Acessibilidade / Reportar erro

A constituição da identidade do professor de inglês na avaliação de sua aula

Resumos

Este artigo aborda a constituição da identidade profissional do professor de inglês de escolas públicas a partir do desenvolvimento de avaliações de aulas (análises escritas de aulas). Partindo de um enquadre do interacionismo sócio-discursivo (BroncKart, 1997), o estudo discutirá como o desenvolvimento de uma perspectiva argumentativa sobre a própria ação na escrita de avaliações de aulas pode criar um espaço para a constituição do sujeito crítico. As avaliações coletadas no módulo "O papel do multiplicador", do Programa "Reflexão sobre a ação: o professor de inglês aprendendo e ensinando", oferecido a professores de escolas públicas de São Paulo pela PUC/SP e Sociedade de Cultura Inglesa/SP, serão analisadas a partir de características argumentativas (Bronckart, 1997). Resultados iniciais mostram que a argumentação nessas avaliações permite uma abordagem de si e da própria ação numa perspectiva histórica que leva à compreensão da constituição da própria identidade (Moita Lopes, 1998).


This paper focuses on the constitution of the professional identity of English teachers from Brazilian pubic schools, based on their own written evaluations of classes. From the perspective of the Socio-discursive Interactionism (Bronckart, 1997), the study discusses how the development of argumentation can trigger the constitution of critical citizenship. The object of the analyses were written evaluations collected during the module "O papel do multiplicador" of the program "Reflexão sobre a ação: o professor de inglês aprendendo e ensinando", which is offered by Sociedade de Cultura Inglesa and PUC-SP to public school teachers. Initial results show that argumentation allows the development of teachers' self consciousness about their own actions in a historical perspective that leads to a better understanding of their own identities (Moita Lopes, 1998).


A constituição da identidade do professor de inglês na avaliação de sua aula

Fernanda Coelho Liberali

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

RESUMO

Este artigo aborda a constituição da identidade profissional do professor de inglês de escolas públicas a partir do desenvolvimento de avaliações de aulas (análises escritas de aulas). Partindo de um enquadre do interacionismo sócio-discursivo (BroncKart, 1997), o estudo discutirá como o desenvolvimento de uma perspectiva argumentativa sobre a própria ação na escrita de avaliações de aulas pode criar um espaço para a constituição do sujeito crítico. As avaliações coletadas no módulo "O papel do multiplicador", do Programa "Reflexão sobre a ação: o professor de inglês aprendendo e ensinando", oferecido a professores de escolas públicas de São Paulo pela PUC/SP e Sociedade de Cultura Inglesa/SP, serão analisadas a partir de características argumentativas (Bronckart, 1997). Resultados iniciais mostram que a argumentação nessas avaliações permite uma abordagem de si e da própria ação numa perspectiva histórica que leva à compreensão da constituição da própria identidade (Moita Lopes, 1998).

ABSTRACT

This paper focuses on the constitution of the professional identity of English teachers from Brazilian pubic schools, based on their own written evaluations of classes. From the perspective of the Socio-discursive Interactionism (Bronckart, 1997), the study discusses how the development of argumentation can trigger the constitution of critical citizenship. The object of the analyses were written evaluations collected during the module "O papel do multiplicador" of the program "Reflexão sobre a ação: o professor de inglês aprendendo e ensinando", which is offered by Sociedade de Cultura Inglesa and PUC-SP to public school teachers. Initial results show that argumentation allows the development of teachers' self consciousness about their own actions in a historical perspective that leads to a better understanding of their own identities (Moita Lopes, 1998).

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

  • BAKHTIN, M. M. The dialogic imagination Austin: University of Texas, 1929a/1981.
  • BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem São Paulo: Hucitec, 1929b/1989.
  • BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal São Paulo: Martins Fontes, 1953/1992. p 275-326.
  • BRONCKART, J. P. Atividades de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio discursivo. São Paulo: EDUC, 1999. (Ed. original francesa de 1997.
  • BRONCKART, J.; CLEMENCE, A.; SCHNEUWLY, B.; SCHURMANS, M. Manifesto. Reshaping humanities and social science: A Vygotskian perspective. Swiss Journal of Psychology, 1996. 55. 74-83.
  • CORSON, D. Language, Minority Education and Gender Clevedon: Multilingual Matters, 1993.
  • DOLZ, J. Learning argumentative capacities: a study of a systematic and intensive teaching of argumentative discourse in 11-12 year old children. Argumentation 10. Netherlands: Kluer Academis Press, 1996.
  • DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Genre et progression textuale en expression orale et écrite: élements de aux textes argumentatifs. 1994. (mimeo)
  • FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1970.
  • GIROUX, H. A. A. Os Professores como intelectuais: Rumo a uma pedagogia da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
  • GÓMEZ, A. P. A cultura escolar na sociedade neoliberal Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
  • HABERMAS, J. Conhecimento e interesse Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1987.
  • KINCHELOE, J. L. A formação do professor como compromisso político: mapeando o pós-moderno Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
  • KOCH, I. G. Argumentação e Linguagem São Paulo: Cortez, 1996.
  • LIBERALI, F. O diário como ferramenta para a reflexão crítica 1999. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - PUC/SP.
  • LIBERALI, F. Argumentative processes in critical reflection. The ESPecialist (21.1), p. 69-75, 2000a.
  • p. 62-67, 2000b.
  • MAGALHÃES, M.C.C.; CELANI, M. A. A. Reflective sessions: a tool for teacher empowerment. Paper apresentado na Conferência Genres and Discourses in Education, Work and Cultural Life em Oslo, Noruega, de 13 a 16 de maio, 2001.
  • MOITA LOPES, L.P. Discursos de identidade em sala de aula de leitura de L1: a construção da diferença. In: SIGNORINI, I. (Org.) Língua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado São Paulo: Mercado de Letras, 1998.
  • RUTHERFORD, J. (Ed.). Identity: Community, Culture, Difference. London: Lawrence & Wishart, 1990.
  • SHOTTER, J. Social Accountability and the Social Construction of 'You' In: SHOTTER, J.; GERGEN, K. Texts of Identity London: Sage, 1993.
  • SHOTTER, J.; GERGEN, K. Texts of Identity. London: Sage, 1993.
  • SMYTH, J. Teachers work and the politics of reflection. American Educational Research Journal, 29.2, p. 267-300, 1992.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Maio 2013
  • Data do Fascículo
    2004
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com