferencia Regional Latinoamericana de Lingüística Sistémico-Funcional, Mendoza, Argentina, 2004.
  • ROSSETTI-FERREIRA, M. C.; AMORIM, K. S.; SILVA, A. P. S. Rede de significações: alguns conceitos básicos. In: ROSSETTI-FERREIRA, M.C.; AMORIM, K. S., SILVA, A. P. S.; CARVALHO, A. M. A. (Org.). Rede de significações e o estudo do desenvolvimento humano Porto Alegre: ArtMed. 2004. 232 p.
  • SMOLKA, A. L. B. A memória em questão: uma perspectiva histórico-cultural. Educação e Sociedade, ano XXI, n. 71, p. 166-193, jul. 2000.
  • TELLES, J. A. Reflexão e identidade profissional do professor de LE: Que histórias contam os futuros professores?. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 4, n. 2, p. 57-83, 2004.
  • VIEIRA, R. Histórias de vida e identidades Porto: Edições Afrontamento. 1999. 397p.
  • VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente São Paulo: Martins Fontes.1994. 191p.
  • VYGOTSKY, L. S. The problem of environment. In: VAN DER VEER, R.; VALSINER, J. (Ed.). Vygotsky reader Oxford: Blackwell, 1994. p. 338-354.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Abr 2013
  • Data do Fascículo
    2008

Histórico

  • Aceito
    Nov 2007
  • Recebido
    Set 2007
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com